Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

RS tem menor número de pacientes internados com covid-19 desde abril de 2020

Novas contaminações e óbitos em função da doença apresentam estabilidade, após queda nas últimas semanas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nos últimos sete dias, foram confirmadas 4.158 novas contaminações e 51 óbitos por covid-19 no estado - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Rio Grande do Sul teve 51 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias, uma média de sete mortes diárias, um leve aumento comparado com a semana anterior. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados hoje (30) com o registro de mais sete vítimas fatais.

Na sexta-feira da semana passada, a média diária de vítimas do novo coronavírus ficou em seis. Na semana retrasada, a média foi de nove e na anterior foi de sete. Desde o final de agosto, a média diária de mortes por covid-19 no estado segue abaixo de dez.

O registro de novos casos conhecidos da doença, que vinha em queda há nove semanas, registrou um leve aumento. Nesta semana a SES contabilizou 4.158 novas contaminações, uma média diária de 594 casos por dia. Na semana passada foram 3,7 mil casos e na retrasada 5,9 mil.

O número de pessoas com a doença ativa, segundo registros da SES, segue caindo. Hoje estão com a doença ativa no organismo 2.012 pessoas Na semana passada haviam 2.762 pessoas em acompanhamento e na retrasada 3.975.

Desde o início da pandemia, em todo o estado, foram confirmados 2.734.697 casos de infecções por covid-19 e faleceram 41.087 pessoas. O RS segue como o quinto estado do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em baixa

O número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para covid-19, que no final de agosto ficou abaixo da marca de 100 após três meses, está hoje na marca de 48. É o menor número de pacientes nesta situação desde 14 de abril de 2020.

A situação apresenta estabilidade durante a semana, que chegou a registrar 46 pacientes em UTIs e na sequência voltou a subir. Na sexta-feira passada eram 54 internados em UTIs com a doença confirmada e na retrasada 56.

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está na marca de 86%. Nos leitos SUS a ocupação chega a 92,8%, enquanto na rede privada está na marca de 73,7%.

O número de leitos clínicos sob uso de pacientes com o coronavírus segue em queda. Hoje são 119 pessoas internadas com a doença, o menor número desde o dia 30 de abril de 2020. Na sexta passada eram 144 pessoas em leitos clínicos e na retrasada 173. No início de agosto, haviam 537 internados.

Vacinômetro

O RS registra, até esta sexta-feira, 88,6% da população residente com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto 82% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 53,6% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de três anos, 92% recebeu pelo menos uma dose, 85,2% está com o quadro vacinal primário e 55,7% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas adolescente, de 12 a 17 anos, verifica-se que 91,6% tomou pelo menos uma dose e que 77,2% está com o quadro vacinal primário completo, que nesta faixa etária é de duas doses, 18,2% estão com quadro vacinal completo. No público infantil, de cinco a 11 anos, 68,8% recebeu pelo menos uma dose e 48,2% está com o quadro vacinal completo, enquanto na faixa de três a quatro anos 13,1% recebeu a primeira dose e 4,2% tem quadro vacinal completo. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko