Rio Grande do Sul

ARTE E DIVERSÃO

Porto Verão Alegre comemora 25 anos em edição com 140 espetáculos

Festival de artes cênicas que começou em 1999 com a ideia de movimentar o verão na cidade segue até 8 de fevereiro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Cabaré Desejos" está em cartaz no Porto Verão Alegre - Foto: Adriana Marchiori

Começou nesta quarta-feira (10) e se estenderá até o dia 8 de fevereiro a edição comemorativa dos 25 anos do festival Porto Verão Alegre. Este ano serão 140 espetáculos de teatro, humorismo, e música que deverão alegrar as noites da capital gaúcha.

:: Funarte concede prêmio a Paulo Flores, do Ói Nóis Aqui Traveiz ::

Três espetáculos marcaram a abertura do festival na noite de quarta: "Humor a Milanesa – Uma Comédia qeu Dá Samba", no Bar do Nito; um Stand-up de comédia com Rodrigo Marques, no teatro do Bourbon Country; e "Notas do Pop ao Jazz", no Instituto Ling.

Desta quinta (11) a sábado (13), a comédia “Cabaré Desejo”, com um grande elenco, conta a história de um cabaré depois do fim do mundo, na Zona Cultural. Também nesta quinta, no teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mário Quintana, às 20h30min, Lucio Alves apresenta o show de ilusionismo “I See – Eu Vejo a Sua Mente”.

Na sexta-feira (12), no Farol Santander, a cantora Letrux, ao lado de Thiago Vivas, faz o show “ Alfabeto Sonoro”, no qual as letras do alfabeto se transformam em poemas e canções.

Duas atrações nacionais ganham destaque na mostra deste ano: A peça “Eu te Amo”, de Arnaldo Jabor com os atores Sérgio Marone e Juliana Martins, nos dias 23 e 24, às 20h, no Theatro São Pedro. No mesmo local, somente no dia 6 de fevereiro, às 20h, o ator Thiago Lacerda estará interpretando “Quem esta aí? Monólogos de Shakespeare”.

Um oficina  chamada “Corpo e Diversidade” será realizada no dia 1 º de fevereiro, às 15h, no teatro Oficina Olga Reverbel. Será gratuita para pessoas com deficiência intelectual e baixa audição e terá um intérprete de Libras.

Ingressos

A programação completa e os ingressos para o Porto Verão Alegre são vendidos pelo site do festival e pelo ponto de venda físico, localizado na recepção da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736), com funcionamento de terças a domingos, das 13h às 19h. Esse local também funcionará como bilheteria para as vendas na hora das duas salas do centro cultural que integram o fstival: a Carlos Carvalho e a Bruno Kiefer. O outro ponto físico está localizado no Shopping Praia de Belas (avenida Praia de Belas, 1181). As entradas custam entre R$ 19,80 e R$ 80,00 e há diversas categorias e ofertas de descontos.

25 anos de história

O Porto Verão Alegre começou em 1999, em um encontro na Lancheria do Parque, com a proposta dos idealizadores e organizadores - Zé Victor Castiel e Rogério Beretta - de movimentar o setor cultural da cidade durante o verão. A primeira edição contou com seis espetáculos e foi um sucesso, tendo levado 12 mil espectadores para os teatros. No verão seguinte, o festival praticamente triplicou de tamanho.


Edição: Marcelo Ferreira