Rio Grande do Sul

PLANO DIRETOR

Esquerda vence eleição na região 1 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre

Eleições para o CMDUA prosseguem nas outras sete regiões da Capital até o dia 7 de fevereiro; veja quando e onde votar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Longas filas de eleitores foram até o estacionameento da Câmara Municipal de Porto Alegre - Foto: Mauro Paz

Apesar de toda a mobilização das empresas do mercado imobiliário, interessadas em uma abertura no Plano Diretor de Porto Alegre, a chapa 1, liderada pelo advogado Felisberto Seabra Luisi, venceu com 60% dos votos a eleição para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) da Região de Planejamento 1. Num clima de aglomeração, pois a organização do pleito não previu a participação das 1.557 pessoas que compareceram, a votação iniciou na terça-feira (9) e encerrou na madrugada de quarta-feira (10).

:: Votar para que o CMDUA cumpra seu papel com a política urbana brasileira ::

Diversos ônibus carregando eleitores com crachás de construtoras e imobiliárias aportaram no estacionamento da Câmara Municipal durante o desenrolar da eleição, formando filas cuja demora chegou a seis horas. Ao mesmo tempo chegavam à Câmara em ônibus de linha e veículos particulares eleitores de esquerda que foram mobilizados pelas redes sociais durante o final de semana. A chapa 2, liderada pelo empresário e corretor de imóveis Kleber Olivan Ribeiro Borges de Oliveira Sobrinho obteve 40% dos votos.

A chegada de vans com eleitores foi registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais por vereadores e deputados da esquerda.

 

Além do conselheiro Luisi, reeleito, e dois suplentes para o biênio 2024/2025, foram escolhidos 84 delegados que atuarão no Fórum de Planejamento. Luisi é membro do CMDUA desde 2018 e atua como advogado especialista em regularização fundiária.

O ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont (PT) compareceu à votação e disse que era importante estar presente para não deixar a cidade ser entregue à construtoras e especuladores imobiliários.

O ex-deputado estadual Raul Carrion também esteve presente e considerou uma grande vitória a da chapa 1. “Com 941 votos contra 636, a chapa 1 derrotou a chapa 2, que tinha detrás de si toda a máquina da prefeitura bolsonarista e o empresariado da construção civil, que mobilizou ônibus e vans para levar seus funcionários, prometendo mais obras e empregos com a 'liberação geral' no Plano Diretor e a eliminação das restrições construtivas e ambientais. A unidade do campo popular, democrático e de esquerda foi fundamental para esse resultado”, avaliou.

Imensas filas

Segundo Carrion, as filas imensas, que fizeram o processo de votação estender-se por mais de 6 horas, ultrapassando a meia-noite, "são uma expressão da incompetência da atual administração municipal, incapaz sequer de organizar de forma adequada as eleições para o CMDUA".

Nas redes sociaois também circularam vídeos e denúncias da situação das grandes filas:

O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, destacou que essa foi a primeira eleição com um sistema digital (desenvolvido pela Procempa) e que, portanto, teve desafios na adaptação, gerando filas mais significativas. Ele prometeu que nas outras regiões serão colocados mais equipamento e o horário da votação sertá ampliado.

A Região de Planejamento 1 engloba os seguintes bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.

Votação nas demais regiões

Podem votar todos os maiores de 16 anos que tenham Cadastro de Pessoa Física (CPF) e residência no município de Porto Alegre. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço. É possível optar por exercer o direito ao voto na Região de Planejamento do seu local de trabalho. Neste caso, é necessário apresentar, além do comprovante de residência, uma declaração de domicílio profissional.

A votação nas oito regiões da capital gaúcha segue até o dia 8 de fevereiro. Na quinta-feira (11), a partir das 17h, haverá a eleição para a Região de Planejamento 2 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, (Rua Dr. Caio Brandão de Mello) no bairro Humaitá. Confira quando será a votação nas demais regiões:

Região de Planejamento 3

  • Data: 16 de janeiro

  • Local: Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) - Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132, Costa e Silva)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 4

  • Data: 18 de janeiro

  • Local: Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) (Estrada Antônio Severino, 1.493, Rubem Berta)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 5

  • Data: 23 de janeiro

  • Local: Postão da Cruzeiro (Centro de Saúde Vila dos Comerciários) (Rua Moab Caldas, 400, Santa Tereza)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 6

  • Data: 25 de janeiro

  • Local: Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) (Rua Arroio Grande, 50, Cavalhada)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 7

  • Data: 30 de janeiro

  • Local: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) (Estrada João de Oliveira Remião, 4.444, Lomba do Pinheiro)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 8

  • Data: 6 de fevereiro

  • Local: Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) (Rua Mississipi, 130, Restinga)

  • Horário: a partir das 17h.


Edição: Marcelo Ferreira