Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdF RS - 25 até 31 de maio

A última semana do mês de maio encerra com diversidade de eventos na Região Metropolitana de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dirigido pelo produtor audivisual Luis Ferreirah, "Ọbàtálá" tem direção de arte de Vanessa Rodrigues e direção de produção de Silvia Abreu - Foto: Vinícius Angeli

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.



Índice

Cinema:

Música:

Teatro e dança:

Exposição e oficina:

Festa e ar livre:


Longa sobre Daniel Marques estreia no Cine Bancários

O longa-metragem “Diga o que quiser! eu vou ser feliz à beça!", dirigido por Renato Candido, entra em cartaz nesta quinta-feira (25) no CineBancários, em Porto Alegre. O documentário, produzido em 2023, celebra a vida do jovem poeta, ativista, preto e periférico Daniel Marques, que se suicidou em 2017, e traz questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra. É uma leitura de todo um sistema de exclusão racial e os efeitos nefastos na saúde desta população.

O filme é distribuído pela Borboletas Filmes & Pombagens que faz sua estreia em um circuito comercial. “Estamos extremamente empolgades com essa conquista, ao lado de Renato Candido e de todos os agentes envolvidos na produção da obra”, revela a CEO da empresa, cineasta Camila de Moraes. No sábado (27), o diretor Renato Candido estará no CineBancários para um bate-papo após a exibição do filme.

Confira a programação completa da semana no site. O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Show "Canções de punhos cerrados" no Instituto Josué de Castro

O Instituto de Educação Josué de Castro e o Instituto Koinós convidam para o show "Canções de punhos cerrados". Acompanhado do percursionista Giovanni Bert, Santiago Neto (Sombrero Luminoso) canta canções de artistas cubanos, chilenos, argentinos e brasileiros que embalaram as décadas que se estendem desde o despertar da revolução cubana, os anos de instalação de ditaduras na América Latina à resistência e a retomada da democracia.

O show acontece no sábado (27), às 19h30. O Instituto fica no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (Rua do Progresso, 1000, Estrada Santa Fé).


"Sábado tem Função" na Cinemateca Capitólio

No próximo sábado (27), das 16h às 18h, a Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) em parceria com a oficina de saúde e trabalho GerAçãoPoa e a Cinemateca Capitólio promovem a feira-festa-cultural "Sábado tem Função", no 2º andar da Cinemateca.

Esta edição comemora o sexto aniversário da Loja GerAçãoPoa e terá a apresentação do Coral Euterpe da Nova Acrópole cantando MPB, também terá o lançamento do livro "Ensaio sobre o Grito", com o autor Rafael Valles.


Cinemateca Paulo Amorim

Até o dia 31 de agosto, a Cinemateca Paulo Amorim apresenta o filme iraniano "Sem Ursos", na Sala Paulo Amorim, na sessão das 17h. O filme dirigido por Jafar Panahi tem classificação de 14 anos.

Sinopse: Este é mais um longa que o diretor iraniano conduziu na clandestinidade, driblando a ordem que o impedia de trabalhar e circular pelo seu país depois que afrontou os líderes políticos e religiosos. Interpretando a si mesmo, o cineasta aparece isolado em um vilarejo do interior e, mesmo com uma internet precária, dirige a história de um casal que tenta imigrar ilegalmente para a Europa. Ao mesmo tempo, ele se vê em meio a uma discussão da comunidade sobre um casamento arranjado entre dois jovens. Com este filme, Panahi conquistou o prêmio especial do júri no Festival de Veneza de 2022.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio

Até o dia 8 de junho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra "A Roteirista Duras", com cinco filmes roteirizados pela autora Marguerite Duras entre 1959 e 1966, incluindo "Uma Tão Longa Ausência", de Henri Colpi, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1961, e "Hiroshima, Meu Amor", parceria com o diretor Alain Resnais lançada em 1959.

A mostra também apresenta uma sessão única e gratuita de "A Morte do Aviador Inglês", de Benoit Jacquot, composto por um breve relato da autora, registrado nos anos 1990, pouco antes de sua morte; e a ficção contemporânea "Eu Quero Falar Sobre Duras", de Claire Simon, em torno do relacionamento da autora com Yann Andreá.

No domingo (28), às 17h30, a programação apresenta uma sessão especial de "Hiroshima, Meu Amor", seguida de debate com a crítica de cinema Carla Oliveira e o programador Leonardo Bomfim. A sessão é uma realização da Aliança Francesa de Porto Alegre e tem o apoio da livraria Baleia. A mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.

Confira horários e condições de meia-entrada no site. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Lançamento do videoclipe "Ọbàtálá", de Dessa Ferreira e Ìdòwú Akínrúlí

"Ọbàtálá", o terceiro e último videoclipe do projeto "Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea", patrocinado pela Natura Musical, será lançado no Youtube nesta quinta-feira (25). Na sexta-feira (26), às 19h, haverá uma live de lançamento transmitida pela rede social da artista, tendo como convidado o músico e compositor Ìdòwú Akínrúlí.

Dirigido pelo produtor audivisual Luis Ferreirah, "Ọbàtálá" tem direção de arte de Vanessa Rodrigues e direção de produção de Silvia Abreu. O elenco, formado por personalidades da comunidade negra gaúcha, conta com a participação especial de uma das maiores autoridades do povo Yorùbá, Nigéria, o Araba Awo Ilobu do estado de Ọ̀ṣun, Babalawo Ifaniyi Alade Ojo, atual sumo sacerdote da cidade de Ilobu, seguindo a tradição milenar daquele povo. A música, o arranjo e a produção musical são de autoria de Dessa Ferreira e de Ìdòwú Akínrúlí, com participação de Dona Conceição. Destaca-se o coro formado por Dessa, Ìdòwú Akínrúlí, Agbage Dansaki, Gutcha Ramil e Kika Brandão.


OSPA Jovem faz concerto gratuito neste domingo

O conjunto orquestral mais avançado da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) estreia na temporada de 2023  no domingo (28), às 17h. A OSPA Jovem apresentará obras de Jean Sibelius, Heitor Villa-Lobos e Joseph Haydn na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, sob a regência do violinista, compositor e regente Arthur Barbosa. O ingresso é gratuito.

A apresentação acontece na Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501). O início do concerto é às 17h.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por OSPA (@ospabr)


Estância em Hip Hop na Praça da Nova Estância

No próximo domingo (28), a Secretaria de Educação e Cultura de Estância Velha promove o "Estância em Hip Hop". O evento ocorre na Praça da Nova Estância, a partir das 13h com muitas apresentações. As atividades começam às 13h e vão até as 18h.


Rolê fotográfico na Praça do Imigrante de Novo Hamburgo

O Comitê Pagu, coletivo cultural que promove eventos artísticos e culturais na cidade de Novo Hamburgo, organizará um rolê fotográfico na Praça do Imigrante, no sábado (27), às 14h.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas em fotografia, independentemente do nível de experiência. Durante o rolê fotográfico, os participantes terão a oportunidade de explorar a Praça do Imigrante, um importante ponto turístico e histórico da cidade, e capturar momentos únicos em suas fotografias. O objetivo é que todos possam se divertir enquanto tiram fotos e aprendem uns com os outros.


Cia. Outro Dances apresenta espetáculos "Bitch" e "Cães"

O grupo pelotense Outro Dances vai estar em cartaz em Porto Alegre pela primeira vez e a estreia será em dose dupla. Nos dias 26 e 27 de maio, a trupe vai encenar os espetáculos "Bitch", às 19h30min, e "Cães", às 21h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico). Haverá intervalo entre as sessões e os ingressos variam de R$ 70 a R$ 20 com venda antecipada pela internet.

Desenvolvidas por Alexandra Dias, as montagens mesclam dança e teatro e compõem as duas primeiras produções da Trilogia Antropofágica. Com interpretação de Maria Falkenbach, Bitch é uma entidade mulher-canina. O trabalho busca reposicionar a palavra "cadela" como um termo que visa atingir mulheres de forma depreciativa. Já "Cães" explora questões propostas em Bitch nos corpos masculinos e tem o elenco formado por Alêxander Christopher Pereira Garcia, Alliyellow, Linfoout, Jeferson Cabral e Denisson Cosseres.


"Jovelina: Pérola Negra do Pagode", show de Natália Santos no Teatro Sinduscon/RS

A cantora, sambista e compositora Natália Santos retorna ao Teatro Sinduscon/RS para apresentar o show "Jovelina: Pérola Negra do Pagode" na abertura do projeto "O Samba é meu dom - 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS", que este ano terá uma temporada comemorativa, alusiva aos dez anos, com diversos artistas do RS homenageando artistas brasileiros de todos os tempos.

O show de abertura será nessa quinta-feira (25), às 20h. O Teatro fica na Av. Augusto Meyer, 146, Porto Alegre. A entrada é franca.


CCMQ inaugura exposição (Des)Monta, de Lai Borges

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) abre a exposição (Des)Monta, do artista Lai Borges, na sexta-feira (26), às 18h. O evento será no Espaço Maria Lídia Magliani, no 5º andar da CCMQ, e terá a presença dos DJs 598 quadrados b2b Hukria. A exposição ficará em cartaz até 9 de julho.

A exposição (Des)Monta é composta por duas instalações e uma série de imagens que mostram o cotidiano de Borges, que incorpora a drag La Angel Cuir. O artista analisa o processo de montagem e desmontagem de sua drag, colocando em imagem o que fica, o que é o resto, o resíduo e os vestígios que sobrevivem da performance – drag, humana e de gênero.

Como atividades paralelas à exposição, o artista oferecerá duas oficinas, uma voltada para o público infantil e outra para o público adulto. Os maiores de 18 anos poderão participar da Oficina de Maquiagem Experimental, que oferece um momento de experimentação em maquiagem criativa, nos dias 17 e 24 de junho. Já para os pequenos, no dia 1 de julho, a Oficina Criando Monstrinhos convida as crianças para um mergulho no universo lúdico e imaginativo da infância, propondo brincadeiras de se fantasiar de personagens, criaturas, heroínas, fadas e vilões.


Luiza Hellena canta sua história no Ecarta Musical

"Luiza Hellena, uma voz" é o nome do show da cantora e compositora no projeto Ecarta Musical no próximo sábado (27), 18h, com entrada franca na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre).
 
A artista de 78 anos interpreta 14 canções autorais e de grandes compositores, dialogando com sua trajetória de vida e o samba. Vem acompanhada de Silfarnei Alves, no violão, Heleno na percussão e o músico e pesquisador Paulinho Parada na produção.
 
No repertório, composições próprias como “Justiça” e “Lupi sua arte, sua glória”, e de compositores, como Túlio Piva, João Nogueira, Gonzaguinha, Lupicínio Rodrigues, Pixinguinha, Arlindo Cruz, Candeia, entre outros.
 
Integrante da Velha Guarda da Praiana, escola de samba mais antiga e tradicional de Porto Alegre, reconstitui nomes emblemáticos para a escola, como Zé Gomes e Zé Grande, nas canções “Janaína e a Festa de Reis” e “As alegrias da vida”.


Edição: Katia Marko