Rio Grande do Sul

Geração de Renda

12ª Feira de Economia Solidária do Dia das Mães começa nesta segunda-feira (8) em Porto Alegre

População tem até sábado (13) para adquirir produtos de artesanato, confecção e agroindústria familiar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cerca de 200 expositores estão envolvidos no evento - Reprodução

Nessa segunda-feira (8) começa a 12ª Feira de Economia Solidária do Dia das Mães, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre. Com a temática do Dia das Mães, a feira é uma oportunidade para adquirir produtos confeccionados artesanalmente por empreendimentos e artesãs praticantes da economia solidária.

A abertura oficial será nesta terça-feira (9), às 17h, dentro da própria feira. O público pode visitar e fazer suas compras até o sábado (13). O horário de funcionamento é das 8h30 até as 19h. No sábado fecha uma hora mais cedo.

São 42 estandes de artesanato e confecção, com 29 empreendimentos econômicos solidários e um estande de agricultura familiar, com uma agroindústria familiar. Ao todo, cerca de 200 expositores estão envolvidos no evento.

Além da Feira, serão realizadas rodas de conversa com temas relacionados à economia solidária. foram convidados representantes do governo municipal e estadual, entidades de apoio e fomento e de representação dos empreendimentos, em parceria com a Associação Cultural José Martí.

Segundo Maribel Kauffmann, do Fórum Municipal de Economia Solidária, a Feira é uma "excelente oportunidade de adquirir presentes para sua mãe, diretamente de quem produz, confeccionados artesanalmente, com carinho e exclusividade, respeitando as relações humanas entre os integrantes dos empreendimentos e o meio ambiente".

Solidariedade

A organização da feira ressalta que campanhas de solidariedade estarão sendo feitas. Entre elas a arrecadação de alimentos não perecíveis para o coletivo "A Fome tem Pressa", que fornece refeição para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Também serão arrecadas peças para o enxoval de duas gestantes (fraldas, produtos de higiene, roupas, etc). As gestantes vivem no Assentamento Belo Monte, em Eldorado do Sul (uma está grávida de gêmeos e a outra de trigêmeos).

A feira é organizada pelo Fórum Municipal de Economia Solidária de Porto Alegre (FMESPA) e pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira