Rio Grande do Sul

Geração de Renda

Feira de Economia Solidária do Morro da Cruz volta neste sábado (13), véspera do Dia dos Pais

Organização é da Rede Comunitária do Morro da Cruz; confira a programação, que conta com oficinas, almoço e assembleia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Edição da feira terá produtos da comunidade e gêneros alimentícios vindos de assentamentos da reforma agrária - Foto: Reprodução

A 4° edição da Feira de Economia Solidária do Morro da Cruz está programada para acontecer neste sábado (13), véspera do Dia dos Pais. A atividade proporciona um espaço de comercialização de produtos produzidos pela comunidade do Morro da Cruz, aos visitantes e vizinhos. A Feira é realizada no Centro Cultural da Associação Morro da Cruz, na Travessa Vinte e Cinco de Julho, 1572, Porto Alegre.

As atividades começam às 9h e devem se estender até às 17h. O objetivo da atividade é gerar renda para a comunidade e proporcionar produtos de qualidade e presentes para a data especial. Entre os itens, estão artesanatos e gêneros alimentícios, como pães, cucas, bolachas e geleias.

A novidade desta edição da feira será a venda de alimentos como arroz, feijão, leite em pó, geleias e embutidos a preço acessível. Esses produtos são originários da agricultura familiar, produzidos por assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

Segundo Jacy dos Santos, da Associação de Moradores do Morro da Cruz, nas feiras, a comunidade oferece produtos de qualidade e com preços justos, que os visitantes podem comprar. Jacy também agradece às entidades que apoiam a realização do evento, como a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de sindicatos parceiros, como os sindicatos dos Petroleiros, dos Bancários, dos Metalúrgicos de Porto Alegre e dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs).

Oficinas temáticas e assembleia sobre a fome

Desde a abertura da feira, a partir das 9h, serão oferecidas oficinas temáticas e práticas abertas para os visitantes, até às 11h. Neste horário, o grupo musical Sons do Morro, organizado a partir da Escola Municipal Profª Judith Macedo de Araújo, vai se apresentar.

Ao meio-dia, será oferecido um almoço, ao custo de R$ 10, na sede da Associação de Moradores. Este almoço tem como objetivo arrecadar recursos para a reforma da cozinha da entidade. Por isso, além do valor da refeição, doações serão aceitas por apoiadores da causa. Para almoçar na feira, é solicitado que se avise até sexta-feira (12), no Whatsapp (51)996028799.

Segundo Paulo Becker, representante do Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), este almoço é o início das atividades da construção de um restaurante popular. Os moradores organizados na associação estão preparando o estabelecimento da cozinha que irá servir almoços à preço popular durante a semana.

Na parte da tarde, às 14h, será realizada uma Assembleia Popular, com o tema "A Fome Voltou! E agora?". Para tratar do tema, serão apresentadas algumas medidas de combate à fome, elaboradas a partir da 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira