Rio Grande do Sul

VIDA DAS MULHERES

Themis comemora seus 30 anos em defesa dos direitos das mulheres

Diversos eventos durante todo o mês de março marcarão o aniversário de três décadas de atuação da organização

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Themis criou uma ampla rede de ativistas comunitárias que atuam para o apoio a mulheres e o enfrentamento da violência - Foto: Divulgação/ Themis

Neste 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, a Themis completa três décadas de atuação. A organização programou diversos atividades durante todo o mês para marcar o aniversário de 30 anos, com ações em diferentes regiões de Porto Alegre e Canoas. 

A Themis completa três décadas de atuação na promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres. Segundo recorda, a organização criou uma ampla rede de ativistas comunitárias que atuam para o apoio a mulheres e o enfrentamento da violência. Desde a sua criação, em 1993, a organização feminista e antirracista desenvolveu programas de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), trabalhadoras domésticasJovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs). Também participou do consórcio de organizações que debateu e propôs a Lei Maria da Penha.

Mais informações através do e-mail [email protected].

Confira a programação:

Quarta-feira (8)

Estação Themis, das 7h às 12h, na Estação Mercado do Trensurb (apoio do SindiMetrô/RS);

Quinta-feira (9)

Serviço de Informação à Mulher (SIM) itinerante na Lomba do Pinheiro, das 9h às 13h, na Parada 16 da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, em frente a lotérica). Organização: SIM Lomba do Pinheiro;

Roda de Conversa sobre direitos das mulheres e meninas, às 14h, no CAPS AD Glória Cruzeiro Cristal (Rua Raul Moreira, nº 253). Organização: SIM Cruzeiro e CAPS;

Palestra sobre os direitos das mulheres e meninas, às 14h, Escola José Mariano Beck (R. Joaquim Pôrto Vilanova, 135, bairro Bom Jesus).
Organização: SIM Leste e Escola José Mariano Beck;

Palestra sobre os direitos das mulheres e meninas, às 19h, na Escola Nossa Senhora de Fátima (Rua A, 15, Bairro Bom Jesus).
Organização: SIM Leste e Escola Nossa Senhora de Fátima;

Sexta-feira (10)

Seminário Tecendo Redes no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Inscrições neste link. Começa às 13h, na Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288, Prédio 6, 3° andar, em Canoas). Organização: SIM Canoas e Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Canoas;

Sábado (11)

Roda de Conversa sobre o 8M – Café da Manhã com as mulheres, a partir das 9h, no Centro Vida (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).
Organização: SIM Eixo Baltazar e Clube de Mães Jardim da Colina;

Terça-feira (14)

Seminário itinerante sobre a rede especializada de apoio à mulher, às 14h, no CRAS Rio Branco de Canoas (Rua Montenegro, 1057).
Organização: SIM Canoas, Comdim, CRM e CRAS Rio Branco;

Sábado (18)

Roda de Conversa sobre o 8M, às 9h, no SIM Cruzeiro (Rua Dona Otília, Travessa C, 165, Bairro Santa Tereza);

Sexta-feira (24)

Comemoração Themis 30 anos, a partir das 20h no Agulha Bar (Rua Conselheiro Camargo, 300, bairro São Geraldo, Porto Alegre). Ingressos em breve.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko