Rio Grande do Sul

Consciência Negra

Atividades do Novembro Antirracista Unificado começam nesta sexta-feira (4) em Porto Alegre 

Marcha Independente Zumbi Dandara será realizada no dia 20 de novembro na capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Enquanto houver racismo, nao haverá democracia”, afirma Baba Diba de Iyemonja - Foto: Jorge Leão

Durante todo novembro, o Mês da Consciência Negra será celebrado no Rio Grande do Sul com atividades em diversos municípios. O Novembro Antirracista Unificado terá abertura oficial nesta sexta-feira (4), às 17h, com uma cerimônia de homenagem ao Bará do Mercado, no Mercado Público de Porto Alegre, conduzida pelo Conselho do Povo de Terreiro.

Já a tradicional Marcha Independente Zumbi Dandara volta às ruas da capital gaúcha em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Entre as reivindicações neste ano está que a data seja transformada em feriado nacional. 

“A tradição de matriz africana sempre foi eixo para a resistência do povo negro que ajudou a construir esta nação. Por isto, celebrar nossa ancestralidade para abrirmos o novembro negro é essencial! Enquanto houver racismo não haverá democracia”, destaca Baba Diba de Iyemonja, membro do Conselho do Povo de Terreiro do RS, ao comentar sobre a abertura do evento.

Segundo a organização do evento, a realização conjunta das atividades durante esse mês "é uma construção que nos fortalece e que vai ampliar nossa voz na luta antirracista”. As entidades estão construindo um calendário unificado que conta com uma série de atividades sobre territorialidade e ancestralidade, comunicação e educação antirracista, além de diversos eventos culturais ao longo do mês. 

Sobre a marcha

A Marcha Independente Zumbi Dandara é organizada por um conjunto de mais de 40 entidades. Terá concentração às 16h do domingo, dia 20 de novembro,no Largo Zumbi dos Palmares, e segue com caminhada até a Praça do Tambor.

“Vamos ocupar ainda a Orla do Guaíba para mostrar que o povo negro também tem que ocupar esses espaços públicos de referência”, afirma o sociólogo Luiz Mendes, do Coletivo Pela Igualdade Racial do Sindjus/RS (CIRS), um dos movimentos que coordena o mês. 

A data foi definida pelos representantes do coletivo do Novembro Antirracista Unificado, que conta com a participação de dezenas de entidades do movimento negro, social e sindical.

A próxima reunião de trabalho do Novembro Antirracista será nesta quinta-feira (3), às 19h, no CEA - Centro de Educação Ambiental (R. Joaquim Pôrto Vilanova, nº 143 - Bom Jesus).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira