Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

Covid-19: novos casos confirmados da doença seguem em queda no RS

Internações em UTIs têm semana de estabilidade enquanto segue em queda o número de pacientes em leitos clínicos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Porto Alegre, pessoas maiores de 22 anos já podem receber a quarta dose (segundo reforço) - Geoavana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O Rio Grande do Sul teve 45 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias, uma média de seis mortes diárias, retornando ao patamar registrado em maio deste ano. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados hoje (23) com o registro de mais nove vítimas fatais.

Na sexta-feira da semana passada, a média diária de vítimas do novo coronavírus ficou em oito, interrompendo uma queda de três semanas consecutivas. Na semana retrasada, a média foi de sete e na anterior foi de dez.

O registro de novos casos conhecidos da doença segue em queda, mantendo-se no patamar visto em dezembro de 2021. Nesta semana a SES contabilizou 3.766 novas contaminações, uma média diária de 538 casos por dia. A tendência de queda ocorre há nove semanas. Na semana passada foram 5,9 mil casos e na retrasada 6,8 mil.

O número de pessoas com a doença ativa, segundo registros da SES, também segue caindo. Hoje estão com a doença ativa no organismo 2.762 pessoas. Na semana passada haviam 3.975 pessoas em acompanhamento e na retrasada 6.186.

Desde o início da pandemia, em todo o estado, foram confirmados 2.730.709 casos de infecções por covid-19 e faleceram 41.043 pessoas. O RS segue como o quinto estado do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em baixa

O número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para covid-19, que no final de agosto ficou abaixo da marca de 100 após três meses, está hoje na marca de 54. A situação apresenta estabilidade durante a semana, que chegou a registrar 49 pacientes em UTIs e na sequência voltou a subir. Na sexta-feira passada eram 56 internados em UTIs com a doença confirmada e na retrasada 80.

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está na marca de 84,2%. Nos leitos SUS a ocupação chega a 91%, enquanto na rede privada está na marca de 74,4%.

O número de leitos clínicos sob uso de pacientes com o coronavírus segue em queda. Hoje são 156 pessoas internadas com a doença, o menor número desde o final de dezembro de 2021. Na semana passada eram 173 pessoas em leitos clínicos e na retrasada 225. No início de agosto, haviam 537 internados.

Vacinômetro

O RS registra, até esta sexta-feira, 88,5% da população residente com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto 81,8% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 53,4% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de três anos, 92% recebeu pelo menos uma dose, 85% está com o quadro vacinal primário e 55,5% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas adolescente, de 12 a 17 anos, verifica-se que 91,5% tomou pelo menos uma dose e que 77,2% está com o quadro vacinal completo, que nesta faixa etária é de duas doses. No público infantil, de cinco a 11 anos, 68,7% recebeu pelo menos uma dose e 48% está com o quadro vacinal completo, enquanto na faixa de três a quatro anos 12,6% recebeu a primeira dose.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira