Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Foto de negras e negros da UFRGS ressalta a importância das ações afirmativas nas universidade

Tradição celebra e também serve para reforçar a luta e encorajar os jovens negros a entrarem no ensino superior

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Este é o sexto ano que a comunidade negra da UFRGS realiza a foto - Foto: Assufrgs

A comunidade negra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se reuniu, nesta quarta-feira (23), para a tradicional foto anual dos negros e negras da UFRGS. Alunos do Colégio de Aplicação, de diferentes idades, também marcaram presença na atividade, que ocorreu em frente à reitoria do campus do centro de Porto Alegre.

Este é o sexto ano consecutivo em que a comunidade negra da UFRGS faz a foto, uma tradição que que não serve só para celebrar, mas também para reforçar a luta e encorajar os jovens negros a entrarem na universidade, ao se sentirem representados dentro do espaço acadêmico.

A coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato, Tamyres Filgueira, que também é coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), ressalta a importância do momento. “Serve pra fortalecer o nosso povo negro e dizer que estamos na luta para continuar ocupando a universidade.”

A concentração teve início por volta das 12h. No momento da foto foram entoados frases de luta, como “Acabou o amor, isso aqui vai virar Palmares”, “Povo negro unido, povo negro forte! Que não teme a luta...” e “Cotas na Pós Graduação, já!”

A parir da luta do movimento negro no estado, a UFRGS passou a contar com cotas raciais cinco anos antes da aprovação da lei nacional.  Esta história está contada no curta-metragem “Cotas: uma porta aberta”, disponível no Facebook e no Youtube do núcleo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira