Rio Grande do Sul

SEM MANUTENÇÃO

Vereadores constatam vazamentos e fissuras nas paredes da Casa de Bombas em Novo Hamburgo

Parlamentares solicitaram laudos técnicos à Secretaria Municipal de Obras sobre a infraestrutura das instalações

Brasil de Fato | Novo Hamburgo |
Comitiva realizou vistoria na Estação de Bombeamento de Águas, conhecida como Casa de Bombas, localizada no Bairro Santo Afonso em Novo Hamburgo - Foto: Gabriele Soares/ Gabinete Enio Brizola

Uma comitiva formada pelos vereadores Enio Brizola (PT), Cristiano Coller (PTB), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP) e Lourdes Valim (Rep) realizaram, na manhã da segunda-feira (19), uma vistoria na Estação de Bombeamento de Águas, conhecida como Casa de Bombas, localizada no Bairro Santo Afonso em Novo Hamburgo. 

A comitiva de vereadores se deparou com uma situação de sucateamento e de precarização dos equipamentos. Das sete bombas existentes, apenas três estavam em funcionamento, sendo uma na capacidade normal (600A) e as outras muito abaixo da capacidade normal de bombeamento, com dificuldade perceptível pelos atritos e oscilações de eixo. 


A comitiva de vereadores se deparou com uma situação de sucateamento e de precarização dos equipamentos / Foto: Gabriele Soares

Além disso, foi verificado que os flaps (comportas) também não estão impedindo a entrada de água, como deveriam se funcionassem adequadamente. Essa situação, somada ao subfuncionamento das bombas, faz com que o volume bombeado seja baixo e também com que o sistema não cumpra a suas principais funções: 1) flaps: barrar a entrada das águas e 2) bombas: devolver as águas para o rio em quantidade suficiente para reduzir e até evitar os alagamentos no bairro Santo Afonso e em toda a região do entorno. 

Também foram constatados pelos vereadores vazamentos e fissuras nas paredes. O grupo solicitou laudos técnicos à Secretaria Municipal de Obras sobre a infraestrutura das instalações. Também protocolaram, em nome dos cinco vereadores, um Requerimento de Informações ao Poder Executivo.

Históricos e testemunhos da comunidade relatam e confirmam que o sistema de bombeamento da casa de bombas quando opera a pleno impede que ocorram alagamentos dessa proporção no bairro. Segundo os parlamentares, serão propostas medidas para apurar a responsabilidade pelo mau funcionamento dos equipamentos que são públicos e que deveriam prestar à população o serviço para o qual foram projetados.

"O seu subfuncionamento, com menos da metade da capacidade original, expõe a população da região a uma situação de perdas econômicas (materiais, alimentos, medicamentos, agasalhos, dias de trabalho), a condições prejudiciais à saúde física e mental diante de tantas perdas e da precarização da vida. Exigimos urgência na manutenção dos equipamentos, pois ainda estamos no início do inverno. Pelo bem da população, queremos providências já!", declararam os vereadores.

Denúncia ao Ministério Público

Nesta terça-feira (20), os parlamentares acionaram o Ministério Público para apurar responsabilidades pelo funcionamento precário da Casa de Bombas no Bairro Santo Afonso.

Além do relatório da vistoria, foram anexados na denúncia fotos das bombas que estavam em funcionamento e das máquinas que estavam desativadas. Registros de infiltração nas paredes com rachaduras, fiações expostas e vazamentos nas juntas das tubulações.

Segundo o vereador Brizola, também foram anexadas as declarações públicas da Prefeitura, matérias dos jornais locais sobre o funcionamento da Casa de Bombas e cópia do Requerimento Nº 958/2023, em tramitação na Câmara Municipal, que solicita informações ao Poder Executivo sobre ações de manutenção e reformas de equipamentos e de infraestrutura na Casa de Bombas nos últimos dez anos.

:: Comunidades da região Nordeste de São Leopoldo protestam contra a situação da casa de bombas ::

Moradores protestam em frente à Prefeitura de NH


Moradores protestam em frente à Prefeitura de Novo hamburgo nesta terça-feira (20) / Foto: Gabriele Soares

Moradores da região da divisa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, cujos alagamentos foram agravados pelo mau funcionamento da casa de bombas, voltaram a se manifestar nesta terça-feira (20), dessa vez em frente à Prefeitura de Novo Hamburgo. Eles reivindicaram um diálogo para buscar solução.

O vereador Brizola mediou uma reunião de moradores representantes da comunidade da Vila Palmeira com o diretor da Comur, responsável pelo serviço da Casa de Bombas. Os moradores falaram sobre as perdas que a comunidade teve e convidaram o diretor para ser o interlocutor para ajudar a fazer um diálogo entre as prefeituras. "Mas deixamos claro que a responsabilidade continua sendo da prefeita de NH em resolver de forma rápida a questão da manutenção na Casa de Bombas", salientou o parlamentar.


O vereador Brizola mediou uma reunião de moradores representantes da comunidade da Vila Palmeira com o diretor da Comur / Foto: Gabriele Soares

O Brasil de Fato RS entrou em contato com a Prefeitura de Novo Hamburgo solicitando um posicionamento. Até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto.

Posicionamento da prefeitura de Novo Hamburgo

"A Prefeitura de Novo Hamburgo lamenta que São Leopoldo vem utilizando politicamente a Casa de Bombas de Novo Hamburgo como meio para desviar a atenção de eventuais dificuldades que tem enfrentado para atender sua comunidade nesse momento em que muitos enfrentam perdas irreparáveis e que a união de esforços deveria ser o principal objetivo de todos. Novo Hamburgo volta a insistir que o fato de São Leopoldo ter retirado o gradil que retinha o lixo na sua própria bacia de contenção, fazendo com que todo este resíduo venha diretamente para a Casa de Bombas no lado hamburguense, é um dos principais causadores de constantes danos no maquinário. E lamenta que, mesmo diante deste evidente problema, São Leopoldo se recusa a recolocar o gradil. Isso tudo, além do fato do município vizinho ter construído um conjunto habitacional popular justamente em sua bacia de contenção, reduzindo significativamente sua área da bacia em prejuízo dos moradores de ambas as cidades. Por fim, enfatiza que Novo Hamburgo conta com servidores 24 horas por dia na Casa de Bombas, atuando tanto na manutenção dos equipamentos quanto na limpeza deste lixo", informa Dario Panzenhagen, Diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Novo Hamburgo RS.

 


Edição: Katia Marko