Rio Grande do Sul

Imprensa

Capa de jornal vinculado à Igreja Universal causa sensação nas redes

Foto com destaque para cabeça de bovino abaixo de manchete de Bolsonaro virou motivo de debate

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Leitores entenderam a solução gráfica da capa como uma referência, possivelmente inadvertida, ao presidente e aos seus admiradores apelidados “gado” pelos adversários políticos - Reprodução

A capa do Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, virou motivo de debate nas redes sociais. Nesta terça-feira (19), sua manchete é “A diplomatas, Bolsonaro critica o sistema eleitoral”. Não há foto do presidente ilustrando a matéria que trata da reunião com embaixadores para criticar a segurança das urnas eletrônicas. Mas logo abaixo da manchete, o jornal abriu uma foto que domina a página e tendo em primeiro plano uma imensa cabeça de vaca.

É uma matéria sobre abigeato – roubo de gado – onde os animais estavam sendo conduzidos dentro de uma camionete Kombi. Mas houve leitores que entenderam a solução gráfica da capa como uma referência, possivelmente inadvertida, ao presidente e aos seus admiradores apelidados “gado” pelos adversários políticos. Virou pretexto para ilações e piadas. A estranheza foi ainda maior já que o Correio do Povo integra o grupo Record, vinculado à Igreja Universal do Reino de Deus, dirigida pelo pastor Edir Macedo, sabidamente aliado de Bolsonaro.  


Capa do jornal Correio do Povo desta terça ganhou destaque nas redes sociais / Reprodução

“Pecha que é senso comum”

O editor do Correio do Povo foi lacônico na resposta ao pedido de um comentário. “Não pretendíamos qualquer repercussão além das próprias notícias isoladas. E prefiro não falar sobre outras interpretações, equivocadas”, disse Telmo Flor. O professor de jornalismo e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, comenta que “sem querer ser injusto acho que a foto foi colocada ali por engano ou erro”. Mas acrescentou: “De qualquer maneira, a repercussão dá conta de uma percepção que está arraigada na opinião pública: o gado bolsonarista não se livrará desta pecha que é senso comum”.

Também editor do jornal virtual de humor Grifo, Schröder entende que “a capa do Correio, intencionalmente ou não, entra para o anedotário do jornalismo gaúcho e brasileiro”.

O Correio do Povo é um dos mais antigos diários do Brasil. Foi fundado em 1 de outubro de 1895 pelo jornalista Francisco Antonio Vieira Caldas Júnior. Durante nove décadas permaneceu sob controle da família do seu fundador. O último da estirpe foi o jornalista Breno Caldas. Até 1984, funcionou como porta-voz informal das elites gaúchas, sobretudo aquelas do setor agropecuário. Depois, foi adquirido pelo plantador de soja Renato Bastos Ribeiro que, em 2007, repassaria o controle da empresa, que ainda inclui as rádios Guaíba AM e FM e a TV Guaíba, ao grupo Record.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko