Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

Festival de Cinema da Fronteira e Sur Frontera WIP LAB abrem inscrições

Evento acontece de 23 a 27 de abril de 2024 em Bagé (RS), Sant'Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Inscrições vão de 19 de fevereiro a 15 março de 2024 - Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, evento que se consolida como principal janela do audiovisual do Mercosul em território brasileiro. Curtas e longas podem ser inscritos gratuitamente de 19 de fevereiro a 15 março de 2024, na plataforma do Festival no FilmFreeway. Os links de inscrição e regulamento estão na bio do Instagram @festivaldafronteira e no site festivaldafronteira.com.br.

:: Premiação do Festival da Fronteira destaca regionalidades e potências do mercado ::

No ano passado, celebrando o “Profundo Brasil Profundo”, o encontro se desenrolou entre o final de novembro e dezembro, com um grande patrocinador: Claro. Já no encerramento do evento de 2023 (confira matéria de balanço para o Brasil de Fato RS), os organizadores manifestavam o desejo de promover o Festival da Fronteira mais cedo neste ano, ainda no primeiro semestre e assim será: acontece de 23 a 27 de abril de 2024, igualmente nas cidades de Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai).

Importante lembrar que o evento é realizado com sessões abertas ao público e conta com premiações, debates e homenagens. As principais atrações são sediadas no Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães), importante patrimônio de Bagé.

A Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens, a Competitiva Regional (para o RS, com 50% reservada a produções da fronteira Brasil-Uruguai) e a Mostra de Animação aceitam filmes com duração de até 15 minutos. A Mostra Competitiva Internacional de Longas recebe títulos ibero-americanos, ou de países de língua portuguesa. 


Novas artes do talentoso Leo Lage para a identidade visual deste ano, sempre tendo São Sebastião como símbolo do evento. O santo mártir é padroeiro de Bagé, cidade conhecida como Rainha da Fronteira! / Foto: Divulgação

No III Sur Frontera WIP LAB serão aceitos exclusivamente projetos de longa-metragem (ficção, documentário e híbrido) para realizadores brasileiros e de países latino-americanos. São duas as categorias: Work In Progress (WIP), para projetos em fase de finalização; e Laboratório (LAB), para projetos em fase de desenvolvimento.

Haverá uma taxa de inscrição para os candidatos do mercado Sur Frontera, com valores promocionais até 26 de fevereiro. Dez talentos serão selecionados, sendo três na categoria WIP e sete na categoria LAB. Os escolhidos vão participar de uma programação de quatro dias que inclui consultorias coletivas e individuais com tutores, reuniões de negócios com players, pitching e seminários, além de ganhar hospedagem e alimentação.

Os renomados Carla Esmeralda (Laboratório Novas Histórias) e Walter Tiepelmann (Festival de Málaga) seguem na curadoria do III Sur Frontera WIP LAB, juntamente com o roteirista Alessandro Engroff. No anúncio liberado pela organização nesta segunda-feira (19), não foi confirmada a continuação da curadoria dos longas (Roger Lerina e Jonas Chadarevian) e nem o número de filmes a serem exibidos em competição (na edição passada foi um grande número para uma única mostra, 12, tamanha a qualidade dos concorrentes), tampouco foram divulgados os nomes dos responsáveis pela seleção dos curtas (normalmente encabeçados por Frederico Ruas, antigo parceiro de empreitadas do diretor do evento, Zeca Brito).

Outra confirmação que também segue na pendência de notícia é o patrocinador master deste ano, que, novamente, deve ser outro grande nome, uma vez que o realizador bajeense andou fazendo muitos contatos em Brasília e Rio de Janeiro no fim de 2023 e início de 2024. Nem a estreia comercial de seu próximo longa, Hamlet, ainda foi divulgada devido aos seus compromissos de produtor cultural e também de cineasta, filmando um documentário durante o Carnaval carioca.

O XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem produção de Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções. Realização da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura e Associação Pró Santa Thereza. O evento tem apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul). 


Edição: Katia Marko