Rio Grande do Sul

FISCALIZAÇÃO

Agências reguladoras decidem por abertura de fiscalização sobre atuação da CEEE Equatorial

Conselheiros da Agergs e Aneel explicitaram as deficiências na prestação dos serviços da concessionária

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ao adquirir a CEEE-D, a Equatorial tornou-se responsável pelo atendimento de 1,8 milhão de pessoas em 72 municípios - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acolheu nesta quarta-feira (26) a indicação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) sobre a fiscalização imediata dos serviços prestados pela CEEE Equatorial. A Conselheira-Presidente da Agergs, Luciana Luso de Carvalho, em reunião com integrantes da Aneel, expôs a necessidade de ação fiscalizatória, reiterando a solicitação feita no mês de maio.

A reunião contou com a a presença dos conselheiros Paulo Roberto Petersen e Alexandre Porsse, além do Diretor-Geral Francisco de Araújo, e do Gerente de Energia e Gás Canalizado da Agergs, Alexandre Jung. O Diretor-Geral da Aneel não participou da reunião.

Luciana enfatizou a insatisfação generalizada com a CEEE Equatorial, relatando o testemunho de prefeitos, vereadores e usuários. Por sua vez Jung pontuou que houve descumprimento do plano de resultados, e que é preciso avançar nas ações regulatórias, passando à fiscalização da concessionária que pode levar à aplicação de novas multas.

:: Moradores fecharam rodovia federal em protesto contra Equatorial no Sul do estado ::

Da mesma forma, se observa a degradação de conjuntos elétricos, atendimento deficitário, falha na comunicação e ineficiência na atividade de poda de árvores, um dos maiores causadores de descontinuidade do fornecimento.

Os conselheiros Alexandre Porsse e Paulo Roberto Petersen cobraram ações de curtíssimo prazo, pois não é a primeira vez que este tipo de problema acontece, e a reação da Companhia frente à situação não corresponde ao esperado. Lembraram também que outros eventos climáticos severos estão previstos, e aparentemente se tornarão rotineiros.

Em nota, a CEEE Grupo Equatorial Energia afirmou que se reuniu com as agências para demonstrar as ações de enfrentamento aos problemas ocasionados pelo ciclone extratropical que impactou o estado nos últimos dias. O presidente da empresa, Raimundo Barretto Bastos, participou do encontro acompanhado pelo Superintendente Comercial, Sergio Ricardo de Andrade Oliveira; o Gerente de Regulação e Mercado, Lázaro Serra Soares Filho; e o Gerente Jurídico, David Abdalla Pires Leal.


Edição: Katia Marko