Rio Grande do Sul

Violência Política

Entidades se manifestam contra ameaça de morte direcionada a Frei Sérgio Görgen

Religioso foi ameaçado por vereador de Salto do Jacuí em sessão legislativa; live de solidariedade ocorre hoje (14)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Frei Sérgio: "Achou que iria me intimidar, sinto muito, mas escolheu o Frei errado" - Reprodução: arquivo MPA

Duas entidades se manifestaram em defesa da vida do religioso Frei Sérgio Antônio Görgen ofm, que atua como dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Via Campesina Brasil. O religioso foi ameaçado de morte pelo vereador José Sérgio de Carvalho (Progressistas) durante Sessão da Câmara no município de Salto do Jacuí (RS).

Frei Sérgio registrou Boletim de Ocorrência, nesta segunda-feira (14) na Delegacia Virtual da Polícia Civil. "O vereador José Sérgio de Carvalho, em sessão da Câmara de Vereadores de Salto do Jacuí claramente, citando meu nome, Frei Sérgio, ameaçou-me de morte, citando usar espingarda calibre 12, com baletão, porque eu não mereceria viver. Me senti ameaçado", relata o BO.

:: Frei Sérgio é ameaçado de morte por vereador: "meter uma carga de baletão na cabeça" ::

As notas em seu apoio e em repúdio ao ataque proferido pelo vereador são assinadas pela Cáritas Brasileira (Regional RS) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A reportagem do Brasil de Fato RS entrou em contato com a mesa diretora e ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salto do Jacuí, a fim de obter posicionamento. Até a publicação, ainda não havia resposta.

Frei Sérgio respondeu ao vereador

Durante sua fala na tribuna, no dia 7 de novembro, em pelo menos três momentos o vereador ameaçou a vida do religioso. José Sérgio afirmou que “se alguém meter uma carga de baletão na cabeça desse frei, não se surpreendam”, ao acusá-lo de incentivar invasões de terras. Após, na mesma fala, ainda reiterou que “se precisar de um cara para fazer a cabeça desse padre, eu estou disponível”, completando ainda que o Frei "não merece viver”. Os trechos citados podem ser conferidos entre 03h44min e 03h50min.

Dias após de tomar conhecimento do caso, Frei Sérgio respondeu, em suas redes sociais, à ameaça proferida pelo vereador. Afirmou que José Sérgio "achou que iria me intimidar, sinto muito, mas escolheu o Frei errado".

 

O Frei recordou que já foi alvo de violência na cidade, durante o evento que ficou conhecido como “Massacre da Fazenda Santa Elmira”, em 1989. "Sai de lá todo arrebentado. Lá tentaram me matar, mas eu não morri", recordou o Frei.

Afirmou ainda que pretende voltar à cidade de Salto do Jacuí, onde tem muita "gente boa" e muitos amigos. Também questionou se o vereador pode apresentar o registro da arma que afirma ter para poder usar.

Manifestações de apoio

Ainda no final de semana, a Regional gaúcha da Cáritas lançou um "Manifesto de apoio a Frei Sérgio" (clique aqui para conferir o documento). A Cáritas ressaltou repúdio ao vereador, chamando ele de "representante do ódio, do extermínio e da ganância".

Com as ameaças, a Cáritas afirma que o vereador se tornou um "assassino potencial e efetivo porque matou por palavra e quer fazê-lo em gesto concreto". Além disso, exigiu "medidas judiciais e administrativas contra este senhor criminoso". 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também lançou nota de solidariedade. O MAB recordou que o Frei é franciscano e "dedica sua vida a ajudar as comunidades de agricultores a se organizarem e lutarem pelo direitos à terra, à dignidade e à autonomia".

Também ressalta que a escalada da violência política "é inaceitável e ameaça não só a vida de líderes populares como Frei Sérgio, mas também a estabilidade social e a democracia brasileira"

Live de solidariedade

Além destes apoios, uma live será realizada através das redes sociais do religioso, nesta segunda-feira (14), às 19h, para explicar o caso e demonstrar solidariedade. Participam a Dra. Neiva Martins (Associação dos Juristas pela Democracia), a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o vereador de Porto Alegre Leonel Radde (PT).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira