Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdF RS - 23 de fevereiro até 1° de março

Não é porque o Carnaval acabou que esgotaram as opções de cultura no estado!

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Cia. Rústica irá lançar um espetáculo inédito: "Cabaré da Mulher Braba", que terá direção de Patrícia Fagundes - Foto: Adriana Marchiori

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Cia. Rústica apresenta "Cabaré da Mulher Braba"

Após uma pausa de quatro anos, a Cia. Rústica irá lançar um espetáculo inédito: Cabaré da Mulher Braba, com direção de Patrícia Fagundes.

A montagem também vai inaugurar um novo centro cultural de Porto Alegre, a Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900, no Centro Histórico), que será totalmente gerenciado por uma rede de artistas.

A produção vai estrear no Dia Internacional da Mulher. Nos dias 8 e 9 de março, às 20h, as apresentações terão entrada franca com distribuição de convites pela internet a partir da segunda-feira (27).


Pedro Munhoz se apresenta em Três Passos

O músico gaúcho, atualmente morando no Nordeste, Pedro Munhoz está no Rio Grande do Sul. Após participar da Romaria da Terra, se apresenta na cidade de Três Passos, neste domingo (26), às 20h, no Campus da Unijuí da cidade (Rua Ricardo Rücker, Nº 235, Centro de Três Passos).

O poeta e cantador lançou no ano passado o sétimo CD da carreira, “Diário de Canções”. São sete canções que dizem muito sobre o mundo que circunda o artista, as dores das pessoas que calejam a alma e o corpo do cantador que ao longo de sua trajetória especializou-se em cantar as histórias dos mais simples, dos pequenos, de todos aqueles e aquelas que têm as luzes dos holofotes negadas.

De sua lavra já conhecemos e cantamos em diversas jornadas a empolgante “Canção da Terra”, assim como a emblemática Procissão de Retirantes (que evoca a memória dos mártires de Eldorado Carajás e de tantos outros Eldorado Carajás que nos arrancam companheiros e companheiras pela história afora).

A apresentação tem entrada gratuita e acontece na sala 106 (antiga capela). São aceitas doações de alimentos.


Programação do Cine Bancários

O Cine Bancários exibe os filmes nacionais Mato Seco em Chamas (sessão das 14h20 e das 19h) e o documentário Andança, sobre a vida de Beth Carvalho (sessão das 17h).

Mato Seco em Chamas é um longa ficcional, de base documental, dirigido por Adirley Queirós e codirigido pela portuguesa Joana Pimenta. O filme conta a história das "Gasolineiras de Kebradas", um grupo de mulheres que descobre petróleo na Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Elas vendem combustíveis para motoboys, que as ajudam a se proteger contra as milícias armadas do Brasil bolsonarista.

O filme vem ganhando amplo reconhecimento da crítica e já foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cinema de Berlim, um dos mais prestigiados do mundo. Mato Seco conquistou também o grande prêmio do Festival Cinéma du Réel (Cinema do Real, em tradução livre), em Paris, um dos mais importantes festivais de documentário da Europa. A consagração veio quando o longa recebeu dois dos prêmios mais importantes do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema.

O documentário sobre a cantora que ajudou a tirar do anonimato muitos dos maiores sambistas da história, Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho (2022) chegou aos cinemas logo depois de levar o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular no 17º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa.

O longa escrito e dirigido por Pedro Bronz teve sua primeira exibição no Festival do Rio de 2022, em uma emocionante sessão seguida da roda de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador. O roteiro leva também a assinatura do jornalista e escritor Leonardo Bruno, autor de diversos livros sobre a história do samba.

As imagens e áudios do documentário são em grande parte retiradas do vasto acervo compilado em 53 anos de carreira por Beth Carvalho (1946 – 2019), nas mais diferentes mídias: Super-8, VHS, Mini DV, cassete e fotos.

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


Festival Aquarela Preta está com inscrições abertas para artistas

O Festival Aquarela Preta é um projeto de valorização e potencialização de artistas pretos, periféricos e LGBTQIAP+, destacando pessoas que trabalham dentro do movimento Hip-Hop em suas comunidades.

O evento é organizado pela iniciativa cultural Poetas Vivos e apresentará os cinco pilares da cultura Hip hop: MC (shows musicais), DJ (setlist), Danças Urbanas (performance de dança), Grafite e Conhecimento (Batalha de Conhecimento e Slam).

A inscrição de artistas para compor o evento está aberta pela internet, neste link.


Tablado Andaluz promove aula aberta de flamenco na Orla do Guaíba

Nesse sábado (25), na Orla do Guaíba, acontece uma aula aberta de dança flamenca, voltada para quem já está inserido no universo flamenco quanto para quem tem vontade de conhecer. Os encontros serão em dois horários: às 18h (para quem já dança) e às 19h (para quem nunca dançou). Serão disponibilizados tablados individuais, sapatos e saias para as aulas.

Na segunda (27), o Tablado Andaluz retoma os cursos regulares em sua sede (Venâncio Aires, 556, em Porto Alegre) para diferentes níveis de conhecimento da dança e em horários variados. Mais informações pelos telefones 51-3311.0336 e 51-99873.0809. 


Destaques da Cinemateca Paulo Amorim

A Sala Norberto Lubisco exibe o filme Mato Seco em Chamas, até o dia 1° de março, na sessão das 16h30. Produção nacional, o filme tem classificação indicativa de 14 anos e recebeu os prêmios de melhor direção e roteiro no Festival de Brasília 2022.

Sinopse: Na favela de Sol Nascente, na Ceilândia (DF), a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara, grande gasolineira da região, tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular, com a ajuda da irmã. Quando o Brasil se torna mais conservador e ameaça votar na extrema-direita, o posicionamento de Chitara se transforma num ato político.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Novo espetáculo da Escola Casa de Teatro estreia na Sala Álvaro Moreyra

La Casa De Las Lloronas, inspirado em "A Casa de Bernarda Alba", de Federico García Lorca, é o espetáculo teatral de conclusão do Curso de Formação Turma manhã/2022 da Escola Casa de Teatro.

A estreia acontece na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307) nessa quinta-feira (23) e segue em cartaz até o domingo (26). Ingressos no site da EntreAtos.

A peça é uma releitura através do olhar das mulheres da obra, pelas atrizes, que dialogam com o autor, apresentando também breves contextos da vida de Lorca.


Projeto cultural da Trensurb destaca versos de Élvio Vargas

Na próxima sexta-feira (24), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (a biblioteca da Trensurb) publica mais versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens.

A iniciativa divulga, mensalmente, poesias que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb. O objetivo é levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô.

Desta vez, os versos selecionados são do poeta Élvio Vargas, assessor da Trensurb e um dos organizadores do projeto. Entre os poemas selecionados para o projeto, há obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Mario Quintana, Ernesto Wayne e Jomar Morais Souto. As fotos que os acompanham são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.


Destaques da Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada, com curtas-metragens de diversas partes do mundo. A exibição acontece no domingo (26), a partir das 15h. O ingresso custa R$ 10 e a duração da sessão é de 75 min.

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriado.


Prefeitura abre prazo para interessados em ocupar teatros municipais no 1º semestre

A Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre (SMCEC) está com inscrições abertas para artistas e grupos de teatro interessados na utilização dos teatros municipais (Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreyra) no primeiro semestre.

O regulamento foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e pode ser acessado aqui. As solicitações serão para temporadas de teatro e circo, espetáculos para público infantojuvenil, dança e música. O prazo se encerra em 3 de março.

Todas as informações podem ser acompanhadas no blog da Coordenação de Artes Cênicas, Dança e Circo. Mais informações pelos telefones 51-3289.8061 e 51-3289.8064.


"Espelhos D'água", exposição de Vera Reichert, é prorrogada até final de março

A exposição Espelhos D'água, de Vera Reichert, ficará à disposição do público até o dia 31 de março, no Hotel Swan, em Novo Hamburgo (Av. Dr. Maurício Cardoso, 303).

São três grandes instalações que fazem um convite para pensar a necessidade de preservação dos recursos hídricos e a poluição das águas. A exposição faz parte da 14ª edição do Swan ExpoArte e tem curadoria do artista plástico André Venzon.  


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko