Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Juiz determina remoção de outdoors que usam Copa do Mundo para suposta propaganda eleitoral

Ação foi ajuizada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), referente a três propagandas em Porto Alegre 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Federação destaca que as peças publicitárias constituem propaganda eleitoral subliminar - Foto: Reprodução

O juiz eleitoral Márcio André Keppler Fraga deferiu a ação movida pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), e determinou nesta quarta-feira (26) a remoção, no prazo de 24 horas, dos outdoors espalhados por Porto Alegre, que estariam fazendo alusão eleitoral. O material traz imagem da bandeira do Brasil ao fundo, três bolas de futebol, e a frase “Pra frente Brasil”, slogan usado na Copa do Mundo de 1970, durante ditadura civil-militar. 

Na ação, a Federação destaca que as peças publicitárias constituem propaganda eleitoral subliminar, pois contêm referências ao candidato à Presidência Jair Messias Bolsonaro, notadamente o destaque ao número 22, legenda partidária do Partido Liberal e do referido postulante, associado à frase “Pra frente Brasil”, expostos há 5 (cinco) dias da data do segundo turno. 

Na decisão o juiz destacou que a legislação eleitoral veda por completo a utilização de outdoors como meio de propaganda. Ele ainda pontua que em diversas cidades do país há publicações semelhantes – se não iguais. “Não é razoável imaginar que diversas pessoas ao longo do país, justo neste momento – vésperas de segundo turno – tenham aleatoriamente decidido publicar nesta última semana mensagens em outdoors de apoio à Seleção Brasileira e com indescritível semelhança.”

Por fim, o magistrado determinou que: 

a) a notificação das empresas LZ COMUNICAÇÕES VISUAL LTDA, H MIDIA LOCAÇÕES LTDA, IMOBI TARGET COMUNICAÇÃO VISUAL, JCDECAUX OUTDOOR LITDA e SINERGY NOVAS MIDIAS LTDA, por mandado judicial, para que, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, procedam à remoção, em todos os espaços comerciais de outdoor que administram no município de Porto Alegre, a propaganda objeto da presente Notícia de Irregularidade, sob pena de desobediência, devendo comprovar documentalmente nos autos o ocorrido, assim como apresentem, toda a documentação pertinente à contratação do serviço – contratos e notas fiscais emitidas; 

b) a intimação do Ministério Público Eleitoral com assento nesta Zona, dando ciência dos fatos ocorridos, para que seja avaliada a pertinência da propositura da Representação que implique em imposição da multa prevista no art. 36, § 3º, da Lei n. 9.504/97 perante o Tribunal Regional Eleitoral.

Veja aqui a decisão na integra.

Vereadora também entra com ação 

A vereadora Daiana Santos (PCdoB), recém eleita deputada federal, ingressou nesta segunda-feira (24) com representação no Ministério Público Estadual (MPE), denunciando um outdoor com suposta propaganda eleitoral irregular.

O painel publicitário está localizado no Largo dos Açorianos, na Avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, em frente ao Largo Zumbi dos Palmares.

Para a vereadora, o painel publicitário utiliza a Copa do Mundo para fazer propaganda política subliminar em favor de Bolsonaro. O mesmo outdoor pode ser visto também em outras ruas da capital gaúcha.

* Com informações do Sul 21


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko