Rio Grande do Sul

CONSCIÊNCIA NEGRA

Ufrgs concede a Oliveira Silveira título de Doutor Honoris Causa

Escritor também foi homenageado com exibição de filme no lançamento do IV Festival Cinema Negro em Ação

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
Título foi entregue à filha do poeta, Naiara Oliveira Silveira, em sessão do Conselho Universitário - Foto: Divulgação Assufrgs

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao escritor Oliveira Silveira, nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. A cerimônia contou com a presença de familiares do homenageado, ex-colegas e ex-professores do poeta. No mesmo dia, no Salão de Atos da Ufrgs, com exibição do curta-metragem "Oliveira Silveira, O Poeta da Consciência Negra", foi lançada a programação oficial do IV Festival Cinema Negro em Ação.

:: ::

A proposta de conceder o título de Doutor Honoris Causa foi do Instituto de Letras das Ufrgs e do Movimento Negro. Quem recebeu foi sua filha, Naiara Oliveira Silveira. Em seu discurso, ela evidenciou o caráter agregador do pai.

“Quando pensei no que iria falar num dia tão especial quanto esse, me veio o poema preferido dele: 'Vamos juntos' (...) Nesse vamos juntos, ele te convida a seguir, a continuar. Quando fala no poema, 'me dá mão', tem um significado importante. Para quem conheceu meu pai, sabe o que significa isso. Quantos ele aconselhou, orientou, preparou, escutou? Nós seguramos o legado dele para dar continuidade. Para que toda uma história não acabasse em janeiro de 2009, quando faleceu”, disse.

Maria da Graça Paiva, docente aposentada do Instituto de Letras, fez um resgate da trajetória do homenageado. "Ele estava engajado em promover e valorizar o talento e o potencial dos coletivos negros. Nesse sentido, oliveira conquistou afetos e desafetos ao longo da sua vida. Enquanto professor, comunicador, produtor cultural, poeta e historiador. Mas sua imortalidade se perpetua."

Tamyres Filgueira, coordenadora-adjunta do Neabi Ufrgs, afirma a importância da homenagem. "Para nós, entregar o título de Honoris Causa para Oliveira Silveira é motivo de orgulho e de satisfação. Ele foi um grande incentivador da unificação do Movimento Negro. Grande incentivador da identidade do povo negro gaúcho. Queremos que esse movimento seja cada vez mais forte aqui no Rio Grande do Sul, por isso, viva Oliveira Silveira!"

Marco no enfrentamento ao racismo

Oliveira Silveira é um marco no enfrentamento ao racismo no RS. Nascido em Touro Passo, distrito de Rosário do Sul (RS), em 16 de agosto de 1941, diplomou-se no Instituto de Letras da Ufrgs e atuou no exercício do magistério em Porto Alegre. Foi um dos intelectuais negros de maior destaque no estado e no país, participando ativamente de debates, encontros e mobilizações do Movimento Negro. Teve papel destacado na definição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.


Cerimônia contou com a presença de familiares, ex-colegas e ex-professores do poeta / Foto: Divulgação Assufrgs

Como escritor, publicou, até 2005, dez títulos individuais de poesia; participou de antologias e coletâneas no país e no exterior. Na imprensa, publicou artigos, reportagens e alguns contos e crônicas. Participou de artigos e/ou ensaios em obras coletivas, teve poemas musicados.

O acervo do poeta e intelectual Oliveira Silveira, está abrigado na Faculdade de Educação (Faced) da Ufrgs. Composto por objetos arquivísticos, bibliográficos e museológicos guardados pelo poeta ao longo de sua vida, o acervo permite uma série de iniciativas no Programa "Oliveira na Ufrgs", que teve lançamento oficial dia 16 de agosto de 2023, em alusão ao aniversário do poeta.

Festival Cinema Negro em Ação

O IV Festival Cinema Negro em Ação reúne trabalhos audiovisuais produzidos por pessoas negras ou com protagonismo negro e acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. A Mostra retrospectiva Cinema Negro 2022, que será apresentada na Sala Redenção da Ufrgs, encerra as atividades.

A programação inclui mostra de filmes, painéis sobre o mercado audiovisual, rodadas de negócios, ações formativas e apresentações artísticas - além da presença de convidados especiais. Na Mostra Competitiva, que contou com mais de 250 projetos inscritos, serão expostos videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital e de temática livre.

:: “Quando combatemos o racismo, conseguimos formas dignas para produzir”, diz cineasta ::

O IV Festival Cinema Negro em Ação é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). "É um evento significativo, pois traz ao público gaúcho narrativas diversas do audiovisual brasileiro, além de ser uma iniciativa de estado, que tem como objetivo realizar um evento perene, promovendo a consolidação das políticas afirmativas no setor audiovisual do Rio Grande do Sul", afirma a diretora do Iecine, Sofia Ferreira.

Neste ano, o Festival irá trabalhar o conceito de narrativas transversais, propondo o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, e expondo a habilidade de integrar perspectivas diversas, especialmente no audiovisual. O evento é aberto a produtores negros de todo o Brasil, reconhecendo essa indústria como um meio para o desenvolvimento econômico e social.

A programação completa do IV Festival Cinema Negro em Ação você encontra no perfil @cinenegroemacao no Instagram.


Edição: Marcelo Ferreira