Rio Grande do Sul

MOVIMENTO ESTUDANTIL

União Estadual de Estudantes elegeu sua nova direção em congresso neste final de semana

O novo presidente é Alejandro Guerrero, um jovem negro de 23 anos, estudante de Letras na Universidade Federal do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estudantes de diversas universidades do Rio Grande do Sul elegeram a nova direção da União Estadual de Estudantes (UEE-RS) no congresso estadual que aconteceu na Ulbra, em Canoas - Foto: Victor A. Frainer

Neste fim de semana, estudantes de diversas universidades do Rio Grande do Sul elegeram a nova direção da União Estadual de Estudantes (UEE-RS) no congresso estadual que aconteceu na Ulbra, em Canoas.

A abertura foi na noite de sexta-feira (6) com encerramento no domingo (8), quando foi eleita a nova gestão. Na ocasião estudantes eleitos como delegados representantes de suas universidades votaram nas resoluções e na nova diretoria que passa a coordenar a UEE-RS nos próximos dois anos. O novo presidente é Alejandro Guerrero, um jovem negro de 23 anos, estudante do curso de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

:: Comunidade se mobiliza para evitar fechamento de escola em Porto Alegre ::

Desde 2019, este foi o primeiro congresso presencial da entidade que representa os estudantes universitários desde 1939. O evento contou com a presença de parlamentares e lideranças estudantis do estado e do Brasil em debates relacionados à educação. Participaram da mesa de abertura a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), a presidenta da UNE, Manuella Mirella, o vereador de Porto Alegre Giovani Culau (PCdoB), entre outras lideranças gaúchas.

A programação incluiu debates, mostras culturais, plenárias e atos políticos com a presença de deputados, entre eles Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e Matheus Gomes (PSOL), além de lideranças sindicais e reitores de universidades, como o da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rafael Henn.

O papel das universidades comunitárias foi um dos principais pontos de debate no congresso, com foco na defesa do “Meio por Cento”, que se refere ao artigo 201 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, segundo o qual o governo deve investir 0,5% da receita líquida de impostos no ensino superior público. De acordo com a lei já em vigor, esse valor deve ser investido no ensino superior comunitário por meio de crédito educativo e bolsas de estudos. Apesar da Lei, a política não tem sido aplicada e as universidades não recebem esse recurso.

:: Em reunião com MPRS, entidades pedem a revogação do Novo Ensino Médio no RS ::

“Somos estudantes de todo o Rio Grande, organizados e mobilizados para defender aquilo que acreditamos para avançar na popularização do ensino superior e na construção do Brasil e do Rio Grande do Sul”, disse Airton Silva, que encerrou seu mandato como presidente da UEE-RS neste domingo (9). Em seu discurso, Airton acrescentou sobre o período que esteve à frente da entidade. “Colocamos na centralidade o debate racial, a luta pelas cotas e aprofundamos a discussão das universidades comunitárias.”

Sobre Alejandro 

Sua militância em defesa da educação começou ainda na escola, quando entrou no movimento estudantil de Viamão. Ele foi vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no estado. Alejandro é o primeiro da sua família a acessar o ensino superior, resultado da política de cotas. 

Sobre os desafios da entidade no próximo período, Alejandro afirma que a gestão vai dar continuidade à luta por permanência estudantil e construir uma grande caravana em defesa da reforma universitária, além do debate sobre a importância da garantia do Meio Por Cento para as universidades comunitárias.


Edição: Katia Marko