Rio Grande do Sul

ATIVISMO DIGITAL

Encontro online marca retomada do Movimento Software Livre Brasil

Entre outros pontos, evento tratou da campanha do Software Livre no Plano Plurianual (PPA) do governo federal

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Software livre é desenvolvido e mantido colaborativamente, normalmente sem custo para usos, alterações e redistribuições - Foto: Pixabay

A fim de fortalecer a presença do software livre no país e promover políticas públicas relacionadas, o Movimento Software Livre Brasil realizou reunião virtual, na última quarta-feira (14). Cerca de mil pessoas acompanharam a atividade, considerada o "encontro de união e reconstrução" do movimento, como brincou o ativista de software livre Marcelo Branco.

Durante o evento, diversos tópicos foram abordados, com destaque para a importância da campanha do Software Livre no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. A proposta busca restabelecer as políticas públicas de incentivo ao software livre no governo, incluindo a adoção de ferramentas livres e o desenvolvimento de arranjos produtivos eficientes em sintonia com governos locais.

Essa iniciativa, conforme explica o movimento, visa enfrentar desafios relacionados à cultura digital baseada em ferramentas proprietárias e fortalecer a autonomia tecnológica do Brasil.

A reunião contou com a participação de lideranças do movimento Software Livre, representantes do governo, desenvolvedoras, empresas e diversos participantes da comunidade, todos engajados na busca por soluções que promovam a inclusão digital, a autonomia tecnológica e a inovação. Durante o encontro, a proposta do Software Livre no PPA recebeu mais de 200 votos e continuou crescendo, demonstrando o apoio e o engajamento dos participantes.

A transmissão do evento foi realizada com a infraestrutura livre da Casa de Cultura Tainã e Rede Mocambos, com o apoio da Comunidade BigLinux, do Instituto Mutirão e de outras pessoas e coletivos comprometidos com a causa do software livre.

“Essa colaboração exemplifica o espírito de trabalho em rede e solidariedade que permeia o movimento”, diz o movimento. “Com a participação ativa e engajada de centenas de pessoas, o evento demonstrou a força e o potencial do software livre como ferramenta de empoderamento e transformação social”, complementou.

Depois da reunião, Isabella Moreira compartilhou sua satisfação com a reunião. "Foi ótimo esse encontro!!! Agora é mobilizar encontros menores não só por regiões ou estados, mas acredito que por temáticas e pautas também", disse.

Filipe Saraiva, mesmo com compromissos familiares, destacou a importância do evento. "Pude acompanhar partes da live, também estou no maior corre familiar por aqui, e gostaria de parabenizar a tod@s pois foi muito boa e energizante! Temos que seguir com essa vontade de fazer o software livre voltar a avançar no Brasil."

Clara Costa expressou sua empolgação com o espaço proporcionado pela reunião. "Foi incrível o espaço de hoje! Eu tive que sair por motivos pessoais, mas as falas que pude acompanhar foram incríveis", afirmou.

Para mais informações sobre o Movimento Software Livre Brasil e a campanha do Software Livre no PPA, visite o canal no Telegram.


Edição: Marcelo Ferreira