Rio Grande do Sul

ARTE E DIVERSÃO

Peça teatral 'Corra que as palhaças vêm aí' está de volta no Porto Verão Alegre

Espetáculo terá apresentações nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na peça, dois atores, dois comediantes, quatro décadas de trabalho dedicadas aos palcos convencionais e alternativos desta cidade - Foto: Divulgação

A peça "Corra que as palhaças vêm aí", depois de estrear no Porto Verão Alegre de 2023, volta ao festival em sua 25 edição. O espetáculo que fez turnê por 11 cidades gaúchas através do Circuito de Artes Cênicas SESC/RS 2023 e apresentação no Teatro Oficina Olga Reverbel, comemora este ano os quarenta anos de atuação de João Carlos Castanha e Lauro Ramalho. As apresentações acontecem nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, sempre às 20h30, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana.

:: ::

"Corra que as palhaças vêm aí" tem como ideia central o fracasso, mas não no sentido da derrota e sim como material de superação e obstinação. Neste sentido, vai apresentando depoimentos pessoais e personagens icônicos, alguns criados especialmente para o espetáculo, que representam esta variedade enorme de emoções e trabalha com a diversidade e improviso. "São coachs motivacionais, uma cobra atriz, um estilista internacional e suas personagens de resistência Laurita Leão e Maria Helena Castanha”, descrevem os idealizadores.

Na peça, dois atores, dois comediantes, quatro décadas de trabalho dedicadas aos palcos convencionais e alternativos desta cidade. No camarim e diante da plateia, o espetáculo trabalha com estes dois planos de atuação, vão relembrando fatos, resgatando personagens, revirando suas memórias, recuperando suas identidades. 

Embora João Carlos Castanha e Lauro Ramalho já tenham trabalhado juntos em diversas ocasiões, este é o primeiro trabalho em dupla, onde também assinam roteiro e direção, em um projeto que traz um pouco de seus históricos no teatro gaúcho e também introduz a cena LGBTQIA+, onde são pioneiros e ainda muito atuantes.

A constante instabilidade na carreira o etarismo, as alegrias e conquistas, os momentos de angústia, o amor pela profissão e, sobretudo, a amizade e companheirismo se misturam e registram a trajetória destes dois artistas. 

Para este ano de 2024 estão com outros projetos. João Carlos Castanha e Lauro Ramalho devem estrear seus monólogos, o primeiro com direção de Zé Adão Barbosa e o segundo, com direção de Fernando Kike Barbosa e produção da Cia. Stravaganza.

O espetáculo tem cenografia de Marco Fronckowiak, iluminação de Bel Ramil, trilha sonora pesquisada por João Carlos Castanha, pinturas das fotos de cena de Ron Selistre, arte gráfica de Perseu Pereira e supervisão musical e locuções de Everton Rodrigues. 

Porto Verão Alegre comemora 25 anos em edição com 140 espetáculos

Começou nesta quarta-feira (10) e se estenderá até o dia 8 de fevereiro a edição comemorativa dos 25 anos do festival Porto Verão Alegre. Este ano serão 140 espetáculos de teatro, humorismo, e música que deverão alegrar as noites da capital gaúcha.

Ingressos

A programação completa e os ingressos para o Porto Verão Alegre são vendidos pelo site do festival e pelo ponto de venda físico, localizado na recepção da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736), com funcionamento de terças a domingos, das 13h às 19h. Esse local também funcionará como bilheteria para as vendas na hora das duas salas do centro cultural que integram o fstival: a Carlos Carvalho e a Bruno Kiefer. O outro ponto físico está localizado no Shopping Praia de Belas (avenida Praia de Belas, 1181). As entradas custam entre R$ 19,80 e R$ 80,00 e há diversas categorias e ofertas de descontos.


Edição: Marcelo Ferreira