Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Melo anuncia que editará decreto para Porto Alegre ter passe livre no domingo (2) de eleição

Medida será destinada aos eleitores necessitados, que não precisarão de nenhum documento para comprovar, basta anunciar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em coletiva de imprensa, Sebastião Melo (MDB) anunciou o passe livre para os eleitores hipossuficientes da capital gaúcha - Reprodução

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou que irá editar um decreto amanhã para liberar o passe livre para a população carente nos ônibus da capital gaúcha durante o domingo (2) de eleição. A isenção de tarifa só será concedida aos eleitores hipossuficientes.

Em coletiva de imprensa, Melo afirmou que não será necessário nenhum tipo de documento de comprovação de baixa renda. O usuário, ao subir no ônibus, deverá declarar ao motorista/cobrador que está indo votar e que precisa do transporte.

O passe livre será das 7h até as 19h. Além de toda a população que já possui gratuidade, os estudantes também estarão com seus cartões liberados.

"O cidadão vai declarar que é de baixa renda e nós vamos acreditar na boa-fé. Os motoristas da Carris estarão orientados, da mesma forma, o sistema da ATP vai orientar seus motoristas e fiscais", disse o prefeito.

Melo pediu também uma solução nacional para a questão da gratuidade dos hipossuficientes em dia de eleições. Além disso, afirmou que irá, posteriormente, mandar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para regular a questão do transporte em dia de pleito eleitoral.

"Em nome da pacificação, vou editar esse decreto. Se tem uma cidade que tem conselho e participação popular, essa é Porto Alegre. Eu sou prefeito de toda a cidade e quero paz na eleição, não pode uma discussão resultar numa guerra", disse.

 

Previamente, na tarde desta quinta-feira (29), o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim (MDB), reuniram-se com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, no Ministério Público Estadual (MP/RS), para dialogar sobre o tema.

Caso não houvesse essa medida, seria a primeira vez em 30 anos que Porto Alegre não teria passe livre nos ônibus no dia da eleição. A Defensoria Pública, o Conselho Estadual dos Direitos Humanos e centrais sindicais haviam solicitado à prefeitura que revisse a posição.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira