Rio Grande do Sul

JUVENICÍDIO

Inscrições abertas para seminário sobre enfrentamento à mortalidade juvenil em Porto Alegre

O evento acontece na UFRGS nos dias 28, 29 e 30 de novembro, nas modalidades online e presencial

Porto Alegre |
Seminário tem o objetivo de trazer a público pesquisas sobre o juvenicídio na capital gaúcha - Foto: Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil em Porto Alegre

Estão abertas as inscrições para o 1° Seminário de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil: Juvenicídio, Território e Políticas Públicas, organizado pelo Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas (Gejup – CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS, juntamente com a Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil (Femjuv-RS). O evento ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos dias 28, 29 e 30 de novembro, com opção de participação online ou presencial.

A iniciativa tem o objetivo de trazer a público pesquisas sobre o juvenicídio na capital gaúcha. A abertura da programação será marcada pelo lançamento do livro "Juvenicídio, território e políticas públicas: rastros de sangue na cidade de Porto Alegre/RS", com distribuição gratuita de exemplares físicos para os participantes. A inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro por meio deste link.

No dia 28 de novembro, às 18h30, acontecerá o lançamento do livro no Auditório da Faculdade de Odontologia da UFRGS, localizado na Ramiro Barcelos, nº 2492. Para quem não conseguir ir presencialmente, o evento será transmitido pelo canal da Editora CirKula no Youtube. Nos dias 29 e 30 de novembro, o evento ocorrerá de modo totalmente online no canal da Editora Cirkula.

Saiba mais

Um jovem é assassinado no Brasil a cada 17 minutos

De acordo com o Atlas da Violência 2021, no período entre 2009 e 2019, o Brasil registrou 333.330 pessoas com idades entre 15 e 29 anos assassinadas. O número representa um jovem morto em território brasileiro a cada 17 minutos. Em 11 anos, o estudo estimou o assassinato de 623.439 pessoas - 53% jovens.

Apenas em 2019, 23.327 jovens foram vítimas de homicídios no Brasil. Desse total, 93,9% eram homens. Condições de vida nos municípios e nos estados apontam que jovens pobres têm mais chances de morrer comparado àqueles que residem em áreas mais desenvolvidas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Edição: Marcelo Ferreira