Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdFRS - 9 a 16 de novembro 

Enceramento da Feira do Livro de Porto Alegre, festivais de cinema e música estão entre os destaques da agenda cultural

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Um dos destaques da agenda cultura é o espetáculo “Silvero interpreta Belchior”, em São Leopoldo - Foto: Adriana Marchiori

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:

 

Música:

 

Literatura:

 

Teatro e dança:

 

Exposição, artes Visuais e oficina:

 

Festa e ar livre:


"Tia Virgínia" estreia no CineBancários 

Nesta quinta-feira (9) estreia, nas sessões das 17h e das 19h do CineBancários, o longa "Tia Virgínia", protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso. Holtz dá vida à personagem título, uma mulher de 70 anos que nunca se casou e nem teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (vividas por Arlete Salles e Louise Cardoso), Virgínia mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. O filme se passa em um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca. "É um filme sobre irmãs na maturidade, sobre afetos e rancores que não se transformam com o tempo. Precisamos falar sobre família e sobre essa geração de mulheres que atravessou diferentes faces da sociedade e tem se reinventado constantemente", conta o diretor Fabio Meira.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca  Capitólio 

De 2 a 14 de novembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a segunda parte da mostra O Cinema é Ida Lupino e Nicholas Ray, com foco nos trabalhos de atuação de Ray e Lupino entre os anos 1940 e 1970. Na programação, filmes dirigidos por nomes como Raoul Walsh, Don Siegel, Robert Aldrich, Fritz Lang, Sam Peckinpah, Milos Forman, e uma sessão surpresa gratuita. O valor do ingresso é R$ 10,00.

Outro destaque é o documentário Plauto, Um Sopro Musical, a ser exibido neste sábado (11). Na ocasião haverá debate sobre a história do choro com o compositor e violonista Mathias Behrends Pinto.

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques na Cinemateca Paulo Amorim, da semana 9 a 12 de novembro está o filme A Bela América, do diretor António Ferreira, na Sala Eduardo Hirtz, às 19h. 

Lucas é um sujeito pobre que ganha a vida como cozinheiro – talento que herdou do pai. Depois que perde sua casa, ele cruza o caminho de América, uma mulher notável que está em campanha à presidência do país. Lucas se apaixona e resolve conquistar a bela candidata pelo estômago – mesmo que para isso tenha que arriscar a própria vida.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras. 


Sala Redenção apresenta mostra sobre movimento punk

Até o dia 17 de novembro, a Sala Redenção apresenta a mostra "Quero uma festa que não tenha Beatles". A programação exibe filmes que apresentam diferentes registros e perspectivas da contracultura punk, com foco em clássicos estrangeiros que marcaram a história do movimento e realizações locais atravessadas pelos seus ideais. 

O cinema universitário recebe a estreia de "A Casa das 7 Vampiras", da diretora Pomba Cláudia, no dia 10 de novembro, sexta-feira, às 19h, contando com um debate com o elenco e a equipe de produção do filme. Em seu encerramento, no dia 17 de novembro, sexta-feira, às 19h, a mostra exibe um filme surpresa (o primeiro filme punk da história), e promove um momento de troca de zines.

Todas as sessões têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

A Sala ainda segue com uma série de especiais e ciclos que podem ser conferidos no portal.


A Casa das 7 Vampiras / Foto: Divulgação


Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega a sua 11ª edição

Mais uma vez, Porto Alegre torna-se a capital brasileira do roteiro com o 11º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. O evento inicia sua segunda década consolidado como o maior do gênero da América Latina e reunirá 750 profissionais da indústria audiovisual.

O festival acontece de 13 a 17 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736). Serão cinco dias de palestras, laboratório de roteiros, rodada de negócios, pitchings, mostras de curtas e longas-metragens. Na quarta (15) será anunciada uma grande surpresa para o ano que vem, enquanto os premiados serão divulgados na noite de sexta. A programação completa está disponível em frapa.art.br

Com lotação esgotada para inscrições de profissionais da área, o FRAPA também oferece atividades abertas ao público em geral. Serão exibidos gratuitamente cinco longas e 11 curtas de todo o Brasil, além do lançamento de livros e a exposição inédita "Roteiros de uma Memória". A seleção de filmes destaca-se pela excelência de seus roteiros. No total, o evento contempla 85 atividades, 140 convidados e 800 reuniões na Rodada de Negócios. Mais de 900 projetos foram inscritos no Concurso de Roteiros e Argumentos.


Festival Varilux de Cinema Francês 

Entre esta quinta-feira (9) e o próximo dia 22 de novembro, o 14º Festival Varilux de Cinema Francês vai exibir em diversas cidades brasileiras uma programação cheia de produções premiadas aplaudidas pelo público e pela crítica internacional. Maior evento com exibição de filmes em francês fora da França, a mostra conta nesta edição com 19 longas, dois clássicos e uma série sobre a diva Brigitte Bardot. Porto Alegre (Cineflix Shopping Total, Cinemateca Paulo Amorim e Espaço de Cinema Bourbon Country) e Caxias do Sul (Sala de Cinema Ulysses Geremia) são as cidades gaúchas que receberão a programação do festival.

Neste link a programação completa.


69ª Feira do Livro de Porto Alegre 

Considerada a maior e a mais antiga do gênero em espaço aberto na América Latina, a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre segue até o dia 15 de novembro, na praça da Alfândega, Centro Histórico. Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a edição deste ano traz como destaque programações específicas voltadas ao antirracismo e a temas da comunidade LGBTQIAPN+ e de sustentabilidade. 

Programação completa neste link.


Sedac, Sesc/RS e MALG inauguram a exposição itinerante "Magliani - Obra Gráfica"

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) inauguram, nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, a exposição itinerante "Magliani - Obra Gráfica". São cerca de 70 gravuras e pinturas produzidas durante a carreira de Magliani, e que irão percorrer o Rio Grande do Sul nos próximos meses - começando pelo MALG, em Pelotas, cidade natal da artista gaúcha.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista e fundado em 2013 por Julio Castro, que assina a curadoria da mostra. 

Depois de Pelotas, "Magliani - Obra Gráfica" vai passar por Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A itinerância é uma parceria entre o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) e tem o objetivo de promover o incentivo à produção, a difusão e a circulação das artes visuais no território gaúcho.

Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) - Praça 7 de Julho, 180 – Centro, Pelotas/RS

Visitação: De terça-feira a sábado, das 12h30min às 18h.


Uma das obras que estarão em cartaz na mostra "Magliani - Obra Gráfica" / Foto: Wilton Montenegro | Divulgação


Exposição FabuláRIOS traz poesia e alerta sobre cuidado e preservação das águas

A exposição interativa ‘FabuláRIOS – águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres’ promove o resgate da memória afetiva pelos rios. Essa é a proposta do projeto que está aberto à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas, Rio Grande do Sul.

A mostra interativa e lúdica convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, conhecendo a biodiversidade, suas histórias, tradições e sabedorias. Com cerca de 200m², a mostra é um grande ateliê e aborda, a partir de uma perspectiva poético-científica, a urgência da preservação dos rios, o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida

Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro)

Em cartaz: Até dia 3 de dezembro; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos, das 14h às 18h.


Exposição FabuláRIOS / Foto: Pamella Mendes / PMC


Desenhos e pinturas de Patrícia Bohrer no V744atelier

Em meios às comemorações pelos dois anos de ininterrupta atividade como um espaço independente destinado a criar e expor arte contemporânea em Porto Alegre, o V744Atelier, idealizado pela artista visual Vilma Sonaglio, recebe a exposição da artista Patrícia Bohrer. "Lugares que ainda não visitei" reúne um conjunto de desenhos, aquarelas e pinturas em pequenos e grandes formatos, que será apresentado ao público no próximo sábado (11), às 17h, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744 - Porto Alegre. 

Visitação de 15 de novembro de 2023 a 09 de fevereiro de 2024, de quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier. Haverá recesso de 16 de dezembro a 16 de janeiro.


Série Lugares que ainda não visitei, Valquíria, 2023, desenho de Patrícia Bohrer que integra a exposição / Foto: Alexandre Krob


Pâmela Amaro lança Casa de Versos na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

A cantora e compositora autografa, na próxima segunda-feira (13), às 16h, na Praça Gerdau, seu primeiro Casa de Versos. Às 18h realizará um sarau de Poesia e Samba com Fátima Farias e convidados no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda - Centro Histórico, Porto Alegre).

Neste livro-canção estão presentes as experiências criativas da artista. Casa de Versos é um telhado arquitetado para guardar antigas e recentes criações poéticas. Há  poemas inéditos, mas também as letras de canções do EP Veneno do Café (Loop Reclame, 2020) e do álbum Samba às Avessas (Mundaréu/yb, 2022); poemas que foram publicados na obra coletiva Pretessência (Libretos, 2016), a primeira coletânea dos autores e autoras do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia; e os poemas de Aquilombados (Hucitec Editora, 2020), a segunda obra coletiva do mesmo grupo. As fotos contemplam os olhares de Luis Ferreirah, Afrovulto, Alisson Batista e Feijão. Já as partituras são algumas selecionadas de seu primeiro álbum. A obra tem posfácio da jornalista e produtora cultural Sílvia Abreu.


Pâmela possui longo caminho na cena teatral e musical / Foto: Luis Ferreirah


Espetáculo Instinto

Após sessões lotadas nas últimas edições do Porto Alegre em Cena e do Palco Giratório SESC, o espetáculo Instinto vai estar em uma curtíssima temporada na Sala Álvaro Moreyra, em novembro. As exibições serão realizadas nos dias 10 e 11, sexta-feira e sábado, às 20h, e 12, domingo às 19h. Os ingressos custam de R$ 25,00 a R$ 50,00 e estão à venda na plataforma Entreatos Divulga.

Mesclando teatro, dança, música e artes visuais, a produção do Projeto Gompa é uma metáfora do panorama político mundial, muitas vezes, marcado pelo extremismo. Em cena, o limiar entre o ser humano e a representação de primatas, interrogando com humor e sarcasmo os limites tênues da nossa própria humanidade. A produção traz à tona o papel do líder frente à sociedade enquanto massa silenciosa e até onde vamos em nome dos nossos ideais.

Local: Av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus, Porto Alegre.
Valores: R$ 50,00 e R$ 25,00 (idosos, estudantes e classe artística mediante comprovação) 
Ingresso on-line: https://entreatosdivulga.com.br/instinto 


Elenco de Instinto / Foto: Laura Testa


Heloísa Marshall lança o EP Fantasias de Poder

Família, dinheiro e corrupção são alguns dos temas das canções de Heloísa Marshall, que chega embalada pela sonoridade eletrônica, usando instrumentos clássicos e batida de funk. O EP Fantasias de Poder terá lançamento nas plataformas digitais na próxima sexta-feira (10), com show de lançamento no Espaço Hum, no Centro Histórico, a partir das 18h. 

A crítica social de Heloísa Marshall soa como desabafo e propõe um debate acerca desses temas que estão onipresentes nos dias de hoje, seja nas redes, nas notícias, nos discursos inflamados do tribunal da internet, nos plenários, tribunas e churrascos de família. Corrupta, Família de Fachada e +++ são as faixas que compõem este projeto, cada uma tratando de um desses temas.

Local: Espaço HUM - Rua da Conceição 15 - Centro Histórico, Porto Alegre

Ingressos no Sympla.


Heloísa Marshall / Foto: Dionata Mosley


São Borja recebe show de Alejandro Brittes 

Depois de uma extensa turnê pelos Estados Unidos, o acordeonista Alejandro Brittes volta ao Brasil e apresentará o premiado álbum (L)ESTE pela primeira vez em São Borja, neste sábado (11), às 21h, na Praça da Lagoa (Tv. Gen. Lima, 43 - Centro), com entrada franca. A cidade tem uma grande importância na relação com o trabalho e pesquisa de Alejandro, por ser a mais antiga e a primeira dos Sete Povos das Missões.

Para este concerto, o músico e compositor estará acompanhado de uma Orquestra de Câmara Barroca, composta por Giovani dos Santos (primeiro violino), Márcio Cecconello (segundo violino), Érico Marques (oboé e corner inglês), Diego Schuck Biasibetti (cello e viola da gamba), Fernando Cordella (cravo e regência), junto com a Orquestra Folclórica de Chamamé composta por André Ely (violão de sete cordas), Carlos Eduardo de Césaro (contrabaixo) e Ricardo Arenaldth (percussão).


Alejandro Brittes / Foto: Rafa Costa


Após turnê pela Europa, Laura Dalmás e Cristian Sperandir retornam com shows pelo RS

Os artistas Laura Dalmás e Cristian Sperandir retorna ao Brasil após cinco meses em turnê por terras europeias. O pianista e a cantora estavam a bordo de um navio cruzeiro que cruzou o Atlântico Norte, atravessando sete países do continente. Para celebrar o retorno a terras brasileiras, Laura e Cristian trazem o espetáculo "Volta ao Mundo", em duas apresentações em Porto Alegre (RS), com uma seleção muito especial das canções mais curtidas pelo público em sua experiência no exterior, além de uma série de outros eventos pelo RS.

"Volta ao Mundo" será apresentado na Capital gaúcha nesta quinta-feira (9), às 21h, no Grezz (R. Alm. Barroso, 328). No dia 1º de dezembro, sexta-feira, às 21h, é a vez do Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro 22) receber o show da dupla.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) - Sympla

Código promocional de 20%: GREZZ20

Café Fon Fon

Ingressos: R$ 30,00 (antecipado) e 40,00 (na hora)


Roselena Colombo lança o livro Viageiras

A sessão de autógrafos ocorre nesta sexta-feira (10), às 17h, na Praça de autógrafos da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A publicação está à venda na Ladeira Livros, na banca 46, ao valor de R$ 40,00.

A autora selecionou textos dos últimos quatro anos e reuniu esta coletânea com o acompanhamento do editor Rubens Penz. Roselena estreou publicamente na coletânea de crônicas Almoço de Domingo – Safra 2019 e participou na coletânea de textos do Coletivo Clã – Mulheres que Escrevem, em 2021.


Roselena Colombo / Foto: Divulgação


Cabaré Desejo

Dirigido por Patrícia Fagundes e Heinz Limaverde, Cabaré Desejo é o espetáculo produzido durante a primeira oficina de montagem da Cia. Rústica na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico de Porto Alegre), onde serão realizadas as apresentações. As sessões vão acontecer de 10 a 12 de novembro, às 20h. Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 50,00. 
 
A peça leva à cena duas perguntas: o que você deseja? E o que é desejar? A partir daí, o elenco transita entre personagens inventadas, histórias imaginadas, jogos cênicos, música ao vivo, dança e poesia. Tudo se mistura nessa experiência cênica que explora e se integra ao espaço singular da Zona Cultural. Com preparação musical de Simone Rasslan, a produção reúne 14 atores: Ana C, Bruna Bottega, Carol Prola, Duda Rhoden, Gabriela Iablonovski, José Canabarro, Kaim Lopes, Lara Félix, Marcia Mota, Maria Bufrem, R. Fernandez, Roberto Lorea, Stephanie Ilha e Vanessa Gross.

Ingresso no Sympla.


Cabaré Desejo / Foto: Adriana Marchiori


Gravura Galeria de Arte Inaugura duas novas exposições

A Gravura Galeria de Arte inaugurou nesta terça-feira (7), duas novas exposições. Na Sala Branca está a mostra "Detalhes da Memória" de Renata Galbinski H, e na Sala Negra a série "Urbano" da artista Marília Chartune.

Na exposição "Detalhes da Memória" a artista Renata Galbinski H transita pelas ruas construindo memórias e nos apresenta, entre camadas de tinta, pinceladas suaves e fotografias, a temática da preservação do Patrimônio Cultural. A artista mergulha na complexidade da cidade, buscando enfocar elementos de ruptura que desnudam identidades salvaguardadas, como os detalhes da memória.

Na série "Urbano" Marília Chartune apresenta uma continuação das cenas que têm inspiração nas paisagens urbanas reinventadas com pinturas comuns a cidades que privilegiam as pessoas com espaços de convivência. A técnica acrílica utilizada, com a fluidez da aquarela, ressalta o movimento, e as cores impressionistas fazem com que as misturas óticas e superposições de cores, manchas e pinceladas informais transmitam movimento e luminosidade à composição.

Visitação: até 2 de dezembro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) 

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br


Marília Chartune / Foto: Divulgação


BPE lança agenda cultural especial para o Novembro Negro

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial durante todo o mês de novembro para apresentar ao público a riqueza da identidade e cultura negras, buscando uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista.

O tema deste ano, proposto pela Sedac, é "Equidade Racial". Assim, a BPE intensificou a reflexão, sempre necessária, para exaltar ainda mais a importância do povo e da cultura negra, no mês em que se celebra o 20 de Novembro, o Dia da Consciência Negra.

Neste link a programação completa.


Novembro Negro / Foto Victor Frainer


Exposição fotográfica (In)visível mostra a realidade e a rotina de pacientes com Hipertensão Pulmonar

Durante todo o mês de novembro, Novo Hamburgo (RS) receberá a exposição fotográfica (In)visível, que reúne fotografias e histórias de 24 pessoas que vivem com Hipertensão Pulmonar (HP). Todas as imagens expostas buscam retratar com sensibilidade a rotina de quem convive com a doença e chamar a atenção para a luta dos pacientes e cuidadores em busca de tratamento e cuidados contínuos da hipertensão pulmonar que, em muitos casos, parece invisível aos olhos da sociedade. 

Os fotógrafos responsáveis pelas imagens da campanha são: Cristina Negreiros, que clicou os pacientes de São Paulo (SP), e Renato Moura e Marina Carrilho, que clicaram os pacientes de Recife (PE). O local da exposição é a Feevale Campus 2 (área coberta) e a entrada é gratuita. A organização é feita pelo grupo de apoio da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) no Rio Grande do Sul. 

Local: Feevale Campus 2 - área coberta. Rua Arlindo Pasqualini nº 103 - Vila Nova - Novo Hamburgo (RS)

Entrada: Gratuita.


Iara Machado / Foto: Divulgação


Terceira Edição do Festival LollaPatooza traz quatro shows ao palco do Music Box 

O LollaPatooza, Festival da banda Psicopatos, chega a sua terceira edição. Quatro bandas da cena underground gaúcha - Emo Morales, Chapman, 3D e Psicopatos - ocupam o palco do Music Box (Av. Benjamin Constant, 1512, Porto Alegre), no sábado (11), a partir das 19h. Os ingressos, a R$15,00, podem ser adquiridos via Pix, pela chave e-mail [email protected].


Banda Pscicopatas / Foto: Diogo Cristofokini


Exposição de Andréa Brächer no espaço de Artes da UFCSPA

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), por meio do Núcleo Cultural, inaugurou nesta terça-feira (7), às 19h, no Espaço de Artes, a exposição "Ygapó - Floresta Encantada de Águas", da artista Andréa Brächer, com curadoria de Letícia Lau. A visitação é de segundas às sextas, das 10h às 20h, e sábados das 9h às 12h, até 14 de dezembro de 2023, no espaço expositivo localizado à Rua Sarmento Leite, 245, Prédio 01, térreo, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS. A entrada é gratuita.


Durque Costa Cigano: a lenda da noite de Porto Alegre no Ecarta Musical

O músico Durque Costa Cigano, de 73 anos, apresenta uma retrospectiva de sua larga carreira no Ecarta Musical, neste sábado (11), 18h, com entrada franca.
 
Acompanhado de Luiz Rossi, na flauta, e Paulo Prates Godoy, na percussão, históricos parceiros de palco, interpreta 15 composições autorais em tom autobiográfico.
 
Na data também lança seus nove álbuns em streaming, distribuídos pela Tratore para celebrar o show no Ecarta. Esse resgate da obra é uma produção de Paulinho Parada, pesquisador doutorando em música pela Ufrgs e apadrinhado musical de Cigano.

Local: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.


Durque Costa Cigano / Foto: Edgardo Iglesias


René Floyd toca músicas autorais e releituras de Clássicos da MPB em show no Parangolé Bar

O músico René Floyd fará show ao violão e voz no dia 13 de novembro (segunda-feira), a partir das 19h30min, no Parangolé Bar (Lima e Siva, 240, Cidade Baixa - Porto Alegre). No repertório, releituras de clássicos do cancioneiro nacional e algumas canções autorais, como "Samba-madrugada", "Anjo Amargo", "Reza", "Mea Culpa", "Fundo Musical", "Babe" e as instrumentais "Quinta dos Cerritos", "Antepasto", "Wonkieland", "Dungeon Dance" e "Entropia". O couvert artístico custa R$ 15,00.

Reservas: 51 99196-3899.


Rene Floyd / Foto: Jurandreia Silveira


Fernanda Melchionna lança "Tudo isso é feminismo?"

"Tudo isso é feminismo?" - uma visão sobre histórias, lutas e mulheres" marca a estreia da bibliotecária, militante e atual deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul Fernanda Melchionna (@fernandapsol) no universo do livro. A partir da experiência de anos da autora em debates sobre gênero, feminismo e luta das mulheres nos mais diferentes espaços sociais, sua primeira obra trabalha a história de luta por direitos das mulheres numa perspectiva classista, histórica e de combate às opressões. Publicada pela Editora de Cultura (@editoradecultura), como parte da Coleção Inquietações Contemporâneas, a obra será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, neste sábado (11), às 19h, com a presença da autora.


Fernanda Melchionna / Foto: Divulgação


BPE apresenta produção teatral que reverbera a voz da poetisa Gilka Machado

Nesta sexta-feira (10), às 20h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentará o Coletivo Labareda com o monólogo "Língua Lâmina" no Salão Mourisco da instituição. 

O diretor da peça, Alexandre Malta, explica que "Língua Lâmina é um espetáculo lítero-teatral sobre Gilka Machado (1893-1980), uma gigante da literatura brasileira que foi sufocada pelos preconceitos e preceitos da sociedade de seu tempo. Além de apresentar a vida e obra da poeta, o público é provocado com odores, sabores e vídeo-poesias, proporcionando uma experiência sensorial que permite ao espectador usar todos os sentidos para a percepção da poesia gilkiana", completa.

Sobre Gilka Machado

Gilka da Costa de Melo Machado foi uma romancista e poetisa brasileira. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 12 de março de 1893 e faleceu na mesma cidade aos 87 anos, em 11 de dezembro de 1980. Escreveu poesias de temática erótica feminina e, por isso, é considerada uma escritora de vanguarda. Suas poesias são marcadas por expressiva sensibilidade e consideradas ousadas para a época, razão pela qual foi taxada de imoral pela crítica conservadora. No entanto, ganhou a simpatia de muitas mulheres em uma época em que temas relacionados à sexualidade feminina eram tabus.

Foi considerada a melhor poeta do Brasil em 1933 e convidada por Jorge Amado a concorrer à primeira cadeira feminina na Academia Brasileira de Letras (convite que ela recusou). Apesar disso, sua obra caiu no esquecimento da História da Literatura brasileira por muitas décadas e agora é fonte de inspiração para o Grupo Labareda.

Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)

* Entrada gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.


Língua Lamina / Foto: Josef Ponciano


Espetáculo 'Veias ligamentos fáscias tripas e tudo que pareça um fio'

O espetáculo faz parte da Mostra DAD 2023. As apresentações acontecerão nesta sexta-feira (11), às 20h, e no sábado e domingo (11 e 12) , às 17h, na Sala Alziro Azevedo (Rua General Vitorino, 255, entrada pelo prédio do Departamento de Arte Dramática do IA/Ufrgs – Centro Histórico, Porto Alegre). Com entrada franca

Veias ligamentos fáscias tripas e tudo que pareça um fio tece as memórias da atriz-dramaturga em cenas que falam sobre o corpo, esse corpo que é o corpo que o corpo tem. Uma atriz sozinha em um palco fragmenta-se entre pessoa e personagem, escritas de si mesma oferecidas ao olhar faminto de seu público.


Feira de comida autoral reúne 20 expositores gaúchos no Vila Flores

A palavra “nós” é plural de “nó” e pode tecer redes em seus enlaces. Ela também representa pessoas em coletivo e surge a partir dos encontros. Foi pensando nesses significados que Mariana Rosa, da Canto Queijaria, e Raquel Mesquita, do iRoots Artesanal, nomearam a feira gastronômica que acontece pela primeira vez neste sábado (11), em Porto Alegre, das 10h às 20h.

O evento contará com atividades temáticas. A programação interativa inicia com uma oficina de harmonização, conduzida pelo iRoots às 11h30. Já à tarde, são realizadas duas rodas de conversa: às 15h, o projeto Primavera Fungi apresenta o universo dos cogumelos silvestres, e às 16h30, o chef Marcelo Schambeck aborda as especificidades da comida sulista. Durante o dia, as crianças também poderão participar de atividades no espaço da Aldeinha, mediante inscrição.

A "Nós feira de comida” tem entrada gratuita e é realizada no centro cultural Vila Flores (rua São Carlos, 753). A idealização é da Canto Queijaria e do iRoots Artesanal, com produção da Caroteno Produções. Em caso de chuva, o evento será mantido.


Vila Flores / Foto: Ricardo Ara


Rodrigo Valdez lança a novela policial Operação Benefit: corrupção, sexo, família e pastéis de quibebe com charque

O lançamento acontece nesta sexta-feira (10), às 18h, durante a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça de Autógrafos. A narrativa alterna capítulos entre o detalhamento da operação e a descrição dos personagens. Sabe dizer muito com poucas palavras, tanto nas descrições como nos diálogos, e mantém todo o seu livro em constante ebulição.


Rodrigo Valdez / Foto: Divulgação


Teatro Municipal de São Leopoldo tem diversas atrações em novembro

A programação cultural de São Leopoldo está repleta de atividades em novembro. O Teatro Municipal é um dos locais com várias agendas previstas dentro da segunda temporada artística de 2023, que foram definidas no edital de Ocupação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Programação:

10/11 - 20h / Presence Led Zeppelin
 
Ingressos neste link.
 
11/11 - 19h / Joy In Motion - Espetáculo Florescer
Ingressos esgotados
 
12/11 - 19h / Show Banda Hematita
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/hematita/2190729
 
14/11 - 9h e 13h30 / Um Dia em quadrinhos com o quadrinista Rafael Fritzen / Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog
 
16/11 - 19h30 / Mostra dos alunos da Escola Beans
 
17/11 - 20h / Espetáculo Alice no País da Maravilhas, Escola Barbara Oliveira
Ingressos neste link 

19/11 - 19h30 / Festival de Teatro Musical Sul Rio-Grandense

21 a 24/11 - Festival Estudantil de Artes - Smed
 
25/11 - 20h / Ballet Sinos - Cidades do Mundo
 
26/11 - 18h / Ballet Sinos - Cidades do Mundo
 
28/11 - Atividade alusiva ao Dia da Música


Teatro Municipal / Foto: Divulgação


José Verá participa da programação do MARGS durante a 69ª Feira do Livro

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia duas atividades com o artista guarani José Verá, por ocasião de sua presença na 69ª Feira do Livro.

Verá estará no encontro literário "Palavras da Terra" com os escritores indígenas Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Rafael Erê e Raquel Kubeo, discutindo a importância da literatura na preservação da cultura e na luta pelos direitos dos povos originários.

Além disso, José Verá realizará uma atividade de contação de histórias no MARGS, baseada nos desenhos e narrativas de seu livro "Nhemombaraete Reko Rã'i: fortalecendo a sabedoria". Essa atividade acontecerá na Sala Aldo Locatelli (1º andar expositivo) do MARGS, na próxima sexta-feira (10), às 16h. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Paralelamente à contação de histórias no MARGS, Verá e outros artistas de sua família e aldeia estarão no Foyer do MUSEU, nos dias (10), das 14h às 18h, e (11), das 11h às 18h, realizando uma feira de arte Guarani e vendendo o livro.

Local: 1º andar expositivo do MARGS (Contação de histórias); Foyer do MARGS (Feira de arte) - Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre.


José Verá é o autor do livro “Nhemombaraete Reko Rã / Foto: Núcleo de Comunicação e Design do MARGS


Lançamento do Projeto Histórias Contadas Sobreviventes de feminicídio do Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira (10), às 18h30, será apresentado o Histórias Contadas 2, um projeto que reúne relatos de sobreviventes de feminicídio no Rio Grande do Sul e resultará na publicação de um livro. Na roda de conversa serão abordados os aspectos da realidade vivida por mulheres que estiveram à beira da morte em função da violência de gênero, a exemplo de Maria da Penha. A atividade ocorre no estande Acessibilidade da 69ª Feira do Livro e tem o objetivo de ampliar o debate sobre as sobreviventes de feminicídio e seus direitos.

Um pouco antes, às 17h, ocorre a performance "Do luto à luta - Sobreviventes de Feminicídio", com a artista visual carioca de multilinguagens, Marta Moura, na Esquina Democrática. (martamoura.com.br / @moura_marta_)


Marta Moura e Carol Santos / Foto: Arquivo Pessoal


Psicanalista e escritora Ariane Severo lança Casa: Estudo Psicanalítico, Filosófico e Literário do Habitar 

Na casa está posto em cena o funcionamento familiar. É onde acontece a vida interior, que se desdobra fiel ao nosso ser. É nesse sentido que estudamos os abrigos e aposentos. Ela pode crescer, estendendo-se quando os integrantes possuem maior elasticidade de devaneio. Suas paredes podem condensar-se ou expandir-se conforme o seu desejo. O inconsciente permanece nos locais. Ela não é uma caixa inerte, é viva. O espaço habitado transcende o espaço geométrico. No espaço da casa há um misto de imaginação e memória. Por isso, podemos ler uma casa.

Entender o seu significado simbólico, relacional e afetivo é o propósito da psicanalista e escritora Ariane Severo em seu novo livro, no entrelaçamento entre psicanálise, filosofia e literatura. Durante a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, Ariane autografou Casa: Estudo Psicanalítico, Filosófico e Literário do Habitar (Besouro Box, 280 páginas) no último dia 4 e nesta sexta-feira (10) a autora palestra sobre a obra no Auditório do Memorial do RS (R. Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico, Porto Alegre).


Ariane Severo / Foto: Fabiana Reinholz


Diego Petrarca lança livro de poemas na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

O poeta Diego Petrarca lança Praieiros (Ipêamarelo, 152 páginas) na quinta-feira (9), na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A sessão de autógrafos será 18h na Praça Central.

Praieiros apresenta poemas sintéticos e imagéticos, através da forma japonesa que nos dias de hoje está assimilada tanto como uma forma popular quanto cult. A aparente simplicidade convive com um modo de comunicar o poético através da imagem. Além do haicai, há outras formas aproximadas ao gênero no livro. A parte que dá título ao volume é uma série concentrada na ambiência do litoral Norte do Rio Grande do Sul e aparece como retrato metafórico da paisagem da praia.

 


Inara Moraes lança o livro 'O que se esconde na gente', com ilustrações de Eloar Guazzelli

Neste sábado (11), às 15h, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, a escritora Inara Moraes lança o livro de poemas O que se esconde na gente, com ilustrações de Eloar Guazzelli. O livro é uma publicação da Physalis Editora, de Pablo Morenno e tem coordenação editorial de Elaine Maritza da Silveira e projeto gráfico e editoração de Martina Schreiner.


O que se esconde na gente / Foto: Divulgação


Espetáculo “Silvero interpreta Belchior”

Sucesso de público durante o Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, em maio, o ator Silvero Pereira prepara seu retorno ao Rio Grande do Sul com o espetáculo “Silvero interpreta Belchior”. A atração integra a programação da 16º Aldeia Sesc Capilé, na cidade de São Leopoldo, e será apresentada gratuitamente no Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40) neste sábado (11), às 21h. O trabalho do artista, que é conhecido pelo público por papéis em novelas como “A Força do Querer” e “Pantanal”, resgata sucessos de Belchior, um dos maiores nomes da música popular brasileira, e enaltece a cultura nordestina.

Além do show, a Aldeia Sesc Capilé conta com várias outras atrações gratuitas para a comunidade entre os dias 8 e 12 de novembro. Na agenda, que pode ser conferida abaixo, estão apresentações de música, teatro, dança, exposições, atividades recreativas e bate-papos. Dentre os destaques, também está um show tributo a Bebeto Alves, com Volnei Cavalheiro, Lincon Ramos e Gustavo Brodinho e um show do cantor Duca Leindecker. Um dos expoentes da música gaúcha, Bebeto foi morador de São Leopoldo e faleceu em novembro do ano passado. Na ocasião, o artista tinha uma exposição fotográfica em cartaz na programação da Aldeia Sesc Capilé.

Veja a programação completa neste link


Alcy Cheuiche lança livro bilíngue (português/inglês) para público infanto-juvenil 

O escritor Alcy Cheuiche lança, pela Joanin Editora, A Caturrita Americana (The American Monk Parakeet, 80 páginas), a versão bilíngue de seu primeiro trabalho voltado para o público infanto-juvenil. O autor narra a aventura da Caturrita Darling que é levada para os Estados Unidos e regressa ao Brasil cheia de ideias: quer transformar os pássaros que encontra em empreendedores. Neste retorno às origens, Darling acaba conhecendo o Martim-Pescador, o João-de-barro e o Quero-quero.

Lançamento acontece neste sábado (11), com contação de histórias entre 17h20 e 17h50 no Quintal das Histórias, na Praça da Alfândega, e sessão de autógrafos às 18h. E no dia 12 de novembro, às 18h no Memorial do RS, o escritor será homenageado por conta dos 20 anos de sua oficina literária. Na ocasião será lançado o livro Contos para o mestre – Homenagem aos 20 anos da oficina de criação literária Alcy Cheuiche, que reúne textos de seus alunos-autores.


Escritor Alcy Cheuiche / Foto: Ariane Severo


Tablado Andaluz estreia o espetáculo FLAMENCURA no Teatro Renascença

Um dos momentos marcantes da história do Tablado Andaluz foi o surgimento da banda FLAMENCURA. A ideia desta banda veio na mala de viagem do bailaor e cantaor Pedro Souza, quando retornou da Espanha, após morar em Madrid e Sevilla. Nesse período Pedro foi fortemente influenciado pelo movimento Jovenes Flamencos, que acontecia na Espanha, e fazia uma fusão musical do flamenco com sons latinos, jazz, mpb, entre outros estilos. A nova proposta renovou a estética e impulsionou o Tablado Andaluz para uma nova fase coreográfica e musical.

O espetáculo estreia no dia 14 de novembro no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307) e já está com os ingressos à venda no Tablado Andaluz (Av Venâncio Aires, 556). 

Ainda no mês de novembro, o Tablado recebe a bailaora espanhola Rosa Jimenez, que se apresenta no dia 10 (sexta-feira) na programação da Noche Flamenca e nos dias 11 e 12 (sábado e domingo) ministra um workshop de baile flamenco.

Maiores informações pelo (51) 3311-0336 e (51) 99873-0809 ou pelas redes sociais do Tablado.

Ingressos à venda no Tablado Andaluz - Av. Venâncio Aires, 556A / ao lado da Redenção. Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20


Tablado Andaluz / Foto: Chico Lisboa


Edição: Katia Marko