Rio Grande do Sul

Celebração

Mercado Público de Porto Alegre recebe exposição de arte afro-brasileira

Feira que comemora Dia e Semana do Bará do Mercado inicia nesta segunda-feira (12) e pode ser visitada das 10h às 17h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Celebração do aniversário do Bará, um dos principais orixás do candomblé, é uma forma de homenagear as raízes africanas da capital gaúcha - Foto: Ederson Nunes/CMPA

Em comemoração ao Dia e Semana do Bará do Mercado Público de Porto Alegre, inicia na próxima segunda-feira (12) a primeira Exposição de Artes Afro-Brasileiras. A mostra que segue até o dia 17 de junho poderá ser visitada das 10h às 17h no local.

A organização é do Coletivo Temperadas, composto por 21 empreendedoras e que visa a inclusão de artesãos, mulheres negras, pessoas com deficiência, jovens estudantes de periferia, pessoas LGBTQIA+ e mulheres de periferias, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC).

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento local, fortalecer a economia comunitária, contribuir para o equilíbrio ambiental e promover o desenvolvimento econômico sustentável de artesãs locais que tenham produtos de orixás e temáticas afro-brasileiras.

Durante a feira será feita uma ação de empoderamento para mulheres por meio da oficina de turbantes, além da doação de 30 turbantes. Também será feito um seminário sobre afro-empreendedorismo em Porto Alegre.

Bará do Mercado

A celebração do aniversário do Bará, um dos principais orixás do candomblé, é uma forma de homenagear as raízes africanas da capital gaúcha. O Mercado Público é uma referência para o universo afro-religioso da cidade e do estado. Construído por negros escravizados, o Mercado carrega grande força mística, atribuída ao axé do Bará mais antigo da cidade.

A importância simbólica que o Mercado tem para os seguidores das religiões afro-gaúchas se dá pelo fato de acreditarem que no “cruzeiro” central do prédio esteja assentado o Orixá Bará, que na concepção africana, é a entidade que abre os caminhos, sendo também o guardião das casas e cidades.


Edição: Marcelo Ferreira