Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Confira a agenda do primeiro final de semana de atividades dos candidatos a governador do RS

Três primeiros colocados nas pesquisas realizaram caminhada em Porto Alegre, giro pelo Interior e agendas com apoiadores

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atividades de campanha ao governo do estado do RS contaram com uma caminhada no Brique da Redenção com os candidatos Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL) - Foto: Rafael Stedile

A primeira semana de campanha começou a pleno vapor para os candidatos ao cargo de governador do estado do RS. Em Porto Alegre, na quinta-feira (18) foi promovido o Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde no RS, realizado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), sendo convidados todos os candidatos que apareceram na última pesquisa de intenção de voto. Compareceram ao debate Edegar Pretto (PT), Luiz Carlos Heize (PP), Onix Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (NOVO), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT).

No final de semana, os três candidatos mais bem cotados realizaram atividades diversas. Figurante do primeiro lugar nas intenções de voto, Eduardo Leite realizou um giro pelo interior do estado, visitando diversas cidades, nas regiões Noroeste, Fronteira e Sul, junto de seu candidato a vice, Gabriel Souza (MDB). Começou na sexta-feira (19), em Horizontina, passando por Santa Rosa, Senador Salgado Filho, Uruguaiana e São Luiz Gonzaga, até encerrar o roteiro, já no domingo (21), em Rio Grande, em um evento junto de apoiadores do MDB.

Por sua vez, o candidato Onyx Lorenzoni (PL), na sexta-feira (19), além da participação no evento do Simers, realizou um almoço de mobilização na cidade de Guaíba, na região Metropolitana de Porto Alegre. No local, conversou com um grupo de jovens da cidade. Após, no final da tarde, esteve em Bento Gonçalves, para uma reunião com representantes da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços da região. Além disso, no sábado (20), esteve reunido junto de sua candidata a vice, Cláudia Jardim (PL), com o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Já a chapa de Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL) promoveu uma caminhada no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no domingo (21), reunindo centenas de apoiadores. A atividade, batizada de "Caminhada da Esperança", começou por volta das 10h30 no Brique da Redenção (esquina da Av. João Pessoa com a Av. José Bonifácio). Segundo a assessoria de campanha, a marcha envolveu quase mil pessoas, passando pelas bancas do brique até a Av. Osvaldo Aranha. Diversos apoiadores carregavam as bandeiras dos partidos que integram a coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede Sustentabilidade), entregaram panfletos e conversaram com a população sobre as propostas dos candidatos.

Além de Edegar e Ruas, esteve presente o candidato ao Senado Olívio Dutra (PT). O ex-governador estava com seus trajes e equipamentos de ciclista, pois foi de bicicleta da sua casa, na zona Norte, até o Parque da Redenção. Também participaram os suplentes de Olívio ao Senado, Roberto Robaina (PSOL) e Fátima Maria (PT), além de outros candidatos a cargos nos legislativos estadual e federal.

Além dos três melhores colocados nas pesquisas de opinião, Luís Carlos Heinze (PP) participou de entrevista na Associação Riograndense de Imprensa (ARI), na sexta-feira (19), mesmo dia em que conversou com empresários e investidores do setor energético, em Porto Alegre, em atividade do Sindicato da Indústria de Energia Renováveis do Rio Grande do Sul (SindiEnergia/RS).

Vieira da Cunha (PDT), no sábado (20), esteve na Fronteira: em Santana do Livramento e em Rosário do Sul, onde participou de carreata em frente ao CTG Criolos do Caverá. Encerrou o final de semana também com uma atividade junto de apoiadores no Brique da Redenção, no domingo (21).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko