Rio Grande do Sul

Celebração

Grupo Afro-Sul de Música e Dança comemora 50 anos a partir deste domingo (26)

Cortejo da início ao ano de festejos do cinquentenário do grupo porto-alegrense de valorização da cultura negra

Brasil de Fato | Porto Alegre |
História do grupo com atuação cultural e social começou em 1974, quando um grupo de jovens negros decidiu criar uma banda musical - Foto: Tuane Eggers

O Grupo Afro-Sul de Música e Dança, instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão em Porto Alegre, está completando 50 anos. Para celebrar as cinco décadas, a agremiação promove, neste domingo (26), um cortejo pelas ruas da cidade.

:: “O que a gente construiu com o Afro-Sul nesses 50 anos não tem preço”, afirma Paulo Romeu ::

A concentração do cortejo será na Praça das Nações, no bairro Jardim Botânico, a partir das 17h. A saída será às 18h em direção ao Afro-Sul Odomode, que fica na Av. Ipiranga, 3850. Ao chegar, ocorrem diversas atividades, como o lançamento do disco e livro do Mestre Paraquedas, um dos mais importantes compositores gaúchos de todos os tempos, apresentação do Grupo Sopaparia e do Maracatu Truvão.

Para além de toda a sua história, o grupo preparou uma série de comemorações que iniciam neste novembro e seguem até novembro de 2024. Estão previstas homenagens, atividades para adultos e crianças, criação e apresentação de um novo espetáculo e muito mais.

“Tendo a mestra Iara Deodoro e o mestre Paulinho Romeu como suas grandes referências, o Afro-Sul Odomode está de portas abertas, como um grande quilombo, para receber todos aqueles que encontram na cultura afro-brasileira um combustível para a alma”, destaca o grupo. 

História do Grupo

Tudo começou na Porto Alegre de 1974, quando um grupo de jovens negros decidiu criar uma banda musical a fim de participar de um festival. O objetivo era enaltecer a cultura negra, a luta contra o racismo e a divulgação da história e da música negra através de seus espetáculos. O grupo prosperou e, ao longo de décadas, desenvolveu atividades como dança, música, moda, gastronomia, capoeira e vivências afro-brasileiras retratando a cultura afro-gaúcha para além das fronteiras do RS e até mesmo do Brasil, com apresentações internacionais.

Nas décadas seguintes à sua criação, o Afro-Sul assumiu a direção da Escola de Samba Garotos da Orgia, tradicional escola porto-alegrense, fundada em 1980, consolidando sua ligação profunda e respeitosa com o carnaval. Foi aí que surgiu todo o projeto social baseado na cultura negra que hoje é a linha mestra do grupo, com a missão de fortalecer e qualificar iniciativas de resgate da cidadania através da arte e da cultura afro-brasileira e suas origens. A escola Garotos da Orgia assumiu uma identidade mais ampla e passou a se chamar "Sociedade de Ação Social, Recreativa, Beneficente, Cultural e Bloco Afro Odomode", onde hoje são oferecidas oficinas para todas as idades, dos mais diversos segmentos da arte, além de shows e eventos variados.

Compartilham desse espaço o grupo artístico Cia de Música e Dança Afro-Sul; a Escola de Dança Afro-gaúcha; a Clínica de Percussão; o Ponto de Cultura Odomode, em parceria com o Ministério da Cultura; o Projeto Cultural nossa Identidade, que atende crianças de 4 a 13 anos; as Escolas Preparatórias de Dança, a Cia Jovem de Dança e Cia Municipal de Dança de POA, em convênios com a Prefeitura de Porto Alegre; o projeto Atividade Não Tem Idade, voltado ao público 50+; o Movimento Lanceirinhos Negros, que combate o apagamento histórico do negro no RS através e letramento racial infantil, entre outras iniciativas.

A instituição atende atualmente crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos e idosos e suas respectivas famílias, desenvolvendo um espaço de criação e valorização suas potencialidades. Sempre com a perspectiva afrorreferenciada e desenvolvida através do afeto.

“Muitos talentos do carnaval e da cena artística de Porto Alegre foram descobertos no seio do grupo Afro-Sul, tendo seus bailarinos e músicos despontado dentro e fora do Brasil, de forma independente ou em diversas Escolas de Samba do país, exercendo postos como porta-estandarte, porta-bandeira, mestre-sala, passistas, coreógrafos, ritmistas, mestres de bateria, compositores. E o reconhecimento deste trabalho chega forte no ano de seu cinquentenário, com a homenagem da Escola de Samba Realeza que irá apresentar no Carnaval 2024 o enredo 'Alma Negra - Um pedaço da África no Afro-Sul do Brasil', que terá lançamento no Odomode dia 19 de novembro, abrindo as comemorações”, destaca.

Confira a programação/lançamento do ano do cinquentenário:

26 de novembro de 2023

17h – Concentração para a saída/arrastão do Bloco Afro-Sul Odomode

O bloco parte da Praça das Nações, às 18h, no Jardim Botânico, até a sede do Odomode, na Av. Ipiranga, onde uma série de atrações esperam o público, entre elas o lançamento do disco e livro do Mestre Paraquedas, um dos mais importantes compositores gaúchos de todos os tempos, apresentação do Grupo Sopaparia e do Maracatu Truvão.

Em 2024

  •  Fevereiro – apresentação da S.B.R. Realeza no Carnaval de Porto Alegre, com tema em homenagem ao Afro-Sul

  •  Março – lançamento da série sobre os 50 anos com relatos de seus integrantes

  •  Abril – feijoada

  •  Maio – chá da mãe preta Negra África

  •  Junho – festa junina

  •  Julho – jantar em homenagem a mulher negra

  •  Agosto – aula aberta em alusão ao dia municipal da dança afro

  •  Setembro – tradicional acampamento Lanceirinhos Negros

  •  Outubro – festa para as crianças

  •  Novembro – apresentação do Grupo Afro-Sul de Música e Dança


Edição: Marcelo Ferreira