Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Seis candidatos ao Executivo gaúcho debateram suas ideias na Rede Pampa

Agenda dos principais postulantes ao Palácio Piratini teve diversas atividades, além do debate do final de semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
TV Pampa promoveu debate entre candidatos ao governo do estado do RS; seis postulantes compareceram - Reprodução

A agenda de final de semana dos candidatos ao governo do estado do RS começou com um debate promovido pela TV Pampa, na noite de sexta-feira (9). Compareceram seis postulantes (na ordem em que foram apresentados pela emissora: Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Luiz Carlos Heize (PP), Roberto Argenta (PSC) e Edegar Pretto (PT).

Os dois candidatos que figuram nas pesquisas como favoritos, Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL), não compareceram. As duas primeiras rodadas foram de perguntas e respostas entre os candidatos, com direito a réplica e tréplica. A ordem dos embates foi definida por sorteio.

 

Semana terá divulgação de nova rodada de pesquisas

O instituto de pesquisas Ipec divulgará os resultados de mais uma pesquisa de intenção de voto dos eleitores gaúchos, para governador e senador, nesta sexta-feira (16). Em pesquisa contratada pelo grupo RBS, estão sendo entrevistados 1200 eleitores do estado.

A mais recente pesquisa divulgada pelo instituto apresentou um cenário estável com relação às pesquisas anteriores: Eduardo Leite (PSDB) segue na liderança, com 38% de intenções, enquanto Onyx Lorenzoni (PL) angaria 24% de intenções de voto. Esta pesquisa apresentou nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A. e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02047/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-07668/2022.

Levando em conta os resultados dessa pesquisa, o Ipec simulou um eventual segundo turno, questionando aos eleitores sua preferência: nesse sentido, a pesquisa apontou vitória do candidato Eduardo Leite (PSDB), com 49%, derrotando Onyx Lorenzoni (PL), que apareceu com 35% de intenções.

Na disputa ao Senado, a pesquisa apontou preferência pelo candidato Olívio Dutra (PT), que figurou com 28% das intenções de voto. Na sequência, apareceu Ana Amélia Lemos (PSD), com 25%, e Hamilton Mourão (Republicanos), com 18%.

Agenda dos favoritos ao Piratini

Primeiro lugar nas pesquisas, Eduardo Leite (PSDB) começou suas agendas pelo interior gaúcho em Tapejara, onde visitou as obras da ERS-430. Ainda no sábado, esteve em evento com apoiadores na cidade de Erechim, acompanhado do seu candidato a vice, Gabriel Souza (MDB), e da candidata ao Senado, Ana Amélia Lemos (PSD). Finalizou o final de semana com atividade ao ar livre no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Através de suas redes sociais, o candidato Onyx Lorenzoni (PL) divulgou apenas que participou de entrevista na Rádio Guaíba, na manhã desta segunda-feira (12). Antes disso, durante o final de semana, postou apenas vídeos de campanha e registros de sua participação nas mobilizações do 7 de setembro, em Porto Alegre.

Edegar Pretto (PT), por sua vez, no sábado (10), teve seus primeiros compromissos em Passo Fundo, na Praça do Teixeirinha. No mesmo dia, se reuniu com apoiadores em Carlos Gomes e esteve em Erechim, na região do Alto Uruguai. Ainda no sábado, esteve em Paim Filho.

Já no domingo (11), realizou campanha em Vacaria, finalizando o domingo com agendas em duas cidades da Serra: Antônio Prado, no bairro Aparecida, e em Flores da Cunha, no bairro Pérola. Na segunda-feira (12), o candidato realiza uma live de comemoração aos 94 anos do Banrisul, junto do candidato ao Senado Olívio Dutra (PT).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko