Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Virada de Leite sobre Onyx varreu o estado deixando somente a Serra Gaúcha para o bolsonarista

Análise do mapa eleitoral mostra que é possível falar em grande transferência de votos de Edegar (PT) para o vencedor

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) disputaram o comando do Palácio Piratini - Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A campanha de Eduardo Leite (PSDB) até o governo do estado do RS conseguiu alguns feitos importantes. Além de ser a primeira vez que um governador do RS consegue a reeleição, Leite conseguiu expandir sua votação em quase 2 milhões de votos.

A virada que consagrou a vitória sobre Onyx Lorenzoni (PL) contou com a votação massiva em regiões onde Edegar Pretto (PT) havia obtido maioria no primeiro turno. Além desse fator, Onyx pouco conseguiu expandir sua votação no segundo turno (cerca de 380 mil votos a mais), limitando-se a manter a hegemonia na Serra Gaúcha.

As explicações da virada podem apontar a transferência de votos, mas também o fraco desempenho do candidato Onyx nos debates, quando se esquivou de comentar o envolvimento em casos de "caixa dois" ou quando não conseguiu argumentar sobre o Regime de Recuperação Fiscal.

Na Zona Sul, vitória total de Leite

No segundo turno, Leite conseguiu a maioria em praticamente todas as regiões do estado. Na Zona Sul, a vitória foi ampla. Com exceção da cidade de Arroio do Padre, onde Onyx ganhou com 69% contra 30%, Eduardo obteve êxito em todas as grandes cidades da região.

Até mesmo em Uruguaiana o candidato do PSDB obteve uma virada. O resultado chama a atenção na cidade pois é um exemplo de localidade onde Onyx ganhou no primeiro turno. Além disso, Uruguaiana deu vitória a Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais, contrariando a tendência dos municípios da metade sul do RS.

Eduardo "conquistar" a Zona Sul do RS não é surpreendente, principalmente, por dois motivos: o primeiro turno já havia sido propício para Leite na região. Mesmo em Rio Grande, por exemplo, onde o candidato Edegar havia ficado na frente, Leite fez boa votação, restando em segundo lugar. Além disso, Eduardo havia ficado na frente na principal cidade da região: Pelotas, onde foi prefeito. 

Transferência de votos de Edegar

A maior surpresa veio da provável grande transferência de votos do candidato Edegar Pretto para Leite. Não é possível saber em que medida ocorreu essa movimentação do eleitorado, mas a análise dos mapas eleitorais mostra que uma grande parcela dos 1,7 milhão de votos que o candidato petista angariou foram transferidos para Eduardo.

Além disso, o próprio PT, quando das articulações "entre os turnos", assinou manifestação declarando "nenhum voto em Onyx". Mais tarde, com a proximidade do dia do pleito, o PT gaúcho recomendou o “voto crítico” em Leite, visando derrotar Onyx.

O próprio candidato à presidência Lula (PT) comentou o caso, quando da sua segunda vinda à Porto Alegre, em campanha. Durante coletiva de imprensa, Lula afirmou que o PT do RS tem a liberdade para fazer qualquer escolha, menos escolher Onyx.

Cidades que preferiram Edegar viraram para Leite

Para além de conjecturas políticas, concretamente, muitas cidades onde Edegar foi vencedor conferiram vitórias para Eduardo no segundo turno. Alguns exemplos são cidades da Região das Missões como Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Itacorubi e Jóia. 

Além disso, no Extremo Sul do estado, importantes colégios eleitorais como Santana do Livramento, Dom Pedrito, Piratini e Bagé seguiram o mesmo movimento: vitória de Edegar no primeiro turno e de Eduardo no segundo.

Outras cidades também da região haviam dado vitória apertada para Edegar, mas tinham Eduardo logo atrás. Nestas, a vitória sobre o candidato do PL também ficou garantida. Alguns importantes exemplos são Arroio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Pedro Osório.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira