Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdF RS - 19 até 25 de janeiro

Apresentações musicais, teatrais e atividades do Fórum Social Mundial estão na programação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Fórum Social Mundial tem início na próxima segunda-feira (23), trazendo diversas atividades culturais - Reprodução FSM

O Fórum Social Mundial tem início na próxima segunda-feira (23) trazendo além das mesas de debates, uma intensa programação cultural, com destaque para o Festival Hip Hop, e o Festival Social Mundial, no sábado, dia 28.

Também segue as apresentações do Porto Verão Alegre, com diversas apresentações em vários locais da cidade, até o dia 12 de fevereiro. Confira aqui os espetáculos. Lembrando que o CineBancários volta só no dia 26 de janeiro.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


O Carnaval das Batucas está de volta e este ano será no Beco do Agulha

Depois de três anos sem Carnaval em função da pandemia, As Batucas anunciam seu tradicional evento de Carnaval com todas juntas e reunidas num grande happening com entrada franca no Beco do Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300), ao ar livre, no próximo sábado, dia 21, a partir das 18h30min. E pra melhorar tudo, esse ano serão duas apresentações: o grupo vocal se soma às turmas de pandeiro para um show e logo depois entra a percussão para fazer todo mundo tirar o pé do chão.

 As Batucas - Orquestra Feminina de Bateria e Percussão vem fazendo um barulho e tanto desde 2015, não apenas por ser um ruidoso coletivo de percussão com mais de uma centena de integrantes, mas pela relevância do seu trabalho em muitos segmentos, tanto como grupo musical, quanto pelos desdobramentos nas batalhas diárias das mulheres, que ganharam visibilidade, redes de apoio e mais mãos para se juntar a tantas causas pertinentes ao fortalecimento da mulher na sociedade.

Idealizado pela baterista Biba Meira, musicista de destaque na cena brasileira, integrante do DeFalla e tantos outros projetos, o grupo desdobrou-se ao longo dos anos em outros projetos igualmente potentes: o Grupo Vocal, coordenado por Raquel Pianta e Madalena Rasslan, e a oficina de pandeiro, ministrada por Julia Pianta.


As Batucas - Orquestra Feminina de Bateria e Percussão atua desde 2015 / Foto: Malu Baumgarten


‘Tebas of Glass’ estreia no Teatro Hebraica

Tebas of Glass: quem não tiver taça de vidro que empilhe a primeira pedra é o espetáculo teatral de conclusão do ano 1 do Curso de Formação de Atores – noite/2022 da Escola Casa de Teatro. O espetáculo fica em cartaz de 22 a 29 de janeiro, no Teatro Hebraica, Rua General João Telles, 508, Bom Fim. 

O espetáculo apresenta uma adaptação das tragédias de Antígona e Édipo, de Sófocles, usando como fio condutor As Fenícias, de Eurípedes. A narrativa desconstruída das dramaturgias apresentadas pelos autores gregos dialoga sobre as ideias do que envolve as tragédias, problematizando os elementos trágicos da realeza, buscando observar a condição da sociedade contemporânea e as políticas de Estado vigentes.

A montagem, que estreia no dia 22 de janeiro tem um elenco de 12 novas atrizes e atores, é dirigido por Larissa Sanguiné e Victória Sanguiné, tem direção musical de Everton Rodrigues, direção coreográfica de Thiago Ruffoni, e dramaturgia de Francisco Gick.

Ingressos: R$ 45,00 (meia-entrada para Estudantes, Idosos, Classe Artística, Alunos da Escola Casa de Teatro, Professores e Sócios do Hebraica)
Antecipados em: bit.ly/tebas-cdt


Foto: Fae de Sousa


Ricardo Stricher inaugura exposição em homenagem a Porto Alegre 

Fotógrafo e jornalista há mais de 4 décadas, Ricardo Stricher faz uma declaração de amor à cidade onde nasceu. Stricher mostra um resultado sem filtros, de locais da região central da cidade, caminhos que percorre diariamente.

A exposição “Ricardo Stricher homenageia Porto Alegre”, com curadoria do fotógrafo Alexandro Auler, ficará em cartaz no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 – Porto Alegre/RS) até o final de fevereiro. A abertura acontecerá no dia 23 de janeiro (segunda-feira), a partir das 18h, e contará com show especial da banda El Trio às 21h. As obras estarão à venda direto no local.

Ricardo Stricher tem seu nome associado a inúmeros trabalhos em fotografia, cinema, teatro e música. É fotógrafo há mais de 4 décadas. Já trabalhou na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na Câmara Municipal de Porto Alegre, no Palácio Piratini, no Jornal Zero Hora e, como freelancer, em diferentes jornais e revistas locais e nacionais, tendo sido, também, fotógrafo de todas as edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Na carreira profissional, contabiliza 17 exposições individuais (sem falar em dezenas de mostras coletivas) e um livro publicado – Porto Alegre Invisível (Libretos Editora, 2012), que reúne 70 imagens da Capital –, além de um Prêmio ARI de Fotografia, em 2013. Participou também dos livros Mercado Público – palácio do povo (2012) e Águas do Guaíba (2015), ambos editados pela Libretos.


A exposição ficará até o final de fevereiro / Foto: Ricardo Stricher


Programação Cultural do Fórum Social Mundial 

O Fórum Social Mundial tem início na próxima segunda-feira (23), trazendo diversas atividades culturais. A programação contará com mostra de arte e cultura, mostra gaúcha de artes cênicas, batalha do conhecimento na quinta-feira (26), Festival HIP HOP, na sexta-feira (27), com destaque para o debate HIP HOP vs fascismo,entre outros eventos, culminando no Festival Social Mundial no sábado (28), a partir das 14 horas, no Parque da Redenção. As atrações culturais acontecem na Assembleia Legislativa do RS;

“A cultura é política, tanto do teatro, da música, da poesia, da dança. Temos uma mobilização muito grande de artistas, tanto daqui do Sul como nacionais”, destaca o advogado, membro da Diretoria Executiva da Abong e do Conselho Internacional do FSM Mauri Cruz.

A programação cultural do FSM pode ser vista aqui.


Festival Social Mundial encerrará programação cultural / Divulgação

O Café Fon Fon também terá uma programação especial na semana do FSM. Entre os destaques musicais está o Canto por la Unidad, do grupo Unamérica, na quinta-feira (26), a partir das 20h. Na segunda-feira, dia 23, o El Trio - grupo formado por Leonardo Ribeiro (violão/guitarra), Claudio Sander (sax) e Giovanni Berti (percussão) - traz sua sonoridade única para interpretar composições próprias ao lado de clássicos do jazz e da música latina. Na terça-feira, dia 24, o Show Paisagem da Janela - em celebração aos 50 anos do Clube da Esquina. Na quarta-feira, dia 25, tem Recital Cantos do Sul da Terra com Demétrio Xavier - O cantor e compositor realiza o primeiro recital deste ano.

O Café Fon Fon fica na Rua Vieira de Castro, 22. Bairro Farroupilha. Reservas e informações 51 998807689.


Unamérica fará apresentação na próxima quinta-feira (26) / Divulgação


Concertos na Praia do Laranjal são destaques do final de semana do 11º Festival Internacional Sesc de Música

O 11º Festival Internacional Sesc de Música continua, em Pelotas, com atrações especiais neste final de semana. Desde a última segunda-feira (16), a cidade vem respirando cultura. Ela recebe orquestras e professores de música reconhecidos mundialmente, bem como alunos bolsistas de várias partes do Brasil e do mundo, que vieram se especializar em 18 instrumentos, canto lírico, composição e choro.

O Festival segue até o dia 27, também envolvendo toda a comunidade com dezenas de atrações gratuitas em diferentes espaços. No sábado, dia 21, será a Praia do Laranjal o palco de uma das apresentações. De lá, o pelotense com carreira internacional, Vitor Ramil, interpretará sucessos como "Estrela, estrela" e "Satolep" ao lado da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Evandro Matté, que é o diretor artístico do projeto desde sua primeira edição. O show tem início às 20h.

Dentre os destaques também está a Banda Sinfônica Acadêmica, às 20h, sob a regência de Mônica Giardini, na Praia do Laranjal e a Gafieira do Festival no sábado, às 20h30, conduzida pelo grupo de choro do Festival, que promete não deixar ninguém parado na Nave. No domingo (22), tem recital de piano, às 15h, na Bibliotheca Pública Pelotense, e apresentação da Orquestra Sinfônica Acadêmica, com regência do norte-americano Robert G. Hasty, às 20h30, no Theatro Guarany. O espetáculo terá transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, onde também pode ser conferida a programação completa do evento.

A programação segue até o dia 27 de janeiro. 


O músico Vitor Ramil é atração deste sábado (21) / Foto: Marcelo Soares


Últimos dias da mostra que celebra a era do VHS na Cinemateca Capitólio

A partir de quinta-feira (19), a Cinemateca Capitólio entra na última semana da mostra A Era do VHS, iniciada em dezembro. Um sucesso de público, com várias sessões lotadas, a mostra foi concebida para relembrar o impacto revolucionário que a chegada ao mercado do videocassete, no início da década de 1980, provocou, tanto em termos técnicos quanto culturais e comportamentais. O primeiro aparelho de VHS fabricado no Brasil foi lançado em 1982, sendo esta considerada, portanto, a data oficial do nascimento do VHS no país, embora antes disso aparelhos importados e fitas piratas já estivessem circulando em menor escala.

Nesta última semana, a mostra A Era do VHS homenageia o Rei Pelé, incluindo na programação o filme Fuga para a Vitória (1981), produção de John Huston sobre uma dramática partida de futebol realizada durante a Segunda Guerra Mundial. O craque brasileiro integra o elenco do filme, ao lado de astros como Michael Caine, Sylvester Stallone e Max von Sydow. Outro título incluído na grade é a cultuada comédia Picardias Estudantis, de Amy Heckerling, um dos clássicos mais queridos das videolocadoras na época.

Já na sexta-feira (20), às 19h30, o Raros irá fazer uma sessão muito especial. A partir da sugestão de alguns espectadores, o filme Cerimônia de Amor (Kissed) será projetado em VHS, reproduzindo a experiência da exibição em fita magnética na tela da Cinemateca Capitólio.

Veja aqui a programação completa.


Nesta última semana, a mostra A Era do VHS homenageia o Rei Pelé / Foto: Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko