Rio Grande do Sul

VIDA DAS MULHERES

Jessica Lein e Marina Silveira falam sobre mídias digitais e racismo em encontro na Bahia

Oficina acontecerá durante o Seminário de 15 Anos da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência em Salvador

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento que acontece entre os dias 20 e 23 de julho de 2023, tem entre seus objetivos refletir a atuação da da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência - Foto: Divulgação

As alvoradenses Jessica Lein e Marina Silveira irão ministrar oficina durante o Seminário Nacional de15 Anos da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia. Atividade irá acontecer no dia 21 de julho, às 13h30, na UFBA campus Ondina, na cidade de Salvador, Bahia. O encontro tem caráter alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Caribenha.
 
O evento que acontece entre os dias 20 e 23 de julho de 2023, tem entre seus objetivos debater, refletir a atuação da organização nesses 15 anos, além de traçar novas estratégias de fortalecimento. Jessica e Marina irão ministrar a oficina “Mídias digitais no enfrentamento ao racismo e violência racial”.

Neste encontro, irão se reunir cerca de 150 lideranças de mulheres negras dos 27 estados da federação, além de 10 lideranças de mulheres negras da América Latina, durante quatro dias para juntas pensar mecanismos de resistência diante da conjuntura apresentada, que visa as perdas de direitos e retrocessos históricos, e, que neste contexto estão inseridas de forma visceral a sobrevivência das mulheres negras. 

Para as palestrantes gaúchas, o discurso de ódio, ataques ao Estado democrático de direito, aumento dos casos de feminicídio e o endurecimento do racismo em curso em nosso país, não podem de forma alguma serem naturalizados como fenômenos sociais. "Precisamos aprofundar nossas análises sobre os mesmos e buscar formas contundentes de assegurar as relações de respeito e boas convivências, pois somos um país plural e diverso desde sempre", afirmam.

“As Mídias Sociais têm um papel fundamental no enfrentamento as desigualdades raciais, é importante que se crie cada vez mais estratégias eficazes de combate ao racismo através destas mídias. Sabemos que muito tem se utilizado as redes sociais como um instrumento de denuncia em casos de crime de racismo e injuria racial, porém também sabemos que muitos ataques de crimes de ódio partem das mesmas, por isso essa oficina tem grande relevância e importância. É preciso capacitar e informar sobre o uso das Mídias Sociais como instrumento de luta e promoção à igualdade racial”, afirma a comunicadora Marina Silveira.

“Estou muito feliz por poder levar um pouco de meu conhecimento para as mulheres negras de outros estados, entendo que enquanto mulheres negras, moradora de uma cidade periférica, a troca de saber é fundamental para que possamos romper as barreiras das desigualdades sociais, principalmente o racismo que é algo que permanece enraizado em nossa sociedade”, destaca a historiadora Jessica Lein. 

Sobre as palestrantes gaúchas 

Jessica Lein, tem 30 anos, é moradora do Bairro Umbu na cidade de Alvorada, graduada em História, pós-graduada em Sociologia, pós-graduanda em Psicopedagogia, Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais e graduanda em Pedagogia. Cantora, atriz, poetisa atualmente bailarina e professora de dança africana e afro-brasileira do Grupo de Cultura e Dança Afro-Axé Delê; Presidenta da Organização Comunitária Guerreiras Negras Oromi Delê, conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural de Alvorada /RS, titular no segmento Afro; Professora do Centro Cultural Africano e Beneficente Manoel Ireno Cardoso Filho, educadora Social do Centro da Juventude de Alvorada; Embaixadora do Projeto Nova Geração do Instituto Caldeira; CEO da Afro Cursos e Agência Ìtàn, percussionista do Coletivo Pretambor, palestrante da cultura afro e tecnologia.

Marina Silveira, tem 30 anos, é moradora do Bairro Stella Maris na cidade de Alvorada, Mestranda em Comunicação na PUCRS, bolsista pelo PDPG-ALTERIDADE (programa de pós-graduação alteridade na pós-graduação), vinculada ao projeto Políticas de permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas que estudam na Pós-Graduação em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas na região Sul, Centro-Oeste e Norte. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (2021), atua com comunicação, cultura e educação para juventude negra e mulheres negras de periferia.


Edição: Katia Marko