Rio Grande do Sul

LUTA PELO AMBIENTE

Povos e comunidades tradicionais defendem o bioma Pampa em debate internacional

Grupos também pediram apoio ao Quilombo Kédi e à Retomada Multiétnica Gãh Ré, de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Representantes de Povos e Comunidades Tradicionais do RS participaram do Simpósio “Povos Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as De Matriz Africana e Afro-indígena" - Reprodução: COMIM

Cinquenta representantes de Povos e Comunidades Tradicionais do Rio Grande do Sul (RS) e do bioma Pampa participaram do III Simpósio Nacional e II Internacional “Povos Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as De Matriz Africana e Afro-indígena: Decolonialidade e Dívidas históricas do Estado Brasileiro no marco do bicentenário da Independência”, durante os dias 13 a 15 de dezembro, em Brasília.

Realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), o encontro teve como propósito promover o respeito pela identidade, diversidade e pluralismo de comunidades originárias e tradicionais para prevenir e enfrentar o preconceito, a discriminação, a intolerância, a violência e o racismo.


Realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), o encontro teve como propósito promover o respeito pela identidade, diversidade e pluralismo de comunidades originárias e tradicionais / Reprodução: COMIM

“Estamos aqui e precisamos ser enxergados”

Na caravana do Rio Grande do Sul, estiveram lideranças dos povos quilombola, indígena, cigano, de terreiro e de religião de matriz africana, pecuaristas familiares e pescadoras e pescadores artesanais.

Para Juliana Soares, quilombola do quilombo Coxilha Negra, de São Lourenço do Sul (RS), e assessora de projetos de FLD-COMIN-CAPA, foi um momento histórico. “Estar nesse simpósio, discutindo sobre o nosso modo de vida, sobre o nosso estar nesse mundo, considerando todo o processo sócio-histórico de escravização e desvalorização dos sujeitos negros, indígenas e povos tradicionais, dentro desse espaço em que tinham pessoas que estão no poder e que decidem sobre as nossas vidas, foi muito importante”, disse.

“A gente conseguiu mostrar que estamos aqui e precisamos ser enxergados, ser colocados nesse sistema social como sujeitos de direito”, reforçou.

A caravana gaúcha foi organizada pela Fundação Luterana de Diaconia - Conselho de Missão Entre Povos Indígenas - Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-COMIN-CAPA), Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombo (IACOREQ), Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CODENE) e Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa (CPCTP).

“Pampa pode acabar nas próximas décadas”

Lá, lideranças de povos e comunidades tradicionais do Pampa protocolaram a “Carta dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa - Rio Grande do Sul”. Foi apresentada ao conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para Povos e Comunidades Tradicionais, João Paulo Santos Schoucair. A carta, que também foi entregue ao MPT e à Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta as diversas ameaças sofridas por esses povos e comunidades tradicionais no atual contexto e o desrespeito aos seus direitos devido ao avanço de projetos minerários, do monocultivo florestal, agronegócio e empreendimentos imobiliários.


Lideranças de povos e comunidades tradicionais do Pampa protocolaram a “Carta dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa - Rio Grande do Sul” / Reprodução: COMIM

O documento reforça que essas ameaças podem levar os campos do bioma Pampa à extinção nas próximas décadas e, por consequência, à destruição dos modos de vida dos povos e comunidades que ali vivem. “Esses projetos do grande capital intensificam a fome e a insegurança alimentar nas comunidades tradicionais e têm aumentado a crise hídrica no Rio Grande do Sul”, adverte.

O dia 17 de dezembro é o Dia Nacional do Bioma Pampa, uma data que homenageia o nascimento do ambientalista José Lutzenberger. Reconhecido oficialmente como bioma apenas em 2004, o Pampa ainda aguarda a patrimonialização de seu território junto à Constituição Federal, através da PEC nº 005/2009.

Apoiam a carta a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Federação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio Grande do Sul (FACQ/RS),  CODENE, CPCTP, Conselho Estadual dos Povos Indígenas do RS (CEPI/RS), Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS (CEDH/RS), Frente Quilombola do RS (FQ/RS), IACOREQ, Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA), Associação Ciganos Itinerantes do Rio Grande do Sul, Pastoral dos Nômades do Brasil,  Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento Negro Unificado (MNU) e FLD-COMIN-CAPA.

Especulação ameaça o quilombo Kédi

Em Brasília, o grupo também fez a defesa do quilombo Kédi, localizado no bairro Boa Vista, em Porto Alegre, que vem sofrendo com a especulação imobiliária e a negociação da área da comunidade pela prefeitura. Julia da Costa Silva, educadora quilombola, e Cristiana Rosângela Dutra, liderança comunitária, ambas moradoras do quilombo, protocolaram denúncia das ameaças ao território junto ao MPT, pedindo providências diante da situação.


Constituído há cerca de 120 anos por José Dutra, o Kédi abriga 150 famílias que vivem em um território comprimido por prédios comerciais e residenciais / Foto: Daniela Huberty (COMIN)

Constituído há cerca de 120 anos por José Dutra, o Kédi abriga 150 famílias que vivem em um território comprimido por prédios comerciais e residenciais. Desde 2014, a comunidade luta para se manter no local, pois há uma ordem de remoção de remanescentes via decisão judicial.

Coação sobre as famílias

Na última quinta-feira (15), a prefeitura e o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) reuniram-se com as famílias do quilombo. A reunião, no entanto, foi encerrada por ação do Ministério Público Federal e do Ministério Público/RS, pois as famílias estavam sendo coagidas a aceitarem a remoção em troca de bônus moradia.

“Eles sentiram a pressão da comunidade e foi uma vitória histórica. Nesse dia, foi reforçado e reiterado que esse território é quilombola e ele não está à venda e nunca estará”, ressaltou Julia. Além dos assédios, a educadora denuncia a situação atual do local: “Ocorreu, como forma de estrangulamento, a destruição do esgoto da comunidade e a degradação do solo”, exemplificou.

Apoio à Retomada Gãh Ré

Durante o simpósio, Moisés Kaingang, vice-cacique da aldeia Fág Nhin, e Fernando Aristimunho, assessor de projetos de FLD-COMIN-CAPA, também estiveram com procuradoras do MPT para pedir apoio para a Retomada Multiétnica Gãh Ré, localizada no Morro Santana, em Porto Alegre (RS). Desde outubro, povos indígenas Kaingang e Laklãnõ-Xokleng ocupam a área, que é território ancestral Kaingang.

No último dia 5, a juíza da 9ª Vara Federal do município, Clarides Rahmeier, concedeu liminar de reintegração da área, pedindo a saída imediata das pessoas indígenas. Moisés denunciou a situação às procuradoras, que se comprometeram a intervir no caso.

O simpósio foi aberto com o Toré dos Povos Originários, ritual ancestral dos indígenas da região Nordeste. Nos demais dias, o evento contou com oficinas temáticas, mesas de debate e escutas sociais com diálogo intercultural.

Algumas temáticas das oficinas foram: Educação, infância e juventude; O impacto das grandes obras, da mineração, do garimpo e do extrativismo ilegal sobre os territórios originários e tradicionais; Patrimônio histórico e cultural dos povos originários e comunidades tradicionais; Liberdade de credo, crença e culto. Liberdade de expressão. Discurso de ódio. Racismo religioso; Sexismo, racismo e intolerância religiosa no mundo do trabalho; Sistemas de garantias de direitos nacional e internacional e as violações de direitos dos povos originários; Migrações: trabalho, direitos e cidadania no Brasil; Garantia do direito à saúde dos povos originários e comunidades tradicionais; Políticas de ações afirmativas na educação e no trabalho.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Ayrton Centeno