Rio Grande do Sul

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Entidades realizam ato de criação do Fórum Municipal de Segurança Alimentar de Porto Alegre

Solenidade acontece nessa quarta-feira (21), das 9h às 12h, na Casa dos Conselhos de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entidades convidam para o ato de formalização da criação do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Porto Alegre (FOMSANSPOA) - Reprodução

Entidades convidam para o ato de formalização da criação do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Porto Alegre (FOMSANSPOA), a ser realizado nessa quarta-feira (21), das 9h às 12h, na Casa dos Conselhos de Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 1110).

A atividade é aberta para toda a sociedade civil, movimentos, ativistas e entidades que atuam no campo da segurança alimentar e do direito humano à alimentação adequada.

Segundo a nutricionista ecológica Bruna Crioula, a criação do FOMSANSPOA é um importante marco para a Capital, porém, é uma implementação atrasada, considerando o contexto de insegurança alimentar e nutricional intenso no qual a população brasileira esta imersa.

Bruna, que também é conselheira municipal de segurança alimentar e nutricional sustentável, considera que o Fórum será um espaço aberto para a sociedade civil apresentar suas demandas e discutir estratégias de combate à fome e garantia do direito humano à alimentação adequada.

"Um dos objetivos do fórum é articular diferentes segmentos da sociedade civil em prol da segurança alimentar, contribuindo na formulação e implementação de políticas públicas, levando em conta as diversas dimensões dos sistemas alimentares: produção, processamento, abastecimento e consumo", completa Bruna.

Por sua vez, Juliano Ferreira de Sá, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA/RS), analisa que o Brasil estará iniciando uma nova época em 2023, com retomada das políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional e no combate à fome.

"Isso exigirá a participação de conselhos de controle social empoderados e ativos em todas as dimensões federativas, seja federal, estaduais ou municipais. Portanto, a criação do FOMSANPOA é um importante sinal de ampliação da participação da sociedade civil, expressando o protagonismo de históricos atores sociais e de novos atores, como cozinhas, hortas e grupos que se mobilizaram em torno da solidariedade", afirmou.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko