Rio Grande do Sul

Comemoração

Sindicato dos Servidores da Justiça do RS celebra 34 anos com debate sobre conjuntura política

Evento contou com palestra do escritor e jornalista Juremir Machado sobre os desafios no Brasil pós-eleição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para Juremir, é necessário "apostar em frentes, acho que a nossa época exige tolerância, negociações e composições programáticas" - Foto: Saraí Brixner

Para marcar os 34 anos de existência do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus), a entidade promoveu um debate sobre conjuntura política nacional com projeções sobre os desafios para o próximo período, na noite desta terça-feira (8). Atividade aconteceu no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre, com a presença do escritor e jornalista Juremir Machado. 

Na abertura do evento, o coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues, destacou o simbolismo de um professor falar no aniversário do sindicato. “Que a gente possa avançar na educação social e na democracia, para que nos próximos anos a gente não precise escutar novamente os absurdos do último período”, disse.

Na palestra intitulada “Brasil pós-eleições de 2022: os desafios da classe trabalhadora e dos movimentos sociais”, Juremir fez um breve resgate dos fatos que culminaram no cenário político da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação do jornalista, o fortalecimento do campo democrático teve como ponto de partida o vazamento hacker das mensagens da Vaza Jato, que contribuíram de forma relevante tanto na anulação da condenação de Lula como na mudança da opinião pública sobre a ilegalidade e imparcialidade do processo.

Ele avalia que, ao mesmo tempo em que a Vaza Jato agregou as forças progressistas, a mudança de posicionamento da grande mídia também foi determinante no crescimento da extrema direita. Ele citou exemplos de diversos grupos de comunicação que atuaram fazendo propaganda pró-bolsonarismo.

“Me parece que a coisa começou a mudar e o caldo a entornar quando a ideia de pluralismo, que de certa forma existia na mídia brasileira, foi colocada de lado e passou a ser vista como concessão ao comunismo”, afirmou, citando que os veículos fizeram escolhas abertas e escancaradas optando por um nicho de extrema direita.

Projeções para o próximo período

Para Juremir, no cenário pós-eleições, um dos grandes desafios é encontrar um meio de conversar com os evangélicos: “Eles serão cada vez mais determinantes nas eleições”, afirmou, citando a importância de desfazer as fake news em torno das pautas de costumes. E alertou: “Caso contrário, é só questão de adiar e entregar o poder a uma conspiração de extrema direita”.

O professor projeta, ainda, que após o campo progressista assegurar a vitória de Lula e barrar o avanço do fascismo no Brasil “é preciso se preparar para grandes batalhas”, seja para aprovar questões essenciais ou para desfazer as "reformas nefastas" aprovadas nos últimos seis anos. “É cada vez mais necessário apostar em frentes, acho que a nossa época exige tolerância, negociações e composições programáticas. Que a democracia seja aperfeiçoada e possamos escutar um ao outro”, finalizou.

 

Presenças

O aniversário de 34 anos do Sindjus contou com a presença da base sindical, lideranças políticas e dirigentes de entidades sindicais e sociais parceiras. Na parte cultural, uma apresentação de voz e violão de Lico Silveira encerrou a noite.

Estavam presentes a deputada estadual reeleita Sofia Cavedon (PT), a vereadora de Porto Alegre e deputada federal eleita Daiana Santos (PCdoB), o vereador e deputado estadual eleito Leonel Radde (PT) e o vereador Pedro Ruas (PSOL), que compôs como vice a chapa ao governo do estado com Edegar Pretto (PT).

Também prestigiaram o aniversário do Sindjus os representantes das entidades: Fenajud, ASJ, Abojeris, Simpe/RS, Sintrajufe, Assufrgs, CPERS, Ajuris, Sindisprev, Instituto Camélia, Movimento Negro Unificado, Aprojus, Associação Cultural José Martí, SindiCaixa, CUT/RS, Sinderf, SindTCE/RS, Brasil de Fato, PSOL-Intersindical e Amapergs.

Novembro Antirracista Unificado

No encerramento do evento, o diretor de Comunicação do Sindjus e integrante do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS), Marco Velleda, falou sobre a construção do Novembro Antirracista Unificado. A celebraçao conta com diversas atividades, tem a participação de centenas de entidades e tem como ponto principal a realização da Marcha Independente Zumbi e Dandara no dia 20 de novembro. O tema será a reivindicação do feriado da Consciência Negra no estado.

Integrando a programação, entre os dias 20 e 23 de novembro, em Porto Alegre, será realizado o 2º Encontro do CIRS. A programação inclui debates sobre territorialidade, comunicação antirracista e resistência cultural. Programação completa e inscrições no site do Sindjus.

*As informações são do Sindjus


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira