Rio Grande do Sul

Eleições 2022

TRE-RS sorteia as urnas do estado que serão auditadas nas eleições deste ano

Durante solenidade neste sábado (2), desembargador fez uma enfática defesa da segurança das urnas eletrônicas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Representantes de partidos políticos e de entidades da sociedade civil estiveram presentes no ato, realizado no plenário do TRE-RS - Foto: TRE-RS/Divulgação

Às vésperas do primeiro turno das eleições de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE) realizou, na manhã deste sábado (2), no plenário do TRE-RS, o sorteio das urnas que serão objetos da auditoria de votação eletrônica. Na solenidade, estavam presentes representantes de partidos políticos e de entidades da sociedade civil.

Na abertura, o presidente do Tribunal, desembargador Francisco José Moesch, relembrou que o procedimento, que é realizado desde 2002, teve nesse pleito o número de urnas eletrônicas ampliado para 27 urnas e compreende dois momentos: o de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso (Teste de Integridade) e o de verificação da autenticidade e integralidade dos sistemas nelas instalados (Teste de Autenticidade).

Além dos testes tradicionais, o TSE estabeleceu uma nova modalidade de checagem, com a participação de eleitoras e de eleitores na sistemática do Teste de Integridade, mediante o uso da sua biometria, de forma voluntária, na habilitação da urna eletrônica para a digitação do voto.

Urna segura há 26 anos

O desembargador Moesch lembrou que são 26 anos de uso da urna eletrônica no país, com pleno sucesso e constante aperfeiçoamento, para que o cidadão de qualquer localidade possa exercer seu direito com tranquilidade e ter certeza de que cada voto depositado será destinado e contabilizado. Ele fez uma enfática defesa das urnas eletrônicas e sustentou a necessidade de valorizar a tolerância, a disposição ao diálogo e compromisso cívico pela boa-fé.

Em seguida, iniciou o sorteio das 35 seções, entre as 165 zonas eleitorais de todo o estado, que serão testadas. Passarão pelo teste de integridade 23 urnas, oito passarão pelo teste de autenticidade e quatro que passarão pelo projeto-piloto com biometria do teste de integridade. Neste último caso, as seções sorteadas foram de uma zona específica de Porto Alegre.

As urnas sorteadas serão retiradas de suas seções, sendo substituídas por outras urnas eletrônicas, e trazidas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, ainda neste sábado.

No domingo (7), dia da eleição, no mesmo período que os eleitores estiverem votando - das 8h às 17h - acontece, simultaneamente, a verificação, no prédio 30, das 27 seções que passarão pelo teste de intridade. No prédio 11, estarão as quatro seções, de uma zona eleitoral de Porto Alegre, que passarão pelo projeto-piloto com biometria.

O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-RS, no Youtube.

*As informações são do TRE-RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira