Rio Grande do Sul

PACIFICAÇÃO

Entidades promovem debate sobre guerra na Ucrânia e lançam movimento pela paz mundial no RS

Para os organizadores, conflito corre o risco de se transformar em uma conflagração mundial e inevitavelmente nuclear

Brasl de Fato | Porto Alegre |
Movimento que puxa o dbate é formado por diversas entidades e movimentos sociais - Divulgação

"Ucrânia: Paz ou III Guerra Mundial" é o título da mesa redonda que será realizada segunda-feira (4) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grade do Sul às 18h30. O debate será coordenado pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e terá a participação do historiador Paulo Visentini, da historiadora e integrante da Executiva Nacional do PSOL Bernardete Menezes, do ex-ministro Tarso Genro e do ex-deputado estadual Raul Carrion.

::Lula diz que 'nem Putin, nem Zelensky' estão prontos para discutir paz::

O objetivo principal do evento é lançar um amplo movimento pela paz e pela imediata abertura de negociações para se pôr fim ao conflito na Ucrânia. Guerra que, segundo os organizadores, corre o risco de se transformar em uma conflagração mundial e inevitavelmente nuclear.

Para Raul Carrion, "a paz é hoje um apelo da maioria dos povos do mundo". Segundo ele, "só aqueles que lucram com a guerra e a usam como um instrumento geopolítico de domínio do mundo se opõem à paz e apostam em uma escalada armamentista cada vez mais perigosa”.

Na ocasião, será lançado um abaixo-assinado pela PAZ, inclusive virtual. A atividade terá transmissão simultânea da TV Grabois, Rede Soberania, Brasil de Fato, Pão com ovo, Assufrgs e Sintergs.


 

Edição: Marcelo Ferreira