Rio Grande do Sul

LITERATURA

Feira do Livro de São Leopoldo inicia nesta quinta-feira (21)

Até 1º de outubro, evento traz atrações literárias, música, teatro e dança para públicos diversos de todas as idades

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
A 37ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos traz extensa programação para estudantes das escolas de São Leopoldo - Foto: Thales Ferreira

A 37ª Feira do Livro de São Leopoldo inicia nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 1º de outubro. Estão previstas diversas atrações literárias, música, teatro e dança para públicos diversos de todas as idades.

O tema da feira deste ano é “Uma cidade Viva Conta as suas histórias”, remetendo aos 200 anos de um universo plural de povos e etnias que formaram a cidade de São Leopoldo. A abertura oficial será na quinta, às 19h, no palco principal.

:: 'Biblioteca somente com livro na estante não se basta mais', acredita Ana Maria de Souza ::

O evento é realizado na Praça 20 de Setembro, conhecida Praça da Biblioteca. O horário de funcionamento das 8h às 21h. Haverá área coberta nos espaços de convivência, espaço de leitura de livros, arquibancada e praça de alimentação.

O investimento de R$ 3 milhões está previsto para a infraestrutura, apresentações artísticas, transporte e na estrela da feira: o livro. Esta edição teve um incremento com a ampliação do programa São Léo Mais Livros. Serão distribuídos 30 mil vales livros no valor de R$ 60,00 para estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino.

Os organizadores da Feira do Livro preveem um público de mais de 50 mil pessoas, entre estes 30 mil são estudantes das 49 escolas municipais. A programação conta com 64 apresentações artísticas para o público das escolas, com 8 apresentações diárias.

A patrona da feira de 2023 é Andrea Helena Petry Rahmeier – que foi professora da rede municipal – doutora em História, pesquisadora e escritora sobre a imigração no RS e sobre o período da 2ª Guerra Mundial com enfoque nas relações entre Brasil e Alemanha. O homenageado é Paulo Moreira, doutor em História, que já foi professor da Unisinos e funcionário do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Confira a programação:

 


Edição: Marcelo Ferreira