Rio Grande do Sul

FÉ E POLÍTICA

Parque da Redenção receberá cortejo inter-religioso em defesa do Estado laico

Lideranças de diversas organizações baseadas na fé de Porto Alegre promovem ato neste domingo (23), às 11h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entidades critivam a crescente instrumentalização da religião e dos espaços sagrados para promoção de ódio, racismo religioso, fake news e manipulação política de fiéis - Foto: John Moore/ Getty Images/AFP

Organizações baseadas na fé realizam em Porto Alegre, neste domingo (23), às 11h, um cortejo de afirmação do Estado laico e contra a violência religiosa e os fundamentalismos no segundo turno das eleições. A manifestação, que será realizada no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, vai contar a participação de lideranças religiosas indígenas, de matriz africana, budistas, pagãs, espíritas e cristãs.

As entidades que estão chamando o ato destacam a crescente instrumentalização da religião e dos espaços sagrados para promoção de ódio, racismo religioso, fake news e manipulação política de fiéis. Afirmam que será uma manifestação da diversidade religiosa, afirmação do Estado laico e denúncia da instrumentalização da religião na produção de ódio e racismo religioso.

O encontro é continuação de uma roda de diálogo que aconteceu nesta quinta-feira (20), também em defesa do Estado laico. A transmissão contou com a participação da Ìyá Sandrali, psicóloga e autoridade civilizatória da tradição de matriz africana e afrodiaspórica do Batuque/RS; da Monja Kokai, monja zen-budista e psicóloga que orienta a prática espiritual da comunidade Zen Vale dos Sinos; de Nina Fola, doutoranda em Sociologia/UFRGS e especialista em debates sobre racismo estrutural, institucional e religioso; do Padre Edinho, coordenador das Pastorais Sociais da CNBB Sul 3 e Trilha Cidadã; e de Walter Oliveira, doutor em Ciências Política/UFRGS e diretor do SINTRAJUFE, na moderação.

A iniciativa é do Fórum Inter-religioso e Ecumênico do RS e conta com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD-COMIN-CAPA), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC-RS), da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), da Associação Brasileira de ONGs (ABONG), do Coletivo Abrigo, do Fórum Ecumênico Act Brasil e da Pão com Ovo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira