Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Reunião busca consolidação e instalação de novos Institutos Federais em Porto Alegre

Parlamentares organizaram atividade na sexta-feira (7), na Assembleia Legislativa, para fomentar o debate

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em seus mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff aumentaram de 140 para 680 as instituições federais - Foto: Claudio Fachel

Promovida pelos mandatos da deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), do deputado estadual Leonel Radde (PT) e do vereador Aldacir Oliboni (PT), aconteceu nesta sexta-feira (7), a Reunião Pública sobre Consolidação e Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Atividade teve como objetivo mobilizar a qualificação e expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na capital gaúcha. 

O encontro contou com a presença do representante da secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Alexandre Vidor, do reitor do IFRS, Julio Heck, do diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barrichello, da diretora do Colégio Mesquita, Claudete Oliveira, além de representantes de comitês populares, associações comunitárias, entidades e movimentos ligados à educação em Porto Alegre e no estado. 

Novos campi do IFRS em Porto Alegre

A reunião tratou da possibilidade de instalação de dois novos campi do IFRS em Porto Alegre, um na Zona Leste e outro na Zona Norte da Capital. Também se abordou a possibilidade de projetos para ampliar a cobertura territorial dos Campi já existentes, na Restinga e no Centro, com a possibilidade de projetos como polos e campi avançados em bairros com diferentes necessidades.

Também foi salientada a ideia de consolidar o que já existe, com recomposição orçamentária, novos concursos públicos, a fim de garantir o acesso e a autonomia da população à educação e bem promover o desenvolvimento das comunidades e das juventudes. A educação profissional de excelência é o principal objetivo do projeto. “Estas duas regiões da cidade têm vocações diversas para o desenvolvimento”, destacou a deputada Maria do Rosário. 

Durante o evento, a deputada ainda ressaltou a importância e a necessidade da provisão de ensino médio integrado ao técnico, aumento das vagas do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, através do programa EJA/EPT, e sobretudo, a possibilidade de expansão da cobertura educacional em locais de alta densidade populacional de Porto Alegre. 

A deputada Maria do Rosário destacou ainda que com o atual projeto de desenvolvimento econômico do Brasil, é preciso ampliar o acesso a educação profissionalizante para a juventude do país. “Carregamos a causa de um Brasil democrático e que possa romper com todas as barreiras que têm travado seu desenvolvimento econômico e humano. O presidente Lula incumbiu o MEC de organizar um sistema de educação que vincule educação e trabalho. Os IFs unem no mesmo projeto de educação a ciência e a tecnologia, associada ao desenvolvimento local como parte de uma grande rede de educação profissional e tecnológica”, ressalta. 


"Os IFs unem no mesmo projeto de educação a ciência e a tecnologia, associada ao desenvolvimento local como parte de uma grande rede de educação profissional e tecnológica”, ressalta Maria do Rosário / Foto: Claudio Fachel

Em seus mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff aumentaram de 140 para 680 as instituições federais de ensino profissional, técnico e científico no país, com o entendimento de que o acesso à educação de qualidade também é a garantia de um futuro de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda para a população. 

Ainda há muitas demandas e trabalho a serem desenvolvidos para a expansão dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul. Os municípios que buscam a ampliação e instalação de IFs aumenta a cada dia, como em Torres, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Santa Maria, Rosário do Sul e diversos outros municípios gaúchos.


Edição: Katia Marko