Rio Grande do Sul

FRANCISCANISMO

Frades Capuchinhos realizam seu Capítulo no RS e elegem novo governo provincial

Após três dias de estudo e orações, na região serrana do RS, Frei Álvaro Morés foi eleito Ministro Provincial

Brasil de Fato | Vila Flores (RS) |
Frades Capuchinhos se reuniram em Vila Flores para realização do seu Capítulo Provincial - Divulgação

Reunidos de 28 de agosto a 1º de setembro em Vila Flores, na região serrana do RS, os Frades Franciscanos Capuchinhos que integram a Província Sagrado Coração de Jesus, realizaram o XXV Capítulo Provincial. Com momentos de oração, convivência, partilha, fé e esperança, os frades escolheram o novo governo desta que é a primeira província capuchinha instalada na América Latina.

:: ‘A preocupação do Papa é reabilitar a relação da Igreja com os oprimidos’, afirma Ana Inés Latorre ::

Tendo como lema para o triênio 2023-2026 “Em fraternidade, peregrinos na esperança”, a tarefa de ministro provincial ficou a cargo do Frei Álvaro Morés. A tarefa de Vigário Provincial ficou com frei Irineu Trentin, como 2º conselheiro ficou frei Evaldo Valdir de Freitas, como 3º conselheiro ficou frei Alceu Ferronato e como 4º conselheiro ficou frei Daison Fermino de Sá. Participaram 60 frades, vindos de todas as fraternidades.

Frei Álvaro destacou que durante o XXV Capítulo Provincial, “tivemos a possibilidade de avaliar e olhar para frente e pensar o futuro, porque somos homens de fé e esperança”. Expressou que todos devem estar atentos aos sinais de Deus e à realidade do mundo. Frei Irineu agradeceu a confiança dos confrades e expressou o desejo de que “possamos dar testemunho de fraternidade, comunhão e levar adiante a missão”.

:: Papa Francisco afirma que Igreja deve ser um lugar para todos, em referência à comunidade LGBTQIAPN+ ::

Frei Alceu também agradeceu a confiança dos irmãos, e disse que o verdadeiro sentido da vida está em servir os irmãos. Já frei Daison em seu agradecimento mencionou a confiança manifestada pelos confrades ao acreditar na juventude, em quem está começando a caminhada.


Atividades envolveram momentos de irmandade, formação e muita espiritualidade / Divulgação

Importante trabalho para a igreja e para a sociedade

O novo governo terá a tarefa de administrar e coordenar uma província com mais de 150 frades, contando com 29 paróquias e várias áreas de atuação, como assistência social, meios de comunicação, escola de teologia e empreendimentos que geram recursos para a sustentação da missão da Província gaúcha.

Também faz parte da estrutura capuchinha uma custódia nos estados de Mato Grosso e Rondônia, contando lá com mais de 40 frades, responsáveis por oito paróquias. No exterior o destaque fica por conta de uma delegação no Haiti que completou 16 anos de atuação, sendo responsável por três paróquias onde atuam um frade gaúcho e mais 13 frades haitianos.

:: No Vaticano, Lula e Papa Francisco falam sobre paz no mundo ::

A nova coordenação ainda terá a tarefa de organizar seus secretariados, que irão apoiar nas frentes de atuação da Província, nas áreas do secretariado de formação e inicial, secretariado de comunicação, secretariado de animação vocacional, secretariado de administração e economia, assim como do secretariado de pastoral.

Frei Sílvio do Socorro de Almeida Pereira, responsável por presidir o Capítulo, agradeceu ao governo provincial cessante, que estava a cargo dos freis Nilmar Carlos Gatto, Evaldo Valdir de Freitas, Irineu Trentin, Claudelino Brustolin e Volmir Luis Warken. Fez especial menção ao trabalho realizado em um momento histórico muito difícil, se referindo à pandemia da covid-19. Acerca do período atual e seus desafios, expressou que “é preciso olhar e viver esse momento como um novo recomeço, olhando para a história e seguir”.


Lema para o triênio 2023-2026 é “Em fraternidade, peregrinos na esperança” / Divulgação

Perfil do novo governo provincial

Frei Álvaro Morés,  Ministro Provincial, com 59 anos, sacerdote, possuindo formação acadêmica em filosofia e teologia entre outras. Esteve à frente da província como conselheiro provincial por duas vezes e ministro provincial por dois triênios. Atualmente é diretor geral da Editora São Miguel e coordenador do setor de economia e Meios de Comunicação Social.

Frei Irineu Trentin, Vigário provincial 62 anos, é reeleito, ele é formado em Filosofia e mestrado em História da Igreja. Atualmente é Diretor e professor da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef).

Frei Evaldo Valdir de Freitas, Conselheiro Provincial, 57 anos, sacerdote, reeleito, formado em teologia e psicologia, trabalha na formação inicial da Província gaúcha, atualmente é mestre de noviços, em Vacaria.

Frei Alceu Ferronato, Conselheiro Provincial,  63 anos, irmão leigo, formado em teologia e administração, atuou muitos anos no setor de economia, por dois triênios foi conselheiro provincial, atualmente é superintendente da Tua Rádio Veranense e Maisnova termas da longevidade.

Frei Daison Fermino de Sá, Conselheiro Provincial, 31 anos, irmão leigo, mestrado em Teologia, atualmente é professor da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e coordenador do Secretariado de Formação, reside em Canoas.

Para saber mais sobre o Franciscanismo, acesse o site: https://www.capuchinhos.org.br/

* Com informações da Assessoria de Mídias da JPIC RS e Frei Vandrigo


Edição: Katia Marko