Rio Grande do Sul

HONRARIA

Câmara de Porto Alegre concede Comenda Porto do Sol à Federação Árabe Palestina do Brasil

Homenagem proposta pela vereadora Laura Sito (PT) destaca trabalho da entidade para a liberdade palestina e a paz

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Vereador Pedro Ruas (PSOL), presidente da FEPAL, Ualid Rabah, vereadora Laura Sito (PT) e vice-presidenta da FEPAL, Fátima Ali, durante outorga da Comenda Porto do Sol - Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA

A Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) foi homenageada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre com a Comenda Porto do Sol. A mais alta honraria concedida pelo parlamento da Capital foi entregue à entidade nesta terça-feira (20), por proposição da vereadora Laura Sito (PT), que destacou importância da liberdade dos povos e a luta contra todos os tipos de preconceito.

“Homenageamos uma entidade com mais de 40 anos, que unifica muitas lutas ao representar a resistência no Brasil. Desde a partilha da Palestina, assistimos uma tragédia humanitária e um conjunto de crimes de lesa humanidade”, disse a vereadora ao ressaltar o trabalho da FEPAL para a liberdade palestina no Brasil e ao redor do mundo e para pregar a paz entre os povos.

O presidente da FEPAL, Ualid Rabah, comentou ao receber a honraria que Porto Alegre é o local onde há a maior concentração de palestinos no Brasil. "Pois aqui está concentrada a maior parte da nossa comunidade, portanto é também nossa capital nessa diáspora, nesse exílio forçado, pelo genocídio, pelo apartheid."

Ualid agradeceu à vereadora Laura Sito pela homenagem e outros diversos parlamentares que apoiam a comunidade palestina na cidade de Porto Alegre.  

Ao Brasil de Fato RS, a vice-presidenta da FEPAL, Fátima Ali, lembrou que a entidade foi fundada em 1979, mantendo os nossos laços com a Palestina e com as lutas pela soberania dos povos. Dedicou a Comenda aos mais de 100 mil palestinos e palestinas em diáspora no Brasil, sendo a grande maioria no RS.

“Momento de homenagear, especialmente, os que nos antecederam e seguiram o que o eterno líder Yasser Arafat ensinou: ‘o bom palestino é o que exerce a cidadania no local que lhe acolhe’”, completou Fátima.

História da FEPAL

Fundada em 1979, a Federação Árabe Palestina do Brasil representa a diáspora palestina no Brasil, constituída por imigrantes e refugiados e seus descendentes. Reconhecendo a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) como única e legítima representante do povo palestino, atua na defesa dos interesses das comunidades de origem palestina que vivem no Brasil, representando-as em espaços políticos e sociais. Reúne e congrega as associações e sociedades palestino-brasileiras espalhadas por mais de cem cidades brasileiras, em praticamente todos os estados da nação, mais o Distrito Federal. 

No seu trabalho de base, a entidade promove a preservação da cultura palestina nas comunidades, com especial atenção à juventude, e fomenta atividades que estimulam as pessoas a manter suas conexões com a mãe-pátria e com a resistência palestina. A FEPAL procura também levar à população brasileira informações sobre as injustiças cometidas contra o povo palestino, além de análises geopolíticas justas e bem fundamentadas sobre os conflitos, que muitas vezes não encontram espaço na imprensa tradicional brasileira. 

A FEPAL defende o reconhecimento de um Estado Palestino soberano e independente, com Jerusalém sua capital; o direito de retorno dos refugiados às suas terras; e condena a ocupação ilegal dos territórios palestinos e os bloqueios militares e econômicos impostos por Israel desde a sua autoproclamação, em 1948. Adota, como princípios, as defesas da democracia, da liberdade e da igualdade, bem como condena todas as formas de supremacismo, dentre elas o racismo, e todas as formas de intolerância e xenofobia. 

* Com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira