Rio Grande do Sul

Comemoração

Lideranças sindicais e políticas comemoram 70 anos da Petrobras na refinaria Alberto Pasqualini

Ato em frente à Refap, em Esteio (RS), lembrou a importância da estatal para o desenvolvimento do país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dezenas de lideranças de trabalhadores e trabalhadoras comemoram o aniversário da petroleira criada em 1953 por Getúlio Vargas - Foto: Divulgação Sindipetro-RS

Dezenas de trabalhadores e trabalhadoras comemoraram os 70 anos da criação da Petrobras, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini, em Esteio (RS), nesta quata-feira (4). O ato, promovido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS) teve a presença dos presidentes da CUT-RS, Amarildo Cenci, e da CUT Brasil, Sérgio Nobre, além do  presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, Paulo Chitolina, da presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos (Simtrapli-RS), Carina Trindade, e do deputado estadual Miguel Rossetto (PT).

Na ocasião, Cenci ressaltou a brava resistência e a luta da categoria petroleira aos ataques sofridos ao longo dessas sete décadas de história. Ele defendeu a Petrobras sempre pública e destacou a importância da estatal para a transição energética do país.

:: Petroleiros comemoram 70 anos da Petrobrás com ato unificado pela reabertura da Fafen-PR ::

“A Petrobras é uma empresa que já contribuiu e continua contribuindo muito para o desenvolvimento nacional. Além do desafio de continuar oferecendo combustíveis mais baratos, ela tem um papel fundamental nas áreas da pesquisa, da inovação, da tecnologia e está desafiada a ajudar o nosso país nessa transição energética, para que o nosso mundo, o nosso estilo de vida, seja sustentável do ponto de vista ambiental’, salientou o dirigente da CUT-RS.

O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, por sua vez, elogiou o Sindipetro-RS e a luta da categoria petroleira, na defesa de uma Petrobras pública e como ferramenta de fortalecimento da soberania do Brasil.

70 anos promovendo o desenvolvimento e garantindo a soberania

Já o diretor do Sindipetro-RS, Dary Beck Filho, lembrou que a Petrobras foi criada em 1953, através de uma lei assinada pelo presidente Getúlio Vargas. “Desde então vem crescendo e sendo um instrumento de desenvolvimento, geração de emprego e soberania do país. Apesar dos ataques que sofreu nos últimos tempos, ela resistiu e, por isso, é importante festejar este aniversário”, ressaltou.

:: De 'O petróleo é nosso' ao pré-sal: relembre fatos que marcam os 70 anos da Petrobras ::

O deputado estadual Miguel Rossetto (PT) comemorou que a gigante estatal do país voltou a respeitar quem trabalha e a investir no Brasil. “Nós queremos a Petrobras cada vez mais presente em nosso país e aqui no nosso Rio Grande do Sul. Nós queremos investimentos na Refap e lá no Polo Naval em Rio Grande”, disse o deputado.

“Hoje é momento de festejar, de comemoração e de pensar a longa história que já construímos e o futuro que queremos, longo e feliz para o povo brasileiro. A Petrobras hoje se posiciona dentro do grande projeto de transição energética no Brasil e no mundo”, enfatizou o parlamentar.

* Com informações da CUT-RS


 

 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira