Rio Grande do Sul

TRANSPARÊNCIA

RS ganha painel que reúne informações sobre propriedades do estado

Ferramenta permite ver localização e características de imóveis como postos de saúde, escolas e delegacias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto partiu de sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), para ampliar a transparência e o acesso às informações do governo - Reprodução

O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta quarta-feira (3), o Painel de Imóveis do Rio Grande do Sul (rsimoveis.rs.gov.br/). A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com o apoio da Procergs, disponibiliza a localização dos imóveis de propriedade do estado, suas características e tipos de ocupação, como, por exemplo, postos de saúde, escolas e delegacias.

O projeto começou a ser desenvolvido em junho de 2021, após sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), para ampliar a transparência e o acesso às informações do governo. O site foi baseado em uma ferramenta similar utilizada com sucesso para gestão de leitos da covid-19 pela Secretaria da Saúde.

Ao acessar o painel, é possível conferir o estado possui 12.647 imóveis em todo o território gaúcho. A maioria fica em zona urbana, totalizando 8.277. Na zona rural encontram-se 4.370. Do total, 9.393 estão destinados, enquanto 3.254 não estão. Com a aplicação de filtros, é possível verificar imóveis por município, tipo de ocupação, se tem autorização para venda, entre outros.

"Patrimônio imobiliário é também recurso público. Termos o domínio dos dados dos imóveis do Estado permite consolidar os mecanismos de transparência e acesso à população, além de fornecer ao governo os instrumentos adequados para planejar e promover uma gestão cada vez mais eficaz", destacou o governador Eduardo Leite (PSDB), durante o evento de lançamento no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. 

Segundo o governo, a implantação de um novo padrão de cadastro e a inserção de imagens dos imóveis estão no horizonte de aprimoramento do portal.

“Nós temos que evoluir, pensar no futuro. Somos um Estado pujante, que trabalha e que pode muito mais. Quero saudar a toda a equipe pelo trabalho realizado e que possamos divulgar, levar isso adiante, para o maior aproveitamento das áreas”, afirmou o presidente do TCE-RS, Alexandre Postal.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira