Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdFRS - 7 a 14 de março

A agenda cultural da próxima semana traz muitas exposições e programas relacionados ao Dia Internacional da Mulher

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os destaques da próxima semana está os Blocos de Carnaval: Circuito das Famílias e Orla da Diversidade - Foto: Joana Berwanger

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:


Música:

 

Literatura:


Teatro e dança:

 

Exposição, artes Visuais e oficina:


Festa, ar livre e programação especial:


Cinebancários 

Entre os destaques do Cinebancários entre os dias 7 e 13 de março está o documentário Utopia Tropical, de João Amorim.

Estreia, dia 7 de março, no CineBancários, o filme UTOPIA TROPICAL, documentário que convida à reflexão sobre as questões que moldaram a América Latina. Por vezes tratados como ocupantes algo indisciplinados do quintal norte-americano, os povos do continente têm aqui sua proposta civilizacional e suas lutas contadas pelo linguista e analista político estadunidense Noam Chomsky e pelo diplomata brasileiro Celso Amorim. No filme, eles analisam quase um século de história e jogam luz sobre acontecimentos-chave desta caminhada, buscando frestas que apontem para uma América Latina mais justa e plural.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio

Entre as atrações na Cinemateca Capitólio, dos dias 7 a 13 de março, está a Sessão de abertura da mostra Yvonne Rainer em 5 Atos nesta sexta-feira (8), às 19h30, em edição especial do Projeto Raros. Entrada franca.

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

A Cinemateca Paulo Amorim apresenta entre os dias 7 e 13 de março o filme Dias Perfeitos, de Wim Wenders, na Sala Sala Paulo Amorim, às 14h45 e às 19h.

Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Sessão Nostalgia na Cinemateca Paulo Amorim revive o Oscar de 1992 com ''O Silêncio dos Inocentes" 

A Cinemateca Paulo Amorim apresentará a Sessão Nostalgia com o filme "O Silêncio dos Inocentes", vencedor do Oscar em 1992. A exibição será realizada no domingo (10), às 14 horas, na Sala Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os ingressos para a Sessão Nostalgia custarão R$ 8,00, com direito a meia-entrada para todos os espectadores.

Baseado no livro de Thomas Harris, o filme dirigido por Jonathan Demme conta a história de Clarice Starling (Jodie Foster), uma estagiária do FBI, e Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra brilhante. No ano da premiação do Oscar, o filme ganhou várias categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. 

Após a exibição do filme, os críticos Rodrigo de Oliveira, da revista digital Almanaque21, e Bruna Haas, da Cinemateca Paulo Amorim (CPA), irão discutir sobre a festa do Oscar e comentar os filmes indicados para a premiação deste ano. 


Exposição "Trindade do tempo – ou, um Torus"

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em parceria com o Banrisul e o Instituto Cultural Torus, apresenta a exposição "Trindade do Tempo - ou, um Torus". A mostra coletiva, com curadoria de Ío (Laura Cattani e Munir Klamt), faz parte das comemorações dos 70 anos do MARGS e estará em cartaz até 10 de março de 2024, nas Salas Negras do 1º andar expositivo do Museu.

A exposição é composta pela obra "Trindade do Tempo", do duo de artistas Ío, que integra o Acervo Artístico do MARGS. A série de fotografias acompanha o destino de três anéis lançados ao mar, representando ciclos temporais e movimento das marés. Os materiais utilizados, ouro e prata, evocam nostalgia, desejo e transitoriedade.

Local: 1º andar expositivo do MARGS (Salas Negras) - Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita


Arte: Libindo Ferrás, Marinha n.19, 1921 / Foto: Fabio Del Re & Carlos Stein – VivaFoto


Exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS"

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) continua com a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e está em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Visitação: Até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Informações neste link


Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Exposição Casa e o Sopro

O Instituto Ling segue com a exposição A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A exposição segue até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h.
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca


Sopro, de 2023 / Foto: Alexander Janetzko


Exposição Juruti – Festival das Tribos

A Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS continua com a exposição fotográfica Juruti – Festival das Tribos, que reúne registros visuais feitos em 2023 pelo fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena de um dos maiores eventos dos povos tradicionais da Amazônia Brasileira, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal.

Festa cultural realizada sempre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto no município de Juruti, oeste do Pará, o evento resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. A exposição fotográfica itinerante abriu em fevereiro em Brasília e, depois de Porto Alegre, seguirá para o Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Belém e terminará no mês de julho em Juruti, durante as comemorações dos 30 anos do Festribal.

Visitação: até 20 de março, de segunda a sexta, das 10h às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 2° andar – Centro Histórico, Porto Alegre)
Classificação indicativa: livre
Ingresso: entrada franca


Exposição Juruti / Foto: Divulgação


Terrosos

A Ocre Galeria segue com a exposição Terrosos, de Carusto Camargo. A mostra reúne uma série de vasos, volumes disfuncionais, entre o escultórico e o cerâmico, elaborados a partir da revisitação de 35 anos de produção e atuação do artista no campo da cerâmica, das artes e do ensino.

Onde: Ocre Galeria | Rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre - RS.

Visitação até 30 de março de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min.

Entrada franca


Obra da série Terrosos, fruto do pós-doutoramento em Portugal / Foto: Joana Torgal


Ecarta Musical divulga shows do primeiro semestre

Música de frontera, choro, samba, instrumental, milonga, afro, erudito e regional são ritmos que integram a seleção de 12 apresentações que iniciam dia 9 de março até 24 de agosto trazendo músicos de Butiá, Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Santana do Livramento.
 
A estreia é com Canciones com Drama, de Arthur de Faria e Pedro Longes, trazendo as tonalidades de piano, acordeón, vozes e outros instrumentos com repertório autoral em português e espanhol recheado de humor e primorosidade.
 
Em 24 de março é a vez de Adriana de Los Santos com o show Íntimo. A cantora e instrumentista chega com seu acordeon e suas composições atravessadas pelo feminismo acompanhada de Ariane Motta no baixo e Igor Ribeiro no violão.
 
Os shows ocorrem quinzenalmente aos sábados, às 18 horas, na sede da Fundação Ecarta, em Porto Alegre. Desde a pandemia, os shows também têm transmissão ao vivo no canal da Fundação Ecarta no Youtube. O projeto Ecarta Musical completa 19 anos com 400 apresentações de artistas gaúchos. As propostas são selecionadas por edital a cada semestre.
 
Programação
Março

09 – Arthur de Farias e Pedro Longes – Canciones Com Drama
23 - Adriana de Los Santos – Íntimo
 
Abril
06 - Marcelo Delacroix – Tempo Presente
20 – Fernando Peters Trio – Milonga Oscura
 
Maio
11 – Marcelo Corsetti – Phyra
25 – LouaPacômOulai e Felipe Merker Castellani – Tudo é Ritmo
 
Junho
08 – Tássia Minuzzo – Simplesmente Maysa
22 – Balaio de Palha
 
Julho
06 – Carolina Caceres – Música de Frontera
20 – EquilÍbrio Dinâmico Trio
 
Agosto
10 – Choros de Balcão
24 – Tiago Marques e Samara Moraes.


Ecarta Musical / Foto: Divulgação


Remanso abre as portas neste sábado

Neste sábado (9), a Remanso abre suas portas e janelas para a cidade e espera a comunidade para circular em seus espaços com uma ampla programação de atividades, envolvendo feira, show, ciclo de palestras e debates, mostra de arte contemporânea e exposição. 

O novo espaço cultural de Porto Alegre fica na Rua Santo Antônio, 366 (entre as Ruas André Puente e Gonçalo de Carvalho) - em um casarão dos anos 1930, revitalizado com projeto arquitetônico da Ultra Arquitetura. A iniciativa nasce para ampliar o acesso à cultura e às artes visuais e para fomentar a produção artística de artistas em início de trajetória. A instituição sem fins lucrativos oferecerá concessão gratuita de ateliês para artistas, bolsas, residências artísticas, além de receber exposições, mostras, cursos e atividades educativas na área das artes e humanidades.

A Remanso conta com ateliê compartilhado para dois artistas, sala de aula para atividades práticas, sala de aula para aulas teóricas, copa, espaço expositivo, auditório para 30 lugares e jardim.

9 e 10 de março
14h às 20h
Feira Garganta

11 e 12 de março
18h
Artes Visuais & Espaços Independentes - Ciclo de Palestras 

13 e 14 de março
10h às 20h
Canteiro de Obras - Minimostra de arte contemporânea

15 de março
19h
Mão de Obra? - Abertura de exposição. Curadoria de Izis Abreu & Guilherme Mautone


Remanso / Foto: Antonio Mariano


Mostra de Maria Ivone dos Santos inaugura o calendário expositivo do V744atelier 

O V744atelier dá início à programação de 2024 inaugurando a exposição “Performance do Arquivo: Especulações”, de Maria Ivone dos Santos, neste sábado (9), às 17h, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre.

A exposição parte de um olhar retrospectivo sobre o seu arquivo artístico pessoal para ativá-lo e lançar-se em novos projetos. “Especular é um termo que deriva do latim speculare, e que se refere tanto ao ato de meditar quanto ao de refletir (no sentido físico), podendo se referir às particularidades de um espelho, quanto ao ato de observar”, explica a artista.

Visitação de 11 de março a 26 de abril de 2024, de quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier.


 Foto: Divulgação


Exposição “Búfala”

A inauguração da exposição “Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas”, acontece nesta sexta-feira (8), às 18h30min, na Casa dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas), aberta ao público. Haverá uma apresentação da artista Carini Pereira, com a performance “No escuro eu abro os olhos”. A mostra conta com a participação de 11 artistas residentes no Rio Grande do Sul que trazem, em seus trabalhos, olhares e questionamentos sobre o lugar das mulheres na sociedade brasileira.

A exposição tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais; e Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais. A produção cultural é da historiadora da arte Aisha Costa. 

A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

O objetivo é fomentar a produção artística feminina e contribuir para a valorização da cultura local a partir do olhar das artistas e suas experiências.

Participam da exposição as artistas Bruna Alexsandra Rocha, Carini Pereira da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Iracema Gah Té (artista convidada), Laura de Anunciação, Lia Regina Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgínia Dias.

A mostra fica aberta de 8 de março a 8 de maio de 2024, de terça a domingo, das 9h às 17h.


Exposição “Búfala” / Foto: Divulgação


Show de Flamenco Inaugura as Celebrações dos 25 Anos da Del Puerto em 2024

O coletivo Del Puerto, referência cultural flamenca na cidade de Porto Alegre, está prestes a celebrar seus 25 anos de trajetória, e para marcar o início do ano de festividades, apresenta um espetáculo de tirar o fôlego - um autêntico TABLAO flamenco. O evento acontecerá no dia exato do aniversário do coletivo, neste sábado (9) às 20h, na Sala Álvaro Moreyra (Rua Erico Verissimo, 307).

O show de flamenco, que promete encantar os amantes da arte e os apreciadores de performances intensas, terá apresentação única. Conta com a participação do já renomado elenco de artistas da Del Puerto: as bailaoras Daniele Zill, Graziela Silveira, Juliana Prestes, Juliana Kersting, dos músicos Giovani Capeletti, Leo Dias, Tatiana Flores e Rafael Melo, e do cantaor convidado, o uruguaio Marcyo Bonefom. O palco se tornará um verdadeiro tablado flamenco, ou TABLAO como se costuma dizer, onde a intensidade e a tradição se entrelaçam com a contemporaneidade e a pesquisa de linguagem, características da trajetória da Del Puerto. Simplesmente emocionante e imperdível!

Ingressos antecipados neste link.


Del Puerto / Foto: Nando Espinoza


Passe livre e Festival 8M abrem programação do Mês da Mulher
 
A Prefeitura de São Leopoldo está preparando uma programação especial para março e o Dia Internacional da Mulher. O Festival 8M - A Luta das Mulheres Muda o Mundo! ocorrerá nesta sexta-feira (8), na Praça da Biblioteca, a partir das 16h, abrindo a programação alusiva ao Mês da mulher. Será um dia de apresentações de artistas locais, roda de conversa, Expo Black, Economia Solidária e Feira de Artesanato Indígena Kaingang.

O festival substituirá a tradicional caminhada pela rua Independência devido as obras que ocorrem no centro da cidade. “A caminhada é um ato político que mobiliza diversas mulheres da cidade. Por isso vamos proporcionar um grande encontro na praça, não só festivo, mas também para ecoar nossas vozes pelo fim da violência contra às mulheres”, ressaltou a secretária de Políticas para Mulheres (Sepom), Eliene Amorim.
 
O festival é organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Sepom) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), em parceria com Sicredi, SESC e secretarias municipais de Cultura, Educação, Direitos Humanos e Mobilidade e Serviços Urbanos, além de apoio das entidades da sociedade civil e coletivos femininos para organizar as ações que ocorrerão durante o mês.
 
Programação Mês da Mulher
 
Dia 6, às 9h - Reunião ordinária da Rede de Enfrentamento à Violência - Casa Luna: rua Aristides Baronio, 172 – bairro Campina
 
Dia 7, às 10h - Jornada de Luta pela Moradia (Movimento Nacional de Luta pela Moradia)
 
Dia 7, às 19h - Noite das Gurias   - rua São Caetano, 173 – Centro (Afronte e UBM)
 
Dia 8, às 16h - Festival 8M – Bicentenário – “A Luta das Mulheres Muda o Mundo”-  Praça da Biblioteca (Sepom e Comdim)
 
Dia 9, às 9h - UBS PAIM – Violência Sexual e de Gênero - rua Homero Batista, 167 – bairro São Miguel   
 
Dia 9, das 9h às 11h - Café com Elas - rua Seringueira, 242 - Tancredo Neves (SCFV Padre Orestes e Isaura Maia)
 
Dia 9, das 15h às 16h, Chá das Rosas por CCEI TALITHA KUM, rua Frederico Mayer, 1120 – Feitoria CCEI TALITHA KUM
 
Dia 12, das 14h às 16h - Oficina no COL - rua Primeiro de março, 776, Centro (COL e facilitadoras da Sepom/Jacobina e Comdim)
 
Dia 13, às 18h - Audiência Pública: O Voto Feminino e as Mulheres na Política, Câmara de Vereadores (Sepom e Comdim)
 
Dia 14, às 15h – Autocuidado - rua Seringueira, 242- Tancredo Neves (SCFV Padre Orestes e Isaura Maia)
 
Dia 15, às 9h30 e às 14h - A luta e as conquistas das mulheres – na Escola Amadeu Rossi - rua São Sepé, esquina Viamão Snº - bairro Santa Teresa (UBM convida Comdim e Centro Jacobina)
 
Dia 21, 14h – Oficina - Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) - rua São Joaquim, 1063 – Centro (Fátima Machado – Assistente Social)
 
Dia 21, Encontro das Cozinhas Comunitárias (Sepom, Comdim e SAS).


Passe livre e Festival 8M / Foto: Samuel de Souza


Tablado Andaluz recebe o cantaor uruguaio Marcyo Bonefon na Noche Flamenca Especial

Nesta sexta-feira (8), o Tablado recebe o cantaor uruguaio Marcyo Bonefon na Noche Flamenca Especial. Dividem o palco com o artista: Giovani Capeletti (guitarra flamenca), Rafael Melo (cajón), Graziela Silveira (baile), Andréa Franco (baile) e Luciana Meira (baile).

A casa abre às 19h e o show acontece às 21h30. Com couvert artístico a R$ 50, as reservas podem ser feitas pelos telefones (51) 3311-0336 ou (51) 99873-0809. Fundado em 1991, o Tablado Andaluz – companhia de dança flamenca, escola e espaço cultural – é referência na formação do atual cenário da arte flamenca no Brasil. 


Marcyo Bonefon / Foto: Renata Machado


Papos com Henrique Schneider em POA e São Leo

Nos próximos dias, o escritor Henrique Schneider estará participando de eventos sobre o romance Setenta, ao lado de Gladhys Elliona, tradutora da obra na Indonésia. No sábado (9), o encontro será na Livraria No Pátio (Avenida São Borja, 97), em São Leopoldo, com mediação de Carol Sá; na terça-feira (12), o papo será na livraria Paralelo 30, (R. Viera Castro, 48) com mediação de Samla Borges. A entrada é franca e os livros do autor estarão à venda nos locais.


Foto: Divulgação


Museu Júlio de Castilhos inaugura exposição sobre narrativas femininas negras
 
O quinto ciclo da mostra de longa duração "Narrativas do Feminino" será inaugurado no próximo sábado (9), às 11h, no Museu Julio de Castilhos (MJC) (Rua Duque de Caxias, 1.205, Porto Alegre). A nova montagem, dedicada ao protagonismo de mulheres negras, exibirá peças recebidas no âmbito da campanha Acervo Afro-Gaúcho, iniciada em 2020. 

Entre os itens expostos, estão fragmentos de vida e de luta de mestras griôs, artistas, educadoras, pensadoras, pesquisadoras, intelectuais e trabalhadoras de diversas áreas e funções, bem como de avós, mães, filhas, netas e esposas, que, no seu cotidiano, construíram e constroem a história do Estado.

A exposição ocupa uma das salas da casa de Julio de Castilhos e pode ser visitada de terças a sábados, das 10h às 17h, e nas quartas, das 10h às 10h, até 30 de dezembro. A entrada é franca.


Narrativas do Feminino / Foto: Divulgação


OSPA apresenta a programação de março da Temporada Artística 2024
  
O mês de março reserva uma programação intensa, com eventos na Casa da OSPA e um espetáculo especial no Auditório Araújo Vianna. 

A programação do mês começa com o concerto de abertura da temporada, "Quadros de uma Exposição", no próximo sábado (9), às 17h. Sob a regência do diretor artístico da OSPA e maestro Evandro Matté, os músicos vão interpretar obras de Lili Boulanger, Modest Mussorgsky e Sergei Bortkiewicz. Premiado em concursos nacionais e internacionais, o pianista Fabio Martino se apresentará como solista nessa ocasião.

Dentro da programação da Secretaria de Estado da Cultura para o Mês da Mulher, a regente argentina Natalia Salinas e a flautista alemã Wally Hase são os destaques do concerto "Sinfonia Escocesa", na sexta-feira, 15 de março. A sinfonia de Mendelssohn intitula o espetáculo, que terá lugar às 20h na Sala Sinfônica. Peças de Schubert e Carl Reinecke também fazem parte do repertório.

No dia 23 de março, os 200 anos de nascimento de Anton Bruckner serão celebrados em "Sinfonia Romântica", às 17h, na Sala Sinfônica. Além da "Quarta Sinfonia" de Bruckner, que dá nome ao espetáculo, a OSPA e o clarinetista Ovanir Buosi apresentarão o "Concerto para Clarinete, K. 622", de Mozart. A regência será de Fábio Mechetti.

No dia 28 de março, a OSPA trará a Porto Alegre um trio especial de solistas - Daniel Jobim, Mário Adnet e Zé Ibarra - para apresentar os grandes sucessos de Tom Jobim no concerto imperdível "Jobim Sinfônico". Evandro Matté conduzirá a Orquestra neste espetáculo com entrada gratuita.

Navegue pela programação da OSPA e saiba mais sobre os concertos em ospa.rs.gov.br/agenda.


OSPA ensaio / Foto: Lucia Moreira


Cuidado que Mancha apresenta "Choros, Risos e Fraldas: Maternidade em Dose Tripla"

O Cuidado que Mancha celebra o Dia Internacional da Mulher com a apresentação do espetáculo Choros, risos e fraldas: maternidade em Dose Tripla no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av Alberto Bins, 665). É nesta quinta-feira (7), às 19h30 e os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Um dos mais novos trabalhos cênicos do grupo promete mergulhar no universo da maternidade. Ela é linda e assustadora, doída e doida, cansativa e revigorante. Isso é motivo de riso. E de choro. E de chorar de rir. As atrizes Lolita Goldshmidt, Lorena Sánchez e Raquel Grabauska, levam suas histórias pessoais para o palco, através de uma visão inusitada. Uma mistura de humor, risadas e, porque não, lágrimas. 

Além da apresentação, no hall do teatro estará a exposição dos produtos realizados pelas mulheres das oficinas "Mãos de Mães", um dos projetos do braço social CQM+. E mais: Após a apresentação, todos estão convidados a participar da entrega das marmitas do projeto "Cuidado que Lancha". 


Cuidado que mancha / Foto: Gabrielle Pires


Artistas e curadores exploram a interação da música com as artes visuais e cênicas

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com o Instituto Cultural Torus, apresentará o lançamento do álbum "Sete Infinitudes", do compositor Caio Amon, e a performance "Abissal", da bailarina Camila Vergara. 

O evento acontecerá no próximo sábado (9), às 15h, nas Salas Negras do 1º andar do MARGS. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. 

Essa atividade faz parte da programação pública da exposição "Trindade do Tempo - ou, um Torus", com curadoria do duo de artistas Ío (Laura Cattani e Munir Klamt), marcando o encerramento da exposição, que permanecerá em exibição até domingo, dia 10 de março. 

O álbum "Sete Infinitudes" foi desenvolvido por Caio Amon em colaboração com a Ío em 2021, como parte do projeto virtual e coletivo "Tempo como Verbo", realizado pelo Instituto Cultural Torus durante a pandemia e as leis emergenciais voltadas ao setor cultural, reunindo diversos artistas cujas obras depois foram incorporadas ao acervo do MARGS. 

Durante o evento, a bailarina Camila Vergara irá apresentar a performance "Abissal", sincronizada com a execução do álbum. 


Camila Vergara é a diretora envolvida com o processo de criação do espetáculo “PEIXES” com estreia prevista para 2024 / Foto: Caio Amon


A Voz Livre – Exposição de fotografias, lançamento de livros, bate-papo e show musical

Nesta sexta-feira (8), a Ardotempo Edições apresenta um evento dedicado às mulheres. No roteiro desta noite repleta de arte e cultura, estão previstos lançamento de livros, exposição de fotografias, conversas e show musical no Foyer do Multipalco Eva Sopher e no Teatro Oficina Olga Reverbel.     

Às 18h, no Foyer do Multipalco acontece a abertura da mostra Fronteira, com fotografias de Elis Vasconcellos. No mesmo local, Mariana Ianelli e Martim César lançam, respectivamente, os livros Turno da Madrugada (crônicas) e Schlee e Cervantes - Duas Fronteiras do Mundo (poesia e música, com um CD encartado).

Também serão realizadas, a partir das 19h, duas conversas importantes sobre atividades desenvolvidas por mulheres no espaço cultural da literatura e no institucional-administrativo e comunitário: de Mariana Ianelli (escritora, poeta e cronista) e Luciana Luso de Carvalho (Presidente da Agergs). Na sequência, das 20h às 21h30, estreia o espetáculo As Mulheres de Schlee – composto por contos-canções de Martim Cesar e Maurício Barcellos com interpretação das cantoras Laura Correa (Uruguai) e Adriana Sperandir (Brasil). O escritor da Fronteira notabilizou-se em seus contos e romances na criação de vozes e atuações femininas magnificas e épicas, com ética, firmeza e profundidade.  

E no dia 9 de março (sábado), Mariana Ianelli vai autografar os livros América (Poesia), Moradas (Poesia), Prazer de Miragem (Crônicas), Dia de Amar a Casa (Crônicas - Prêmio Minuano de Crônicas RS) - A Menina e as Estrelas (Infantil) e Manuscrito do Fogo (Antologia de Poesia) no Bar Italiano La Vitta eh Bella - Rua Dona Leonor, 45 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS. Entrada Franca.


Exposição Fronteira / Foto: Divulgação


Sarau Manifesto: minha escrita, o eu feminino meu sagrado

Nesta quinta-feira (7), a partir das 17h, a Terreira da Tribo abre as portas para o público em geral para comemorar o Dia Internacional da Mulher com o "Sarau Manifesto: minha escrita, o eu feminino meu sagrado", com lançamento de livros, poesia, música e performance.

O evento tem como fio condutor a escrita e a potência das vozes femininas em manifesto das três escritoras Fátima Farias, Mika, Nath e da atriz Tânia Farias.

Cercado de signos de referência da espiritualidade africanista, as yabas, o evento tem ingresso espontâneo e a sugestão é que o público doe 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para a Afaso (Associação Famílias em Solidariedade), instituição social localizada no bairro Bom Jesus. O Sarau Manifesto é uma realização do DNÁfrica e Terreira da Tribo.

Local: Terreira da Tribo - Rua Santos Dumont 1186
Ingresso solidário – sugestão de 1kg de alimento não perecível


Sarau Manifesto / Foto: Vivian Gradela


Tributo Fughetti Luz no Ocidente!

Marco Antônio de Figueiredo Luz, ou apenas Fughetti Luz, é considerado por muitos como o guru do rock gaúcho que influenciou direta ou indiretamente toda uma geração de roqueiros no sul do país, desde a década de 1960, com a banda Liverpool, nos anos 1970 com o Bixo da Seda, e durante os anos 1980 e 1990 compondo diversas canções que ficariam conhecidas e seriam gravadas por bandas como Bandalheira, Guerrilheiro Anti-nuclear e Taranatiriça, e a partir dos anos 2000, lançando seus bem sucedidos discos solos, até o ano de 2017, quando lançou o último álbum: Tempo Feiticeiro. Veio a abandonar o corpo em 2023, com 76 anos, deixando um legado de belas canções, com letras positivas e carregadas de sentimentos e mensagens.

A homenagem acontece na próxima quinta-feira (14), às 21h, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha).

Ingressos:
Solidário - (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 40,00. Válido para vendas antecipadas.
Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$ 25,00. Valido para vendas antecipadas.
Meia-Entrada: R$ 25,00.
Inteira: R$ 50,00.
* Os alimentos deverão ser entregues no Ocidente, no momento da entrada ao evento.


Tributo Fughetti Luz / Foto: Divulgação


Blocos de Carnaval: Circuito das Famílias e Orla da Diversidade

O último final de semana da programação de blocos de rua, organizada pela Pró Bloco - uma das vencedoras do edital da Prefeitura de Porto Alegre, deverá reunir milhares de pessoas e grande diversidade de grupos.

No sábado (9), mais uma edição do Circuito das Famílias, celebrando a regionalidade e o encontro de tambores, em uma programação para adultos e crianças, na Praça das Nações, no Bairro Petrópolis. A programação inicia às 14h30 e inclui Toque de Comadre, La Brasa Lunera, Maracatú Truvão e Bloco Afrosul Odomodê.

Domingo (10), a rua será ocupada por importantes blocos do cenário cultural de Porto Alegre: Não Mexe Comigo que eu não Ando Só, Bloco do Beijo, Bate Sopra, Bloco Gurizadaí – Misturaí, Magma Groove, Avisem a Shana, Filhos do Cumpade Washington, No Caminho te explico e Tecknão - Boa Noite Cinderelo. O evento inicia às 11h, na Edvaldo Pereira Paiva (próximo à entrada do Parque Harmonia), com expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas. 

Programação 
Dia 09

15:30 Toque de Comadre
17:00 La Brasa Lunera
18h Maracatu Truvão
19:30 Bloco Afrosul Odomodê
 
Dia 10
12h: Não Mexe Comigo
13:10: Bloco do Beijo 
14:40: Bate Sopra
15:40: Bloco da Gurizadaí – Misturaí
16:20: Magma Groove 
17h: Avisem a Shana 
18:30: Filhos do Cumpade Washington 
20h: No Caminho te explico 
21h: Tecknão - Boa Noite Cinderelo

* Em caso de chuva, a programação será transferida.


Não Mexe Comigo / Foto: Joana Berwanger


Elisa Lucinda - Ensaio para uma ideia, espetáculo de improviso que reúne poemas e canções
 
Ensaio para uma ideia terá única apresentação em Porto Alegre, nesta quinta-feira (7), seguido de autógrafos de Parem de falar mal da rotina e de Quem me leva para passear, no Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512) a partir das 20h.

Ensaio para uma ideia reúne poemas e canções que brotam espontaneamente no coração da artista, cantora, autora, compositora, atriz, poeta, diretora e dramaturga que, surfando em sua experiente carreira e apoiada nos próprios talentos, nos oferece uma gama de recursos cênicos como intérprete, excelente narradora e profunda conhecedora da palavra poética.

Elisa Lucinda, durante a apresentação de 1h30min, encantará o público com seu arsenal de benignas palavras que levam ao choro e ao riso com muita facilidade. É uma maestrina. A multiartista, autora de 20 livros publicados e detentora de importantes premiações literárias e cênicas, envolve com sua conversa íntima, bem-humorada, de inteligência rápida e precisa presença de espírito, enquanto desfila suas histórias, poemas (dela e de outros poetas), entre canções de arrepiar os presentes. Tal qual uma Sherazade, Elisa Lucinda conquista com sua coragem e sua expertise em contar histórias, viver histórias, e em elaborar sua vida e a nossa através das lições destas histórias.
 


Elisa Lucinda / Foto: Jonathan Estrella


Concertos Capitólio recebe recital de violino e piano na abertura da temporada

Neste sábado (9), às 11h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico) acontece o primeiro concerto da série Concertos Capitólio da temporada 2024. Como atração, estará no palco o duo formado pelo violinista venezuelano Ronner Urbina e pelo pianista brasileiro André Loss.

No repertório, obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Maurice Ravel (1875-1937). O recital também é uma despedida de Ronner Urbina que, em março, retorna à Alemanha, após concluir seu doutorado em violino pela Ufrgs. A abertura do recital será feita pelo grupo de violinos da Orquestra Jovem AACAMUS/Casa da Música.

A apresentação tem entrada franca, com curadoria da Casa da Música POA.
Entrada franca


Capitólio / Foto: Pedro Piegas/PMPA


Ubu Tropical 

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz celebra neste domingo (10), a sua nova encenação de Teatro de Rua: “Ubu Tropical”. O espetáculo será as 17 horas no Parque da Redenção, próximo ao Monumento ao Expedicionário. Os bufões do Ói Nóis Aqui Traveiz vão contar a história do Pai Ubu, símbolo do cinismo, destruição e estupidez.

“Ubu Tropical” narra as peripécias de uma personagem grotesca e cruel que incitado por Mãe Ubu assassina o Rei da Polônia e coroa a si mesmo, iniciando uma longa serie de atrocidades que inclui traições, roubos, corrupção e assassinatos. Personagem ambicioso, covarde e irracional, o legendário Pai Ubu relembra, em chave humorística, o que o Brasil viveu nos últimos anos com um governante autoritário e demente.

A personagem Pai Ubu foi criada pelo francês Alfred Jarry (1873-1907) precursor do teatro contemporâneo. Fundou uma nova concepção estética e ideológica de onde beberam as vanguardas do século XX, como dadaístas, surrealistas, o teatro do absurdo, e grande parte do humor grotesco atual. Jarry desenvolveu uma interessante saga com as peças Ubu Rei, Ubu Cornudo, Ubu Acorrentado e Ubu na Colina, entre outras, de comédia bufa e as vezes, escatológica e absurda. A provocação de Ubu chega inclusive ao universo da linguagem inventando palavras, e chamando atenção para um mundo aparentemente ordenado e progressista, mas que a todo momento cria os seus brutais Ubus.


“Suíte Primavera de Botticelli”

Dois professores da Universidade reúnem-se para dar início à programação do ano do Centro Cultural da Ufrgs na próxima terça-feira (12), às 19h. O historiador e pianista Francisco Marshall e a bailarina Luciana Paludo apresentam “Suíte Primavera de Botticelli”, performance inspirada em “A Primavera”, uma das obras mais célebres do pintor renascentista Sandro Botticelli.

O trabalho propõe uma transcriação dos elementos e simbolismos presentes no quadro, que traz Vênus, deusa grega do amor e das artes, representada ao centro. De forma poética, os artistas refletem sobre os dramas e afetos mobilizados pela paixão.

O Centro Cultural da Ufrgs está localizado na rua Eng. Luiz Englert, 333 (acesso pelo lado interno do campus, no andar térreo). A entrada é franca, aberta a toda a comunidade.


Suíte Primavera de Botticelli / Foto: Divulgação


Sarau Multiplicidades Feministas

Acontece neste sábado (9), às 17h, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos 1853 - Porto Alegre), o Sarau Multiplicidades Feministas, com muita poesia, teatro, feira de economia feminista e diálogo. Veja no instagram a programação completa. 


Huarmi Sumaj, O feminino no sul da terra 

Em quechua, Mulher Bela, no mais integral sentido. Recital Cantos do Sul da Terra, com Demétrio Xavier no Café Fonfon, traz o feminino tematizado em nossa canção e nossas cevadas de palavra, por nossas poetas e compositoras. Será nesta sexta-feira (8), dia de celebração da luta, por mulheres e aliados, às 21h. 
Reservem pelo telefone 998 807 689.


Mulheres invisíveis: Carolina Machado de Assis e Jurema Finamour

Na próxima quarta-feira (13), às 19h, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul realiza um encontro sobre a invisibilidade feminina. As escritoras Rosa Busnello e Christa Berger conversam sobre Carolina Machado de Assis e Jurema Finamour, que inspiraram seus respectivos livros, ambos editados pela Libretos. A mediação é da professora Gabriela Silva.

O objetivo do evento é promover uma reflexão sobre as duas biografias, acerca dos motivos que geraram a invisibilidade e o sombreamento de duas mulheres cultas e de talento. Os dois títulos são fruto de intensa pesquisa e demonstram por meio das fontes históricas, o quanto o trabalho de duas mulheres importantes foi tornado oculto, por questões de gênero.

Rosa é autora de O livro de Carolina - A improvável biografia de Carolina Machado de Assis, (Libretos Editora, 2021, 232 páginas), um romance histórico recheado de correspondências originais e com um toque de requinte em sua construção literária. A portuguesa Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis viveu por mais de trinta anos no Brasil. Foi uma mulher reconhecidamente culta, inteligente e discreta, e foi casada com Machado de Assis. Ela apresentou ao escritor os clássicos da literatura que ele não conhecia e se tornou uma crítica imprescindível do que o autor escrevia.

Christa lançou o livro Jurema Finamour, a jornalista silenciada (Libretos Editora, 2022, 300 páginas), onde conta a história da jornalista e escritora Jurema Finamour. Culta, criativa e livre, ela participou intensamente da vida cultural brasileira, conviveu com os intelectuais de seu tempo - como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Candido Portinari, Carolina Maria de Jesus, Carlos Drummond de Andrade, foi a primeira mulher presa no RS pela Ditadura, mas nada dela ficou registrado. A pergunta que acompanha a descrição de sua vida é: por que ela foi esquecida? Por que apagada e silenciada?


Festival Rastros do Verão realiza ação de apoio a Jeferson Tenório

O Festival Literário Rastros do Verão e a Livraria Clareira (R. Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre/RS) realizam nesta sexta-feira, 8 de março, a partir das 17h30, uma leitura pública e coletiva na íntegra do romance O avesso da pele, do escritor Jeferson Tenório. O livro, que aborda questões referentes ao racismo estrutural brasileiro, tem sofrido uma campanha de difamação e tentativa de censura devido a seu conteúdo crítico e político.

A iniciativa da maratona de leitura visa um desagravo ao escritor, que tem sido alvo de uma campanha de cancelamento baseada em afirmações falsas. O livro de Tenório foi selecionado pelo PNLD para ser distribuído em escolas públicas de todo o país em 2022, depois de ter sido premiado e ter seus direitos de tradução comprados por 16 países. Ao contrário do que dizem os detratores mal informados, não se trata de uma imposição do MEC às escolas, mas uma escolha livre e soberana a partir de um cardápio de obras selecionadas para esse fim pelas equipes gestoras das unidades escolares. O PNLD é um programa sério que conta com uma banca formada por mestres e doutores especialistas em literatura e língua portuguesa. O livro chega às escolas acompanhado de material de apoio para educadores e alunos.


Escrito pelo professor e pesquisador Jeferson Tenório, O avesso da Pele (2020) conta uma história que, infelizmente , é muito comum em nosso país: a discriminação racial / Carlos Macedo


Edição: Katia Marko