Rio Grande do Sul

FUTURO DA CIDADE

Porto Alegre elege segunda conselheira para o órgão que debate Plano Diretor

Com cerca de 68,13% dos votos (560), a chapa 2 foi a mais votada na Região de Planejamento 2

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com novo recorde de votantes, Região do 4º Distrito, ilhas e bairros da Zona Norte define representante no Conselho do Plano Diretor - Foto: Pedro Piegas / PMPA

Após impugnação da chapa ligada a movimentos sociais críticos às políticas urbanas do prefeito Sebastião Melo (MDB), a chapa 2, liderada por Vanessa Gomes, foi eleita nesta quinta-feira (11) como representante da Região de Planejamento 2 (parte da região Norte, 4º Distrito e Ilhas) no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). O órgão tem a importante função de decidir os rumos do novo Plano Diretor de Porto Alegre. O pleito também elegeu 49 delegados da RGP 2, e nominata será publicada no Diário Oficial. 

:: Votar para que o CMDUA cumpra seu papel com a política urbana brasileira ::

Vanessa, que é graduada em processos gerenciais, exerce voluntariado para o desenvolvimento de crianças e atuou como funcionária em escola de Educação Infantil, foi eleita com cerca de 68,13% dos votos (560). Filiada ao PDT, a candidata derrotou Adelaide Teixeira, radialista, delegada estadual da Saúde e do Orçamento Participativo, além de trabalhadora da construção civil, que obteve 231 votos. O engenheiro químico e empresário da construção Luis Largman ficou em terceiro com 31 votos.

Participaram do processo eleitoral 832 pessoas, número de eleitores cinco vezes maior do que na última eleição, em 2018. O segundo dia das eleições do CMDUA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, no bairro Humaitá, zona Norte de Porto Alegre, que foi palco das eleições para os integrantes da nova gestão, demonstra que a eleição de 2024 é a maior da história do município.

Oito regiões da cidade escolherão os seus representantes para o Conselho do Plano Diretor. Entre terça e quarta-feira, houve a eleição do representante da Região de Planejamento 1, que envolve Centro Histórico e outros 18 bairros.  As escolhas prosseguem até 6 de fevereiro. De acordo com o calendário, os resultados serão homologados em 9 de fevereiro, três dias depois da realização da disputa na última região.

:: Esquerda vence eleição na região 1 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre ::

Após longas filas, segunda eleição foi mais tranquila

Após o grande comparecimento na sessão anterior, quando eleitores chegaram a ficar mais de quatro horas na fila na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS) redimensionou a estrutura de atendimento, com mais servidores e equipamentos para votação. Essa está sendo a primeira eleição com um sistema digital próprio (desenvolvido pela Procempa) e auditoria externa. Portanto, para o secretário da SMAMUS, Germano Bremm, este processo eleitoral teve desafios na adaptação, gerando filas mais significativas. 

Para o secretário da SMAMUS, Germano Bremm, a adesão ao processo nas duas sessões realizadas demonstra que o tema do planejamento urbano tem ganhado relevância entre as representações da comunidade porto-alegrense. “Estamos em pleno processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre e é muito positivo que a população participe das decisões sobre a cidade que queremos viver no futuro. A eleição é a oportunidade que a sociedade tem, de acordo com a sua região de planejamento, de eleger o representante que reflita a visão da maioria daquele bairro para que possa ser a sua voz sempre que demandado a algum tema em debate naquela localidade", avaliou o secretário municipal.

Sobre Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA)

O CMDUA é o órgão que tem por finalidade formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano e é informalmente conhecido como o Conselho do Plano Diretor. É composto por 28 integrantes, sendo que oito deles estão sendo escolhidos no atual pleito. No total, são nove representantes de entidades governamentais, nove não governamentais, nove das comunidades e o presidente.

Além de servir de debate para diversas esferas de desenvolvimento urbano, o Conselho do Plano Diretor tem poder decisório no caso de projetos comerciais e residenciais de grande impacto na cidade. 

Como votar

Podem votar todos os maiores de 16 anos com CPF e residência em Porto Alegre. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço impresso. É possível optar pelo voto na Região de Planejamento do local de trabalho. Neste caso, é necessário apresentar, além do comprovante de residência, uma declaração de domicílio profissional.

As sessões ocorrem das 18h às 20h, com credenciamento a partir das 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 98615-1563, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, ou pelo e-mail [email protected].

Votação nas demais regiões

Região de Planejamento 3

  • Data: 16 de janeiro

  • Local: Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) - Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132, Costa e Silva)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 4

  • Data: 18 de janeiro

  • Local: Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) (Estrada Antônio Severino, 1.493, Rubem Berta)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 5

  • Data: 23 de janeiro

  • Local: Postão da Cruzeiro (Centro de Saúde Vila dos Comerciários) (Rua Moab Caldas, 400, Santa Tereza)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 6

  • Data: 25 de janeiro

  • Local: Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) (Rua Arroio Grande, 50, Cavalhada)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 7

  • Data: 30 de janeiro

  • Local: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) (Estrada João de Oliveira Remião, 4.444, Lomba do Pinheiro)

  • Horário: a partir das 17h

Região de Planejamento 8

  • Data: 6 de fevereiro

  • Local: Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) (Rua Mississipi, 130, Restinga)

  • Horário: a partir das 17h.


Edição: Marcelo Ferreira