Rio Grande do Sul

Violência Política

Ouvidoria da Câmara de Salto do Jacuí pede investigação de vereador que ameaçou Frei Sérgio

Ouvidoria Parlamentar encaminhou à mesa diretora documentação sobre "investigação e cassação" de José Sérgio (PP)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Frei Sérgio agradeceu às manifestações de solidariedade que recebeu após ameaça de morte - Reprodução

A ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salto do Jacuí (RS) encaminhou ofício, nesta quarta-feira (16), solicitando que a presidência da casa investigue "eventual infração" cometida pelo vereador que fez ameaças de morte ao Frei Sérgio Görgen durante sessão legislativa.

O religioso foi ameaçado de morte pelo vereador de Salto do Jacuí (RS) José Sérgio (Progressistas), que afirmou estar disposto a “fazer a cabeça desse padre”, completando ainda que o Frei "não merece viver”, ao acusá-lo de incentivar invasões de terras.

No dia 14 de novembro, o Brasil de Fato RS publicou uma nota sobre entidades que se manifestaram contra ameaça de morte direcionada a Frei Sérgio Görgen. Na ocasião, a reportagem solicitou um posicionamento à Ouvidoria Parlamentar da Câmara de Vereadores de Salto do Jacuí.

:: Frei Sérgio é ameaçado de morte por vereador: "meter uma carga de baletão na cabeça" ::

Em resposta, a ouvidora-Geral, vereadora Orquelita Salgado da Costa (MDB), encaminhou documento dando ciência da providência tomada pelo órgão. O documento endereçado ao Presidente da Câmara municipal, o vereador Sandro Drum (MDB), solicita que a mesa diretora da casa tome providências no sentido de apurar eventual infração cometida pelo vereador no uso das prerrogativas do cargo.

Além disso, a Ouvidoria encaminhou à presidência "relatório e documentos sobre pedido de investigação e cassação envolvendo o Vereador José Sérgio de Carvalho". O documento assinado na data desta quarta-feira (16) pode ser conferido aqui

Na mesma data, Drum emitiu nota de esclarecimento em que confirma ter recebido o documento, o qual "encaminha relatório contendo informações que sugerem ao presidente a abertura de processo de investigação dos fatos".

 

Frei recebeu mensagens de apoio

Ainda nesta quarta-feira, Frei Sérgio se comunicou através de suas redes sociais, agradecendo as mensagens de apoio e solidariedade que tem recebido. "Foi realmente impressionante a quantidade de mensagens que recebi, seja pelas redes sociais ou pelo telefone."

"Interromper a espiral de violência"

Além disso, se solidarizou com o Bispo Dom Vicente Ferreira, de Belo Horizonte, também ameaçado de morte, na porta da igreja onde celebrava a missa.

Frei Sérgio citou ainda a violência contra o MST de Pernambuco, que teve seu centro de formação atacado e marcado com a suástica nazista.

"Todos nós temos um compromisso muito grande de interromper essa espiral de violência que se espalha pelo país", afirmou Frei Sérgio. Para o religioso, é necessário divulgar os casos de violência política, pois "divulgar é proteger".

Também cobrou que o crime de ameaça seja devidamente investigado. "Estou solicitando à Câmara de Vereadores de Salto do Jacuí que tome as devidas providências. Fiz um Boletim de Ocorrência, vou fazer a representação ao Ministério Público Estadual e Federal."

Por fim, afirmou que está tomando as medidas "sem nenhuma mágoa e nenhum ódio no coração", e que é preciso que "o país viva em paz, para progredir e construir o melhor para o nosso povo".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira