Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS -  23 a 30 de novembro

A última semana de novembro traz uma programação diversificada, com destaque para eventos do Mês da Consciência Negra

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sarau Sopapo Poético na Biblioteca Pública do Estado é uma das atrações da semana - Foto: Daniel Guarín

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:


Música:


Literatura:


Teatro e dança:


Exposição, artes Visuais e oficina:


Festa, ar livre e programação especial:


Premiado no Festival É Tudo Verdade, Incompatível com a Vida chega ao CineBancários nesta quinta-feira (23)

Dirigido por Eliza Capai, o documentário "Incompatível com a Vida" discute o aborto no Brasil a partir de experiências de mulheres que precisaram interromper a gravidez. No dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19h, haverá uma sessão especial do filme, seguida de debate com convidadas, com entrada franca.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio 

De 28 de novembro a 8 de dezembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Buñuel no México, com dez filmes da fase mexicana do grande diretor espanhol.

A sessão de abertura, na próxima terça-feira (28), às 19h30, exibe uma das grandes obras-primas de Luis Buñuel, "O Anjo Exterminador", com apresentação do crítico de cinema Marcus Mello.

A programação destaca ainda as demais obras marcantes da história do cinema. como "Os Esquecidos", "Nazarín", "Simão do Deserto" e "O Alucinado", com um recorte que passeia entre histórias de cunho social e narrativas abertamente surrealistas.   

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Destaca-se na programação da Cinemateca Paulo Amorim entre os dias 23 a 29 de novembro o filme "Mussum, o Filmis", de Silvio Guindane, com Aílton Graça, Yuri Marçal, Neusa Borges, Cacau Protásio, Gero Camilo, na Sala Paulo Amorim, às 17h15. 

Antônio Carlos Bernardes Gomes entrou para a história da cultura brasileira como Mussum. Referência de humor por conta do programa Os Trapalhões e venerado como músico no grupo Originais do Samba e na escola Mangueira, Antônio Carlos teve uma infância pobre, serviu no exército e soube driblar as armadilhas do destino com seu talento. Baseado no livro "Mussum – uma história de Humor e Samba", de Juliano Barreto, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023, com os Kikitos de melhor filme pelo júri oficial e popular e melhor ator para Aílton Graça.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Mostra de filmes sobre saberes indígenas

No final de novembro, o Museu da Ufrgs inaugura a exposição “Sabedorias ~ Arandu ~ Kanhgág Kajró Pẽ”, que comemora os dez anos da Ação de Extensão Saberes Indígenas na Escola (Núcleo Ufrgs). Para a sua pré-estreia, a exposição apresenta uma mostra de cinema homônima na Sala Redenção. A programação conta com cinco sessões comentadas, que acontecem às quintas-feiras, às 19h, até o dia  7 de dezembro.

Confira a programação completa da mostra.

Todas as exibições têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre.

A Sala Redençao ainda consegue com uma série de especiais e ciclos que podem ser conferidos em seu portal.


Sala Redenção apresenta programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é o ponto de partida para a mostra "Por Mais Corpos Pretos na Tela", em cartaz entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro na Sala Redenção. A programação busca evidenciar a pluralidade de manifestações da cultura afro-brasileira, destacando diferentes experiências, vivências, trajetórias e processos artísticos. 

Confira a programação completa da mostra. 

Todas as sessões têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, em Porto Alegre.


14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira

No fim de novembro, o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira começa na região da campanha gaúcha. A atração gratuita inicia na próxima segunda-feira (27), em Livramento (RS) e segue de 29 de novembro a 3 de dezembro na cidade de Bagé (RS).

O programa é composto por 12 longas em competição, quatro filmes em sessões especiais e 59 curtas-metragens, além de diversas apresentações musicais. Em Livramento serão projetados curtas e uma mostra de animação.

As homenageadas deste ano são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções da Argentina, Cuba, EUA, México, Peru, Suíça e Uruguai, vários deles inéditos.

Bagé também recebe o II Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual. A programação completa pode ser conferida no site festivaldafronteira.com.


Imagem de "El Actor Principal", de Paula Markovitch, inédito no Brasil / Foto: Divulgação


O Divã e a Tela - "Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rosselini

"Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rosselini, filme que encerra a programação de 2023 do seminário O Divã e a Tela, é ambientado na Roma ocupada pelos nazistas, entre os anos 1943 e 1944. Com objetivo de evitar bombardeios, a cidade é declarada "cidade aberta". Foi quando comunistas e católicos decidiram se unir para lutar contra os alemães e as tropas fascistas.

A exibição acontece nesta sexta-feira (24), às 19h, na Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Rua Faria Santos, 258 – Bairro Petrópolis, Porto Alegre). 


Roma Cidade Aberta / Foto: Divulgação


Sessão especial de "Ó Pai, Ó 2"

No Mês da Consciência Negra, a Frente Negra Gaúcha convida seus associados e associadas para um momento de cultura e descontração, aberto para toda a população. Em parceria com o Cine Victoria by Cult Cinemas, realiza neste domingo (26), às 17h, uma sessão especial do filme “Ó Paí, Ó 2”, estrelado pelo ator Lázaro Ramos.

Os ingressos custam R$ 7,00 e podem ser retirados na bilheteria do Cine Victória, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 445 - Centro Histórico, Porto Alegre. O combo de ingresso + pipoca P + refrigerante ou água sai por R$ 20,00.


Exposição FabuláRIOS traz poesia e alerta sobre cuidado e preservação das águas

A exposição interativa ‘FabuláRIOS –  águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres’ promove o resgate da memória afetiva pelos rios. Essa é a proposta do projeto que está aberto à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas (RS)

A mostra interativa e lúdica convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, conhecendo a biodiversidade, suas histórias, tradições e sabedorias. Com cerca de 200m², a mostra é um grande ateliê e aborda, a partir de uma perspectiva poético-científica, a urgência da preservação dos rios, o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida

Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas)

Em cartaz: Até dia 3 de dezembro; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos, das 14h às 18h.


Exposição FabuláRIOS / Foto: Pamella Mendes / PMC


Teatro Municipal de São Leopoldo tem diversas atrações em novembro

A programação cultural de São Leopoldo está repleta de atividades em novembro. O Teatro Municipal é um dos locais com várias agendas previstas dentro da segunda temporada artística de 2023, que foram definidas no edital de Ocupação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Programação:

21 a 24 - Festival Estudantil de Artes - Smed
 
25/11- 20h / Ballet Sinos- Cidades do Mundo
 
26/11 - 18h / Ballet Sinos- Cidades do Mundo
 
28/11 - Atividade alusiva ao Dia da Música


8º Sesc Circo

Maior festival circense do estado, o Sesc Circo chega, em 2023, a sua 8ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, o evento cultural acontece em Camaquã, na região Centro-Sul, entre 21 e 26 de novembro, com realização do Sesc/RS em parceria com a prefeitura. A programação conta com 28 apresentações totalmente gratuitas. Serão sessões de rua, shows em escolas e espetáculos no Largo e na Lona Sesc Circo, que serão instalados na "Prainha", um cartão-postal camaquense. 

Ao todo, o Festival reunirá 15 atrações com artistas consagrados no País e no exterior, que representam cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do projeto Sesc Dramaturgias. As atrações que serão apresentadas na Lona demandam a reserva prévia de ingressos, o que já pode ser feito através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.

Local: Largo e Lona Sesc Circo - Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto - Prainha (Rua Gen. Zéca Neto, SN), escolas e espaços públicos de Camaquã

Bilheteria: Além das atrações de rua, apresentações na Lona Sesc Circo são gratuitas, com retirada prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou qualquer outra Unidade Sesc/RS. Grupos escolares podem reservar lugar na Lona através do e-mail [email protected]

Confira mais informações e a programação completa.


O 8º Sesc Circo está entre os taques da agenda da próxima semana. Atração acontece na cidade de Camaquã, na região Centro-Sul do RS / Foto: Rocio Cibes


CCMQ segue com programação diversificada em homenagem ao Novembro Negro

No mês da Consciência Negra, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta uma programação alinhada às atividades da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com a temática voltada ao Novembro Negro.

Serão várias ações nas mais diferentes áreas – artes visuais, artes cênicas, música, literatura, economia criativa e programação educativa –, oferecidas pela CCMQ, pelo Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), pelo RS Criativo, pela Cinemateca Paulo Amorim, pelos Institutos Estaduais de Cinema (IECine) e de Música (IEM) e por outras parcerias.

Confira a programação completa.


Novembro Negro / Foto: Divulgação


Novembro Negro da BPE apresenta Gira de Leitura com coletivo Mães Pretas

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá neste sábado (25), às 15h,  as representantes da Associação Mães Pretas para o projeto "Gira de Leitura", dentro das atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra.

Associação Mães Pretas

O coletivo de 78 mães, fundado em 2019, tem como objetivo fortalecer o autocuidado, a troca de conhecimentos, os contatos profissionais e o entretenimento. O grupo realiza parcerias para projetos culturais afro-referenciados que envolvem as mães e/ou suas crianças, e organiza um calendário anual de eventos para promover a representatividade e identificação negras. Participarão do evento Adriana Centeno, Andréia Marcolino, Anelise Santos, Jéssica Val, Thaís Quadros e Thuila Farias, com mediação de Cristina Paim.

Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)

Entrada gratuita. 


Associação Mães Pretas / Foto: Associação Mães Pretas


Wander Wildner & Banda apresentam Canções Iluminadas de Amor
 
O eterno 'punkbrega' Wander Wildner encerra o ano com seu show Canções Iluminadas de Amor, nesta sexta-feira (24), às 21h, no Theatro Fuga, localizado na Rua dos Andradas 673, no centro histórico de Porto Alegre.

Neste espetáculo, Wander fará uma viagem por sua carreira musical, interpretando desde suas primeiras e clássicas canções, como “Bebendo vinho”, “Eu tenho uma camiseta escrita eu te amo” e “No ritmo da vida”, até suas composições mais recentes. Além disso, presenteará o público com um vislumbre das músicas que farão parte de seu próximo álbum, que será composto inteiramente por versões.

Entre essas versões, destaque para clássicos como “Redemption Song” (Bob Marley), “Beside You” (Iggy Pop), “Killing Moon” (Echo & The Bunnymen) e “Dê um Rolê” (Novos Baianos). Para este show, Wander Wildner será acompanhado pelos músicos Rust Costa na guitarra, Clauber Scholles no baixo e Rika Barcellos na bateria. Juntos, eles criarão uma atmosfera única e apaixonante que certamente cativará o público.

Ingressos na plataforma Sympla.


Wander Wildner / Foto: Fernanda Chemale


Stephanie Soeiro apresenta o show Ardume no Ecarta Musical

A cantora, compositora e instrumentista Stephanie Soeiro apresenta suas criações musicais com voz e violão no projeto Ecarta Musical neste sábado (25), 18h, com entrada franca e trasmissão ao vivo pelo canal do youtube da Fundação Ecarta.

A jovem de 26 anos atua como vocalista e compositora nas bandas Addara (desde 2017) e Lobos de Villa (início de 2023). A artista está lançando um álbum single com três músicas autorais com o selo da Pedra Redonda. Prepara o próximo álbum com seis faixas autorais  produzido de forma independente e com direção própria.
 
Neste show interpreta as composições Pó estelar, Uma chama acesa, Espinhos, Consumida, Oração por você, Insista em vida, Nada é pra sempre, Da janela do meu quarto, Uivar pra lua, Lúcida, Sol e Flutua.
 
Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 Porto Alegre.


Stephanie Soeiro / Foto: Arunam Cruz


Coletivo de escritores negros debate memória e ancestralidade

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá nesta sexta-feira (24), às 19h, o Coletivo de Escritores Negros (CEN) para um debate sobre a escrita negra, em comemoração ao Novembro Negro.

O encontro marcará o lançamento da segunda edição da Revista "Meu Corpo Negro – Memórias", que conta com a participação de escritores e artistas negros, como Gilberto Soares, Isabete Fagundes, Josiane Prestes, Maria Inês Nunes Barcelos, Rosa Mayommbe e Tiago Maria, todos membros do CEN.

A revista traz uma coletânea de 19 textos que exploram as relações entre infância e ancestralidade, com o objetivo de dar visibilidade à escrita negra. A entrada é gratuita. Segundo a coordenadora de eventos, Angela Maria Xavier Freitas, a publicação busca dar voz e expressar experiências por meio de escritas em prosa, poesia e relatos dos associados do CEN, transformadas em escrevivências.

Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre).


Coletivo escritores negros / Foto: Divulgação


CCMQ inaugura a exposição "Visionar o futuro é a única forma de criá-lo"

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), irá inaugurar a exposição coletiva "Visionar o futuro é a única forma de criá-lo" na sexta-feira (24), às 18h, na Galeria Virgílio Calegari, localizada no sétimo andar da CCMQ. A mostra reúne obras de Kaindé Kainã Arvoredo, Loba, Sue Gonçalves, Vicente Lara, Zaire Rodrigues, Gabz 404 e Morgan Lemes, sendo estes dois últimos os idealizadores do projeto.

Local: Galeria Virgílio Calegari, Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – 7o andar – Centro Histórico de Porto Alegre)
Visitação: de 25/11/2023 a 04/02/2024, de terça a domingo, das 10h às 20h.


Residentes / Foto: Divulgação


Espetáculo para bebês ‘Chuá – descobertas na água’

Após grande sucesso no 30° Porto Alegre em Cena e da participação no 3° Festival Funil SESC Cênicas: infâncias, diálogos e encontros, Parnaíba-PI, o espetáculo para bebês 'Chuá – descobertas na água' volta aos palcos em curtíssima temporada. Em cena, as atrizes Ana Luiza da Silva e Rita Spier, dirigidas por Alexandre Fávero, consultoria pedagógica de Paulo Fochi e produção de Complô Cunhã.

As apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de novembro, na Sala Cecy Frank da Casa de Cultura Mario Quintana, às 11h e 15h. Ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

Sinopse:
Em “Chuá”, brincadeiras dos pequenos com água são utilizadas como centro do processo de criação. Através de recipientes metálicos, ora vazios, ora cheios, é permitido um jogo de pequenas descobertas visuais e sonoras no espaço teatral. A gravidade, o tempo, a luz e música desencadeiam estímulos e leituras simbólicas onde o corpo e a água se encontram e despertam conexões e memórias afetivas com o banho, o meio ambiente, a gestação e a vida na sua concepção sagrada.

*sugere-se levar roupa de banho ou uma roupa seca para trocar os bebês ao final do espetáculo, pois há possibilidade de interação com a água.

Local: Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 4º andar, Centro Histórico de Porto Alegre).


‘Chuá – descobertas na água’ / Foto: Adriana Marchiori


Ópera Estúdio e Orquestra Theatro São Pedro realizam nova montagem de "Carmen", ópera de Bizet

Uma das óperas mais famosas de todos os tempos, Carmen, de Georges Bizet, será levada ao palco do Theatro São Pedro nos dias 25 e 26 de novembro. A nova montagem, que encerra a segunda edição do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos, é estrelada pelos participantes do projeto, contando ainda com bailarinos e com a Orquestra Theatro São Pedro.

Estão programadas duas récitas: sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 18h. Os ingressos já podem ser adquiridos por valores entre R$ 20 e R$ 60, no site do Theatro São Pedro.

Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre).


Elenco de Carmen e equipe técnica / Foto: Luiza Piffero


MARGS apresenta a exposição "Wilson Cavalcanti — Os jardins que me habitam"

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta, neste sábado (25), às 10h30, a exposição "Wilson Cavalcanti — Os jardins que me habitam". 

O evento será aberto ao público e seguirá em exibição até 18 de fevereiro de 2024, ocupando duas salas no 2º andar expositivo do Museu. 

A exposição faz parte da extensa programação que será realizada ao longo do ano, em alusão ao aniversário de 70 anos do MARGS, celebrado em 27 de julho de 2024. 
 
A visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. 

Local: 2º andar expositivo do MARGS - Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre.


"Quem me habita" (1980) é uma das obras do artista incluídas na mostra / Foto: Divulgação Margs


Exposição "O legado suíço-brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade"

Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado-geral da Suíça em São Paulo apresentam em Porto Alegre a exposição “O legado suíço-brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade”, projeto em parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Cultural e Artística Oswaldo Goeldi.

A mostra será inaugurada no dia 23 de novembro no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O lançamento acontecerá na presença do Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, que estará liderando uma delegação, reunindo o Diretor Geral das Américas do Departamento de Assuntos Estrangeiros da Suíça, os Consulados Gerais, os Consulados Honorários, os escritórios Swissnex, Swiss Business Hub e do Turismo da Suíça. 

Visitação: De 23 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024

De terças a domingos, das 10h às 17h

Local: Memorial do Rio Grande do Sul - Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre.


O legado suíço-brasileiro na Amazônia / Foto: Divulgação


Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas no neste sábado (25)

O bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas de Porto Alegre neste sábado (25), com um grande carnaval, cheio de brilho e potência transformadora pela zona central da cidade. É a primeira saída do coletivo formado exclusivamente por mulheres desde a pandemia (a última ocorreu em 2019). A concentração está marcada para às 11h, na Praça da Alfândega.

O encerramento do cortejo será na Praça do Tambor, onde o bloco irá se unir ao 5° Festival da Mirabal, uma homenagem ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e ao aniversário da casa, que é referência em acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica na capital.

Concentração às 11h, na Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre

Aberto ao público, grátis.


Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só / Foto: Joana Berwanger


Edu Moreira canta Wilson Moreira

Edu Moreira homenageia o grande sambista brasileiro Wilson Moreira e sua obra, neste sábado (30), quinta-feira, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS, em Porto Alegre. A entrada é franca.

Integrando o projeto O Samba é meu Dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, esta é a penúltima atração do ano e, assim como as outras, vem repleta de significados, entre eles, o fortalecimento de toda a cadeia de compositoras e compositores da nossa cena cultural, uma vez que o projeto fomenta, oportuniza e leva ao público grandes shows de samba e choro ao longo do ano todo, sempre com entrada gratuita.

Local: Teatro Sinduscon-RS - Av. Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre.


Edu Moreira / Foto: Isabela Quadros


Nova edição do Grafite de Giz recebe Antônio Augusto Bueno

Na última edição do projeto Grafite de Giz deste ano, o artista visual Antônio Augusto Bueno elabora "Toda transformação também é primavera" no painel da entrada do Centro Cultural da Ufrgs. A execução do trabalho pode ser acompanhada pelo público na próxima segunda-feira (27), a partir das 9h. 

Bacharel em Desenho (2004) e em Escultura (2008) pela Ufrgs, Antônio Augusto Bueno explora diferentes linguagens artísticas, como desenho, pintura, gravura, escultura, instalação e vídeo. Sua poética é centrada em elementos da natureza — flores, frutos e pedras — que coleta em suas caminhadas habituais por Porto Alegre. O artista também mantém um atelier próprio, o Jabutipê, localizado no Centro Histórico da Capital.

Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até 25/01
Bate-papo com o artista dia 05/12, terça-feira, às 17h30
Centro Cultural da Ufrgs - Espaço Umbu (R. Eng. Luiz Englert, 333 , Porto Alegre)

Entrada franca.


Antônio Augusto Bueno / Foto: Divulgação


Grupo de Música e Dança Afro-Sul comemora 50 anos a partir deste domingo (26)

O Grupo Afro-Sul de Música e Dança, uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão, existe há 50 anos. Para celebrar as cinco décadas, a agremiação promove, neste domingo (26), um cortejo pelas ruas do Jardim Botânico. A concentração na Praça das Nações, às 17h, em Porto Alegre, com saída a partir das 18h em direção ao Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga, 3850, Porto Alegre. 


História do grupo começou em 1974, quando um grupo de jovens negros decidiu criar uma banda musical / Foto: Tuane Eggers


Semana da Música de São Leopoldo tem oficina de preparação vocal com Lúcia Passos

A primeira edição da Semana da Música de São Leopoldo está cheia de atrações. As atividades começaram nesta segunda-feira (20) e vão até o dia 28 de novembro. Entre elas, está a oficina de preparação vocal com a professora Lúcia Passos, que será dia 23 de novembro, às 19h, no Auditório das Faculdades EST (rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo).
 
Para participar da oficina é necessário fazer a inscrição gratuita.
 
Lúcia Passos é reconhecida em todo o país, por ser cantora e professora de técnica vocal, atua junto aos cantores de música erudita e popular, coros e regentes do RS e do Brasil.
 
Confira a programação completa da Semana da Música:
  
Dia 23
19h - Oficina de Preparação Vocal com Lúcia Passos
Local: Auditório Faculdade EST (rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho)
 
Dia 27
19h - Noitada Musical estudantes de música da ESEP e da EST
Local: auditório da Faculdades EST (rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho)
 
Dia 28
9h30 - Shows Fórum da Música e Convidados
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo (rua Osvaldo Aranha, 934, Centro).


Oficina Vocal / Foto: Divulgação


Unimúsica lança livro comemorativo de seus 40 anos

Na próxima terça-feira (28), um dos projetos culturais mais antigos de Porto Alegre apresenta ao público o livro "Unimúsica 40" (Selo Arte & Cultura_DDC / Editora da Ufrgs) - edição limitada, distribuição gratuita. O evento de lançamento inicia às 19h, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333). 

A iniciativa celebra as quatro décadas de história do projeto, desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Ufrgs, com especial atenção às séries temáticas apresentadas entre os anos de 2004 e 2021. A organização é da produtora cultural Lígia Petrucci, que foi responsável pela coordenação do projeto durante 20 anos, e a edição e o design são de Flávio Wild. 


Unimúsica 40 / Foto: Divulgação


Sopapo Poético celebra o novembro negro

A próxima edição do Sopapo Poético, e última do ano, será na terça-feira (28), às 19h30, e traze como convidado o Grupo Desagravo. Novamente, o sarau será recebido pela Biblioteca Pública do Estado e contará com o lançamento do novo livro de poesias da escritora Isabete Fagundes, "Amálgamas da vida"

O sarau Sopapo Poético é promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC) desde 2012. Como outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência. A entrada é gratuita.

Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado – Rua Riachuelo, nº 1190 - Porto Alegre. 


Sopapo Poético / Foto: Divulgação


Finalistas do 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade disputam prêmio em Concerto da OSPA

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), apresenta um concerto especial nesta sexta-feira, 24 de novembro, às 20h. A Sala Sinfônica da Casa da OSPA será o palco da etapa final do 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade, criado com o objetivo de valorizar os tenores líricos de todo o Brasil.

Os três finalistas da competição, os tenores Alexandre Vaz, Giovanni Marquezeli e Lazlo Bonilla, cantarão à frente da Orquestra, e uma comissão de especialistas escolherá o melhor candidato. O público também poderá participar da votação, elegendo um dos cantores com o Prêmio do Júri Popular. Os ingressos estão à venda pela Sympla, por valores entre R$10 e R$50. O concerto também terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Orquestra.

Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre).


Giovanni Marquezeli / Foto: Aldo Toniazzo


Mulheres Atravessadas na Garganta, da Cia Dramática, em dose dupla na capital gaúcha

Mulheres Atravessadas na Garganta retorna aos palcos de Porto Alegre para temporada dupla, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, sendo sexta e sábado às 20h e domingo às 19h, na Sala Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mario Quintana. Nos dias 29 e 30 de novembro, será às 20h na Sala Álvaro Moreyra, Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. Ingressos antecipados podem ser adquiridos no site da EntreAtos Divulga.

Sinopse

Seis mulheres atravessam o corpo de uma atriz: a dramaturga, a pintora, a folclorista, a heroína da literatura, a maga da Birmânia, a cantora. As vozes de Sarah Kane, Frida Kahlo, Violeta Parra, Ana Terra, Tianta da Birmânia e Maria Bethânia entrelaçam-se gerando uma dramaturgia de manifesto e resistência feminina. Neste solo de seis cenas curtas apresentadas em sequência, Juçara Gaspar reúne personagens do seu repertório como atriz e pesquisadora sobre feminismo há quase duas décadas.


Juçara Gaspar / Foto: Adriana Marchiori


Eva Luna  – A Scheherazade das Américas

Depois de uma bem sucedida estreia no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ em outubro passado, o espetáculo musical "Eva Luna – A Scheherazade das Américas", da Cia Ópera Brasil, volta a cartaz, desta vez no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre, onde estreia na próxima terça-feira (28), às 20h. Os ingressos já estão à venda no Sympla.

O show Eva Luna conta e canta histórias em várias línguas e sotaques musicais diversos, partindo de um extremo sul onde o Brasil se confunde com a pátria do pampa e é, também, argentino, uruguaio, negro, indígena e cigano, até os limites da América Central que é caribenha e que tiene la sangre caliente. Indígena, urbana, cigana e essencialmente latina, Eva Luna ecoa os mouros em Portugal, castanholas de Espanha, tambores do Caribe em canções latinas e brasileiras, misturando esse universo de influências com o ar regional e brasileiro.

Local:  Av. Ipiranga, 5311, Partenon, Porto Alegre.


Yasmini Vargaz / Foto: Ana Vianna


Instituto Ascendendo Mentes realiza 10ª edição do Sarau da Quebrada

O Instituto Ascendendo Mentes (IAM) comemora um ano de Sarau da Quebrada em sua 10ª edição, que acontece neste sábado (25), às 10h, na Escola Estadual Dom Pedro I (Rua Pedro Boticário, nº 654, Bairro Glória, Porto Alegre). O evento é gratuito e aberto à comunidade — um momento de reunir famílias e amigos para uma mostra de talentos de todos os tipos, reiterando que a quebrada é, sim, lugar de cultura. Além das apresentações dos alunos, a programação também conta com a Banda da Brigada Militar, Negra Jaque e outros convidados.

O Sarau da Quebrada é um projeto que começou em novembro de 2022 com o objetivo de promover a integração dos alunos do Instituto através da promoção da arte, cultura e ancestralidade — e, hoje, já se tornou um dos momentos mais esperados pelos alunos.


Sarau da Quebrada / Foto: Divulgação


CDE apresenta a exposição "Las Balconadas"

O Centro de Desenvolvimento da Expressão, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta a exposição "Las Balconadas" (varandas, em espanhol) no Espaço Evelyn Ioschpe, no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A partir da próxima terça-feira (28), os visitantes poderão apreciar uma mostra de obras têxteis de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, criadas por artistas de diversos países. A abertura será às 18h, e a visitação gratuita prosseguirá até 21 de janeiro do ano que vem.

A exposição é uma parceria entre a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), ambos equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com apoio do Instituto Zoravia Bettiol. Conta com a participação de 21 artistas de oito países, incluindo Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Espanha e Brasil.

Visitação: até 21 de janeiro de 2024, de terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre.


Carla Beretta / Foto: Divulgação


6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Ano Teresa Cristina

Acontece neste sábado (25), a partir das 16h, o 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba, na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMC), Centro Histórico de Porto Alegre. Serão mais de 20 artistas mulheres entre cantoras e instrumentistas na execução de uma grande roda de samba com participação aberta ao público feminino que quiser se agregar à roda. 

O evento é realizado simultaneamente em dezenas de cidades do Brasil e do exterior com transmissão ao vivo pelas redes sociais em alusão ao Dia Nacional do Samba e tem como homenageada nacional a sambista Teresa Cristina.

O objetivo do Encontro é fortalecer o protagonismo das mulheres sambistas, cantoras e instrumentistas, em Porto Alegre, estimular novos talentos femininos na prática musical do samba de roda e engajar as mulheres desde a velha guarda até a nova geração. Além disso, a ideia é firmar a importância da ocupação de recantos históricos da cidade valorizando a cultura local e dos povos tradicionais. 

Histórico do Encontro em Porto Alegre

Em 2019, quando Porto Alegre participou pela primeira vez do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, o evento aconteceu na Rua da República, no bairro Cidade Baixa e reuniu mais de 40 instrumentistas e cantoras em homenagem à Leci Brandão. Já em 2020, com a pandemia da covid-19, o encontro teve como homenageada Elza Soares e aconteceu sem a presença de público, apenas com transmissão pelas redes sociais. Em 2021, quando começava a arrefecer a pandemia, ocorreu no Bar Opinião com controle de público e homenagem à Alcione. No ano passado, o 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba foi realizado na Praça dos Açorianos, em Porto Alegre, além das outras dezenas de cidades participantes do evento


Roda de samba fará homenagem a Teresa Cristina / Foto: Divulgação


Marguerite Silva apresenta “Tributo Biográfico Musical Nina Simone: A Alta Sacerdotisa do Jazz”

O Salão Mourisco da BPE apresenta, na próxima quinta-feira (30), às 20h, a cantora Marguerite Silva para homenagear a sacerdotisa do Jazz, Nina Simone, em um tributo repleto de grandes sucessos da artista na Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A entrada é gratuita.

Trazendo sua personalidade para a apresentação, Marguerite Silva adiciona toques de brasilidade às canções de Nina, incorporando suas referências na música preta brasileira e nos estilos urbanos como o Hip Hop e o Jazz.

Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico - Porto Alegre).


Marguerite Silva / Foto: Rogério Fernandes


Noite de Latin Jazz, com Indiara Estevez Castro

Apresenta-se, nesta quinta-feira (23), às 20h, no Grezz, a artista, cantora e compositora, Indira Castro. O show traz um repertório sofisticado que reúne Salsa, Jazz e Bossa Nova. A banda é composta por músicos exemplares: Tutti Rodrigues ( Percussão); Luís Henrique New ( Piano) Zé Montenegro ( Bateria); Miguel Tejera ( Contrabaixo).

Informações sobre ingressos no Sympla.

Local: Rua Almirante Barroso, 328, Floresta - Quarto Distrito de Porto Alegre.


Indiara Estevez Castro / Foto: Anderson Favila


Poa Jazz Festival 

A 8ª edição do Poa Jazz Festival chega ao Barra Shopping Sul reunindo atrações internacionais, nacionais e locais em nove shows e um workshop nos dias 24, 25 e 26 de novembro. 

Entre as atrações internacionais confirmadas estão o duo formado pelos pianistas Ray Lema (Congo) e Laurent De Wilde (França) e o trio espanhol Sumrrá. Entre as atrações nacionais, o trombonista paulista Jorginho Neto e seu Collective, a baixista Ana Karina Sebastião, a pianista e arranjadora Ana Azevedo com seu trio e o violonista Gabriel Selvage, que é gaúcho residente na Europa, acompanhado das feras Thiago Espírito Santo (baixo) e Kabé Pinheiro (percussão). 

As atrações locais são Arthur de Faria & Tum Toin Foin, o saxofonista Cleômenes Jr. e seu sexteto e o The Jazz Passengers.
Informações sobre ingressos no Sympla.

Programação:

Dia 24/11 – Sexta-feira
The Jazz Passengers – Brasil
Gabriel Selvage (com Thiago Espírito Santo e Kabé Pinheiro) – Brasil
Lema & De Wilde – Congo/França

Dia 25/11 – Sábado
Arthur de Faria & Tum Toin Foin – Brasil
Sumrrá – Espanha
Ana Karina Sebastião – Brasil

Dia 26/11 – Domingo
Cleômenes Jr Sexteto – Brasil
Ana Azevedo Trio – Brasil
Jorginho Neto Collective – Brasil.


Apresentações Culturais Armazém do Campo RS

Nesta sexta-feira (24), às 20h, o músico Thiago Ribeiro Lima e amigos se apresenta no Armazém do Campo de Portoi Alegre. Já no sábado (24), também às 20h, é a vez da dupla Feminejas. Entrada gratuita.


Lançamento do livro "G.E. Renner - O Cometa Eterno" celebra a história do Papão de 54

O Grêmio Esportivo Renner teve uma breve história no futebol, de meros 28 anos. No entanto, sua trajetória foi tão marcante e tão vitoriosa que até hoje é reverenciado por todos que gostam do esporte.

Essa memória afetiva agora encontra no livro “G.E. Renner – O Cometa Eterno” (Libretos Editora), sua expressão literária, resultado da dedicação do arquiteto, urbanista, professor, escultor e, agora, escritor Luis Carlos Macchi Silva. Junto com o filho Vítor Vasata, ele compilou um extenso material com histórias saborosas e imagens que traçam a trajetória rennista desde a sua fundação. Com edição de Pedro Haase Filho, o livro é uma realização da Fundação A. J. Renner.

O lançamento com debate e autógrafos acontece na próxima quarta-feira (29), às 19h, na Livraria Paralelo 30 (Rua Vieira de Castro, 48 - Porto Alegre).


 Foto: Divulgação


Roda de samba da Velha Guarda no festival Kizomba

Acontece neste domingo (26) o Festival Kizomba: diversidade, inclusão e gentileza. A programação do evento inicia às 11h e inclui shows e atividades integrativas. A entrada é gratuita.

Uma Porto Alegre mais gentil é o propósito final do Festival Kizomba: diversidade, inclusão e gentileza. Kizomba, do Kibundo, significa festa de todos, confraternização. E esta Kizomba, inspirada no enredo da Vila Isabel do carnaval carioca de 1988, também busca reunir “gente de todas as raças numa mesma emoção”. Outra inspiração desta confraternização é a filosofia do Profeta Gentileza.

Confira a programação completa:

11h - Kizombinha atividades infantis e integrativas com a parceria do Movimento Ações para a Felicidade. 
13h - apresentações dos artistas locais:

- DJ Canepa

- Samba do Arvoredo
- Roda de Samba da Velha Guarda:
   Cigano, Luiza Hellena e Paulinho Parada

- Escola de Capoeira Guerreiros
- Desfile: Tecendo a Criolando
- Escola de Dança Harem
                             
- Tereza a Banda e convidados
   Jordana Henriques, Jessie Jazz, Nina Rouge e Gabriel Lopes
- Roda de Samba do Brasilidades

Encerramento: Bloco Areal do Futuro. 


Paulinho Parada / Foto: Anderson Vanzan


Edição: Marcelo Ferreira