Rio Grande do Sul

Audiovisual

“Nossos Passos Seguirão os Seus…” tem estreia mundial na França neste domingo (18)

Exibição acontecerá no Festival Brésil em Mouvements, que acontece de 15 a 18 de setembro no cinema Les 7 Parnassiens

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Festival destaca as lutas sociais, histórias e memórias brasileiras tecendo essa poderosa rede de resistência e arte - Foto: Divulgação

O curta metragem Nossos Passos Seguirão os Seus…, com roteiro e direção de Uilton Oliveira, é um documentário experimental baseado na história do operário brasileiro, Domingos Passos, militante anarquista que enfrentou a violência estatal durante a Primeira República. A estreia mundial do filme ocorre dentro da programação do Festival Brésil em Mouvements, na França, que completa 18 anos em um momento crucial na história da democracia brasileira. 

O Festival que destaca as lutas sociais, histórias e memórias brasileiras tecendo essa poderosa rede de resistência e arte, acontece entre os dias 15 a 18. A exibição do filme brasileiro será no dia do encerramento, domingo (18), às 15h no Cinema Les 7 Pamassiens. 

"Acredito que a maior inspiração para o filme foi a atuação de Domingos Passos no movimento operário. Ativo sindicalista do ramo da construção civil, referência política de destaque, um dos mais influentes e respeitados militantes anarquistas do Rio de Janeiro e São Paulo. Alvo constante da repressão estatal ao movimento operário, foi encarcerado diversas vezes. Mesmo diante de tamanha perseguição, fruto de sua atuação combativa e do racismo estruturante da sociedade, Domingos Passos permaneceu firme com seu ideal de transformação radical do mundo em que viveu”, destaca Uilton Oliveira. 

Para o diretor, “estrear mundialmente em um festival de documentário ao lado de tantas obras potentes é uma enorme satisfação”. O filme, que conta com a distribuição da Borboletas Filmes & Pombagens, pretende instigar os debates e provocar reflexões. 

As sessões e debates do Festival Brésil em Mouvements terão como tema principal a resistência dos movimentos: negros, mulheres, povos indígenas, LGBTQIAP+ e a luta por acesso à habitação. Segundo a coordenação do Festival, esta é uma janela para questionar e compreender a sociedade brasileira de ontem e de hoje, mas também para construir pontes entre nossas sociedades. 


A exibição acontecerá no dia 18, às 15 horas no Cinema Les 7 Pamassiens, às 15h / Foto: Divulgação

Sobre Uilton Oliveira 

É historiador, realizador audiovisual e cineclubista. Idealizador e curador do Cineclube Cine Outrx e da Mostra do Filme Marginal. Dirigiu os curtas: Encruza, Nossos Passos Seguirão os Seus… , O Carnaval de Rua é Festa do Povo e o longa documental Bahêa da Guanabara: Patrimônio Cultural na Cidade Maravilhosa.

Atua na pesquisa, curadoria, programação, produção e distribuição de filmes. Integra a APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro onde colabora como Gestor de Conteúdo e Logística da Plataforma de Streaming Todesplay e no GT de Distribuição, a ASCINE - Associação dos Cineclubes do Rio de Janeiro, o Coletivo de Comunicação Independente Mídia1508 e o Coletivo Siyanda - Cinema Experimental Negro.

Sobre Borboletas Filmes & Pombagens

É uma produtora e distribuidora que desenvolve projetos artísticos em diversas linguagens, além de potencializar a distribuição de obras cinematográficas com foco em conteúdos originais para festivais, streaming, televisão e salas de cinema. Com expertise em conteúdos identitários, trabalha estrategicamente na formação de públicos divulgando novas narrativas brasileiras.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira