Rio Grande do Sul

PARA ASSISTIR

Confira dicas de filmes sobre a História do Brasil

O Brasil de Fato RS selecionou sete produções cinematográficas para você recordar de importantes episódios do país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cena do documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”, de Alipio Freire - Reprodução

Neste mês de segundo turno da eleição mais importante da redemocratização, o Brasil de Fato RS preparou uma lista de sete filmes, entre ficções e documentários, que abordam importantes períodos históricos do Brasil. Confira:

1964 – Um Golpe Contra o Brasil (2013)

Direção: Alípio Freire

O filme é uma realização do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT – TV dos Trabalhadores, com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Através de fotos, vídeos e entrevistas com 22 protagonistas da história (entre eles o do ex-ministro do Trabalho de João Goulart, Almino Affonso, e Aldo Arantes, presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE entre 1961 e 1962) sobre o que ocorreu entre a campanha de Jânio Quadros para presidente, em 1960, e a posse do marechal Castelo Branco, em 15 de abril de 1964.


Quilombo (1984)


Cena do filme "Quilombo" / Reprodução

Direção: Cacá Diegues

Baseado no livro de José Felício dos Santos, o filme mostra a história do Quilombo dos Palmares agora tendo como pano de fundo a relação entre Ganga Zumba (Tony Tornado) e seu afilhado Zumbi (Antonio Pompêo). O filme foi um grande sucesso pelos festivais mundo afora sendo apresentado no Festival de Cannes.


Ganga Zumba (1963)


Cena do filme "Ganga Zumba" / Reprodução

Direção: Cacá Diegues

Também baseado no livro de José Felício dos Santos, o filme mostra a história de Ganga Zumba (Antônio Pitanga) o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, comunidade de negros fugidos da escravidão, situada na Serra da Barriga, em Pernambuco. O filme retrata desde o nascimento do personagem título no navio negreiro até se tornar o líder do quilombo.


Guerra dos Canudos (1997)


Cena do filme "Guerra dos Canudos" / Reprodução

Direção: Sérgio Rezende

O filme retrata, como o nome mesmo diz, a Guerra de Canudos. A Guerra foi um levante liderado por um líder espiritual chamado Antônio Conselheiro (José Wilker) contra o exército brasileiro. Os revoltados lutavam contra o alto valor dos impostos cobrados pela recém então formada República.


Lula, o Filho do Brasil (2010)


Cena do filme "Lula, o filho do Brasil" / Reprodução

Direção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago

O filme conta a trajetória do ex-presidente Lula (Rui Ricardo Diaz). De sua infância humilde em Garanhuns, no Pernambuco, a mudança para São Paulo até tornar-se líder sindical, e o caminho que trilhou para se tornar presidente do Brasil.


Baile Perfumado (1997)


Cena do filme "Baile Perfumado" / Reprodução

Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas

O filme conta a história de Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) um mascate que decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e seu bando na esperança de se tornar rico. Suas imagens são as únicas gravadas com Lampião ainda vivo. Mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo. O filme mostra as imagens reais de Lampião filmadas por Benjamin que haviam sido apreendidas pelo governo na década de 1930.


Xingu (2012)


Arte do filme "Xingu" / Reprodução

Direção: Cao Hamburger

O filme narra a história dos irmãos Villas Bôas que resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas e se alistam para a Missão Roncador-Xingu, que fazia parte da Marcha Para o Oeste instituída por Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação da região Centro-Oeste. Essa viagem os ajuda a fundar o Parque Nacional do Xingu, uma das mais importantes reservas ecológica e indígena do Brasil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko