Rio Grande do Sul

Outro mundo possível

Abertura da Feicoop enaltece Economia Solidária e mostra Irmã Lourdes mais presente que nunca

Desagravo a religiosa que por mais de 30 anos atuou em Santa Maria deu o tom à maior parte dos pronunciamentos

Brasil de Fato | Santa Maria (RS) |
Pronunciamentos e intervenções culturais reafirmaram caráter de inclusão, transformação e resistência - Corbari

A abertura da 28ª edição da Feira Internacional de Cooperativismo e Economia Solidária (Feicoop), em Santa Maria (RS) teve dois tons distintos a partir das manifestações de autoridades e artistas na última sexta-feira (15).

O primeiro aspecto é o reconhecimento da importância da Economia Solidária como alternativa de desenvolvimento para a sociedade a partir de uma perspectiva inclusiva, contrapondo o modelo capitalista exploratório e excludente que se mostra hegemônico neste período da história e agravou as desigualdades sociais no Brasil a partir dos eventos associados à pandemia da covid-19.

O segundo aspecto é pontual e faz justiça à Lourdes Dill, religiosa que por mais de 30 anos dedicou-se à causa da Economia Solidária e apesar de ter angariado reconhecimento em nível nacional e internacional, acabou sendo desligada dos projetos sociais que ajudava a empreender na cidade e região, sendo transferida ao estado do Maranhão.

Cultura e resistência

Antonio Gringo e Regina Wirtti – artistas que desde a primeira Feicoop sempre estiveram presentes nas atividades do evento – enviaram um vídeo com sua manifestação, chamando os presentes (e também os ausentes) a esperançar e resistir. Nos versos da canção “Ordem e Progresso”, mais uma vez cantaram a necessidade de caminhar de forma organizada e que o povo retome para si a bandeira verde e amarela: “Este é o nosso país, esta é a nossa bandeira, é por amor a essa pátria Brasil que a gente segue em fileira”.

A dupla Gisele e Maninho cantaram a canção “Corrente da Vida”, composta em 2020, em homenagem a Irmã Lourdes e que evoca na letra muitas das bandeiras defendidas pela ativista. Acompanhados por dezenas de vozes e acenos cantaram “É a força do coletivo em transformação, onde se encontra motivo de darmos as mãos: sempre na luta eu vou, sempre da luta eu sou para crescer”.

O Levante Popular da Juventude também fez a sua manifestação em forma de arte, com a participação de três jovens que subiram ao palco com suas vozes fortes e o compasso demarcado de um tambor para pedir “trabalho e vida digna para todos e uma economia do povo e para o povo, construída pela gente”. A intervenção clamou por trabalho, renda e políticas de inclusão para que de fato se alcance a sociedade do bem viver. “Mudança não é fácil, mas isso significa jamais parar, isso significa lutar!”.

Do meio de centenas de experimentos e empreendimentos solidários, as vozes da militante camponesa Rosiele Ludke e da saboeira artesanal Paola Mattos se ergueram para ler um manifesto em defesa da Economia Solidária e reafirmar a importância do Feicoop como uma feira de resistência, bem como do exemplo educador de irmã Lourdes que deixou gravado nas mentes e corações de todas e todos a verdade “de uma experiência aprendente e ensinante”. Arrematando a fala, cantaram a canção “Levando em Frente”, expressando um chamado aos presentes para com amor e coragem seguir adiante com os sonhos e utopias que surgem sob o abrigo daquele evento e de todos os projetos que se expressam ali.

Irmã Lourdes, presente!

No palco, apesar da mostra fotográfica montada por Dartanhan Baldez, cujas imagens registraram em distintos momentos o rosto sempre cheio de esperança e coragem de Irmã Lourdes, sua ausência gerava um incômodo persistente. Impedida pela distância – e talvez também pela intolerância daqueles e daquelas que detém consigo o momentâneo poder de mando – sua participação se deu através de vídeo gravado a partir de Barra do Corda, no Maranhão.

Como sempre fez nas 27 edições anteriores, dedicou suas palavras a reafirmar a necessidade da construção de um novo modelo econômico na cidade de Santa Maria, no estado do RS, no Brasil, na América Latina e no mundo. A proposta do Papa Francisco – a Economia de Francisco e Clara – pautou seu pronunciamento, “para que o mundo possa conhecer, interagir e construir novas formas de economia”. Com humildade agradeceu a todos que de uma forma ou outra ajudaram a construir a Feicoop e o projeto Esperança/Cooesperança, deixando também um desafio de continuidade e resistência para os próximos dois anos, quando a Feicoop deverá alcançar a trigésima edição.


Palco que recebeu autoridades e artistas manteve exposição de fotos que relembra momentos de Irmã Lourdes / Corbari

Autoridades abraçam feira e relembram Irmã Lourdes

A reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, exaltou os 28 anos do evento, afirmando que “a Feicoop tem o dom de articular diferentes pessoas, que se aproximam pelos mesmo motivos”. Do mesmo modo o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, ao reconhecer a Feicoop como fruto mais simbólico do trabalho de Irmã Lourdes, afirmou que ”é através da educação que conseguimos emancipar o cidadão”.

José Carlos Peranconi, atual coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança, afirmou que ainda que distante fisicamente, Irmã Lourdes continuou atuando de forma intensa para articular a realização da 28ª edição da Feicoop, que naquele momento se reafirmava como um um braço do Fórum Social Mundial, mantendo seu propósito alinhado com a inclusão social em suas diversas dimensões, “inclusiva, fraterna, amorosa e participativa”. Também foi lembrado pelo coordenador o enfoque junto “aos povos indígenas, quilombolas, afrodescendentes, assentamentos da reforma agrária, catadores de materiais recicláveis, público das hortas e cozinhas comunitárias, e apoio aos grupos que trabalham com moradores em situação de rua para uma melhora da segurança alimentar".

Melissa Ferré, da Cáritas Brasileira, também destacou o aspecto de resistência que a Feicoop representa e, em especial, nesta edição: “Acreditamos que a Economia Solidária é uma outra forma de alcançar a sociedade do bem viver”. Já o gerente regional da Emater, Guilherme Passamani, enalteceu o trabalho dos agricultores e agricultoras que dedicam seu tempo à produção de comida para o sustento do povo e frisou que “a diversidade é uma marca da Feicoop, seja através dos alimentos, das pessoas ou das ideias”.

Prefeitura e Câmara de Vereadores

“A gente enxerga a Irmã Lourdes aqui, em todos os espaços, a saudade é muito grande, e até mesmo por isso nos sentimos chamados a resistir e continuar trabalhando para que as sementes plantadas possam continuar crescendo e dando frutos”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Santa maria, Valdir Oliveira (PT). "Aqui é o resultado de um grande trabalho coletivo, organizado, de pessoas que se unem para levar adiante a nossa Economia Solidária", disse.

Também citando a forma intensa com que Irmã Lourdes sempre o desafiou a participar da Feicoop, o prefeito Jorge Pozzobon (PSDB) prometeu que o Poder Executivo seguirá atuando junto com a Feicoop. "A Prefeitura não mediu esforços para fazer tudo o que tinha que fazer. E mais ainda, está garantido, compromisso pessoal meu, que enquanto eu for prefeito dessa cidade, tudo que essa feira precisar, ela vai ter. E não importa as dificuldades que nós vamos ter que superar", disse Pozzobom.

Sábado (16) e Domingo (17) tem Feicoop!

A feira segue neste final de semana com seminários, palestras, oficinas, atividades culturais e o comércio de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Horários de comercialização da 28ª Feicoop: Sábado (16) - 7h30min às 19h / Domingo (17) - 7h30min às 18h.

Confira a programação completa: CLIQUE AQUI!


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko